Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5842 |
Resumo: | Este Relatório Final de Estágio tem como propósito a concretização de dois objetivos fundamentais: a reflexão crítica das práticas pedagógicas e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico e a conceção e concretização de uma investigação sobre as potencialidades da utilização do humor no ensino e aprendizagem da Matemática. Para a primeira parte deste relatório recorreu-se a todas as experiências vivenciadas nos estágios desenvolvidos nos ciclos de ensino já mencionados, como suporte para a elaboração de um conjunto de reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas implementadas, bem como do impacto que estas assumiram na minha formação enquanto futura profissional da educação. A investigação desenvolvida insere-se num paradigma qualitativo interpretativo e foi desenvolvida em duas turmas do 5.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Viseu, com o objetivo de compreender em que medida a utilização de tarefas matemáticas com cunho humorístico, influencia a aprendizagem da Matemática. Para a concretização desta investigação, foram elaboradas e aplicadas quatro tarefas matemáticas de cunho humorístico, que depois foram alvo de uma análise com base nas seguintes categorias: adesão dos alunos à tarefa; dificuldades na compreensão do humor; funções do humor. Os resultados do estudo mostram que estas tarefas se assumem como um recurso didático muito promissor, pois permitem criar um ambiente de ensino mais propicio à aprendizagem, possibilitando aos alunos a aquisição de conhecimento matemático a par do desenvolvimento de capacidades matemáticas como a comunicação e o raciocínio. |
id |
RCAP_ff2744afa9ce83c2f481d4bc027a438e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5842 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básicoEnsino e aprendizagemMatemáticatarefas de cunho humorísticoTeaching and learningMathematicshumorous tasksEste Relatório Final de Estágio tem como propósito a concretização de dois objetivos fundamentais: a reflexão crítica das práticas pedagógicas e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico e a conceção e concretização de uma investigação sobre as potencialidades da utilização do humor no ensino e aprendizagem da Matemática. Para a primeira parte deste relatório recorreu-se a todas as experiências vivenciadas nos estágios desenvolvidos nos ciclos de ensino já mencionados, como suporte para a elaboração de um conjunto de reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas implementadas, bem como do impacto que estas assumiram na minha formação enquanto futura profissional da educação. A investigação desenvolvida insere-se num paradigma qualitativo interpretativo e foi desenvolvida em duas turmas do 5.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Viseu, com o objetivo de compreender em que medida a utilização de tarefas matemáticas com cunho humorístico, influencia a aprendizagem da Matemática. Para a concretização desta investigação, foram elaboradas e aplicadas quatro tarefas matemáticas de cunho humorístico, que depois foram alvo de uma análise com base nas seguintes categorias: adesão dos alunos à tarefa; dificuldades na compreensão do humor; funções do humor. Os resultados do estudo mostram que estas tarefas se assumem como um recurso didático muito promissor, pois permitem criar um ambiente de ensino mais propicio à aprendizagem, possibilitando aos alunos a aquisição de conhecimento matemático a par do desenvolvimento de capacidades matemáticas como a comunicação e o raciocínio.This Final Stage Report aims to achieve two fundamental objectives: the critical reflection of the pedagogical practices and activities developed during the stages of the 1st and the 2nd Cycles of Basic Education and the conception and research on the potential of the use of humor in the teaching and learning of mathematics. For the first part of this report, we have used all the experiences of the stages of the teaching cycles already mentioned, as a basis for the elaboration of a set of critical reflections on the pedagogical practices implemented, as well as the impact they have had on my training as a future education professional. The research developed is part of a qualitative interpretive paradigm and was developed in two classes of the 5th year of schooling in a school in the district of Viseu, in order to understand to what extent, the use of mathematical tasks with a humorous learning of Mathematics. For the accomplishment of this investigation, four humorous mathematical tasks were elaborated and applied, which were then analyzed based on the following categories: students' adherence to the task; difficulties in understanding the mood; functions of humor. The results of the study show that these tasks assume a very promising didactic resource, since they allow to create a learning environment more conducive to learning, allowing the students to acquire mathematical knowledge as the development of mathematical abilities such as communication and reasoning.Menezes, LuísBalula, João Paulo RodriguesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCarvalho, Marta Alexandra da Silva2019-11-19T11:16:39Z2018-12-182017-07-072018-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5842TID:202309924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:17Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:00.351747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básico |
title |
Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básico Carvalho, Marta Alexandra da Silva Ensino e aprendizagem Matemática tarefas de cunho humorístico Teaching and learning Mathematics humorous tasks |
title_short |
Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básico |
title_full |
Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básico |
author |
Carvalho, Marta Alexandra da Silva |
author_facet |
Carvalho, Marta Alexandra da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Luís Balula, João Paulo Rodrigues Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Marta Alexandra da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Matemática tarefas de cunho humorístico Teaching and learning Mathematics humorous tasks |
topic |
Ensino e aprendizagem Matemática tarefas de cunho humorístico Teaching and learning Mathematics humorous tasks |
description |
Este Relatório Final de Estágio tem como propósito a concretização de dois objetivos fundamentais: a reflexão crítica das práticas pedagógicas e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico e a conceção e concretização de uma investigação sobre as potencialidades da utilização do humor no ensino e aprendizagem da Matemática. Para a primeira parte deste relatório recorreu-se a todas as experiências vivenciadas nos estágios desenvolvidos nos ciclos de ensino já mencionados, como suporte para a elaboração de um conjunto de reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas implementadas, bem como do impacto que estas assumiram na minha formação enquanto futura profissional da educação. A investigação desenvolvida insere-se num paradigma qualitativo interpretativo e foi desenvolvida em duas turmas do 5.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Viseu, com o objetivo de compreender em que medida a utilização de tarefas matemáticas com cunho humorístico, influencia a aprendizagem da Matemática. Para a concretização desta investigação, foram elaboradas e aplicadas quatro tarefas matemáticas de cunho humorístico, que depois foram alvo de uma análise com base nas seguintes categorias: adesão dos alunos à tarefa; dificuldades na compreensão do humor; funções do humor. Os resultados do estudo mostram que estas tarefas se assumem como um recurso didático muito promissor, pois permitem criar um ambiente de ensino mais propicio à aprendizagem, possibilitando aos alunos a aquisição de conhecimento matemático a par do desenvolvimento de capacidades matemáticas como a comunicação e o raciocínio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-07 2018-12-18 2018-12-18T00:00:00Z 2019-11-19T11:16:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/5842 TID:202309924 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/5842 |
identifier_str_mv |
TID:202309924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130910448156672 |