Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646974 |
Resumo: | Nesta pesquisa, investiga-se a compreensão de alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o Valor Posicional (VP) presente no Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de identificar o entendimento dos sujeitos sobre a estrutura de base dez e sobre a representação escrita correlacionada à compreensão do VP. Foram investigadas 137crianças, através de testes escritos na sala de aula, de registros de observação feita no momento da aplicação dos testes e de entrevistas realizadas na seqüência. A análise das informações permitiu um mapeamento das principais dificuldades e incompreensões em relação à categoria operação, da teoria piagetiana. Foi possível comprovar que as crianças investigadas falam nomes de números numa seqüência correta, associam esses nomes às quantidades, resolvem operações de adição e subtração com utilização de algoritmos padronizados. Mas os argumentos utilizados pelas crianças, ao justificarem seus desempenhos, revelam a sua incompreensão do SND no seu todo. |
id |
UNICAMP-21_b9e0f85f01e8614c7b2a0692da784041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646974 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docenteSistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docenteSistema de numeração decimalEpistemologia genéticaValor posicionalSistema de numeração decimalEpistemologia genéticaValor posicionalNesta pesquisa, investiga-se a compreensão de alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o Valor Posicional (VP) presente no Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de identificar o entendimento dos sujeitos sobre a estrutura de base dez e sobre a representação escrita correlacionada à compreensão do VP. Foram investigadas 137crianças, através de testes escritos na sala de aula, de registros de observação feita no momento da aplicação dos testes e de entrevistas realizadas na seqüência. A análise das informações permitiu um mapeamento das principais dificuldades e incompreensões em relação à categoria operação, da teoria piagetiana. Foi possível comprovar que as crianças investigadas falam nomes de números numa seqüência correta, associam esses nomes às quantidades, resolvem operações de adição e subtração com utilização de algoritmos padronizados. Mas os argumentos utilizados pelas crianças, ao justificarem seus desempenhos, revelam a sua incompreensão do SND no seu todo.Nesta pesquisa, investiga-se a compreensão de alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o Valor Posicional (VP) presente no Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de identificar o entendimento dos sujeitos sobre a estrutura de base dez e sobre a representação escrita correlacionada à compreensão do VP. Foram investigadas 137crianças, através de testes escritos na sala de aula, de registros de observação feita no momento da aplicação dos testes e de entrevistas realizadas na seqüência. A análise das informações permitiu um mapeamento das principais dificuldades e incompreensões em relação à categoria operação, da teoria piagetiana. Foi possível comprovar que as crianças investigadas falam nomes de números numa seqüência correta, associam esses nomes às quantidades, resolvem operações de adição e subtração com utilização de algoritmos padronizados. Mas os argumentos utilizados pelas crianças, ao justificarem seus desempenhos, revelam a sua incompreensão do SND no seu todo.Universidade Estadual de Campinas2004-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864697410.20396/zet.v12i22.8646974Zetetike; Vol. 12 No. 2 (2004): jul./dez. [22]; 89-124Zetetike; Vol. 12 Núm. 2 (2004): jul./dez. [22]; 89-124Zetetike; v. 12 n. 2 (2004): jul./dez. [22]; 89-1242176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646974/13875Brasil; 2004Brasil; 2004Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrandt, Celia FinckCamargo, Joseli AlmeidaRosso, Ademir José2023-10-27T12:13:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646974Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-27T12:13:30Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente |
title |
Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente |
spellingShingle |
Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente Brandt, Celia Finck Sistema de numeração decimal Epistemologia genética Valor posicional Sistema de numeração decimal Epistemologia genética Valor posicional |
title_short |
Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente |
title_full |
Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente |
title_fullStr |
Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente |
title_sort |
Sistema de numeração decimal: operatividade discente e implicações para o trabalho docente |
author |
Brandt, Celia Finck |
author_facet |
Brandt, Celia Finck Camargo, Joseli Almeida Rosso, Ademir José |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Joseli Almeida Rosso, Ademir José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandt, Celia Finck Camargo, Joseli Almeida Rosso, Ademir José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de numeração decimal Epistemologia genética Valor posicional Sistema de numeração decimal Epistemologia genética Valor posicional |
topic |
Sistema de numeração decimal Epistemologia genética Valor posicional Sistema de numeração decimal Epistemologia genética Valor posicional |
description |
Nesta pesquisa, investiga-se a compreensão de alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental sobre o Valor Posicional (VP) presente no Sistema de Numeração Decimal (SND), com o objetivo de identificar o entendimento dos sujeitos sobre a estrutura de base dez e sobre a representação escrita correlacionada à compreensão do VP. Foram investigadas 137crianças, através de testes escritos na sala de aula, de registros de observação feita no momento da aplicação dos testes e de entrevistas realizadas na seqüência. A análise das informações permitiu um mapeamento das principais dificuldades e incompreensões em relação à categoria operação, da teoria piagetiana. Foi possível comprovar que as crianças investigadas falam nomes de números numa seqüência correta, associam esses nomes às quantidades, resolvem operações de adição e subtração com utilização de algoritmos padronizados. Mas os argumentos utilizados pelas crianças, ao justificarem seus desempenhos, revelam a sua incompreensão do SND no seu todo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646974 10.20396/zet.v12i22.8646974 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646974 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v12i22.8646974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646974/13875 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2004 Brasil; 2004 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 12 No. 2 (2004): jul./dez. [22]; 89-124 Zetetike; Vol. 12 Núm. 2 (2004): jul./dez. [22]; 89-124 Zetetike; v. 12 n. 2 (2004): jul./dez. [22]; 89-124 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591626989568 |