Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008 |
Resumo: | Neste artigo, os autores propõem-se relatar o processo e analisar os resultados de uma abordagem metodológica baseada na construção de cenários para perspetivar a Universidade do futuro nas dimensões da formação, inovação e pesquisa e em função da intensidade valorativa de um conjunto de marcadores: mentes, afetos, autonomia, tecnologias, métodos, organização, edifícios, financiamentos, contextos, equipamentos, comportamentos, empregabilidade, democraticidade e internacionalização, em estudo no âmbito do Projeto Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio. O presente texto não incidirá sobre a substância da matéria em estudo, ou seja, como é vista a evolução da Universidade no futuro, mas sobre a metodologia de construção de cenários prospetivos em sessões que combinaram uma dinâmica de workshop com a de grupo focal, envolvendo professores, investigadores e estudantes. Analisar-se-ão as dificuldades e potencialidades desta abordagem, as limitações encontradas e os contributos para o estudo global. |
id |
RCAP_bd150c3862e8437fc106908acadd648e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872018000100008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenáriosUniversidadeCenáriosGrupos focaisMarcadoresNeste artigo, os autores propõem-se relatar o processo e analisar os resultados de uma abordagem metodológica baseada na construção de cenários para perspetivar a Universidade do futuro nas dimensões da formação, inovação e pesquisa e em função da intensidade valorativa de um conjunto de marcadores: mentes, afetos, autonomia, tecnologias, métodos, organização, edifícios, financiamentos, contextos, equipamentos, comportamentos, empregabilidade, democraticidade e internacionalização, em estudo no âmbito do Projeto Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio. O presente texto não incidirá sobre a substância da matéria em estudo, ou seja, como é vista a evolução da Universidade no futuro, mas sobre a metodologia de construção de cenários prospetivos em sessões que combinaram uma dinâmica de workshop com a de grupo focal, envolvendo professores, investigadores e estudantes. Analisar-se-ão as dificuldades e potencialidades desta abordagem, as limitações encontradas e os contributos para o estudo global.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2018-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008Revista Portuguesa de Educação v.31 n.1 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008Alarcão,IsabelTavares,JoséMealha,ÓscarSouza,Dayse Neri deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:01Zoai:scielo:S0871-91872018000100008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:26.110746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários |
title |
Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários |
spellingShingle |
Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários Alarcão,Isabel Universidade Cenários Grupos focais Marcadores |
title_short |
Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários |
title_full |
Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários |
title_fullStr |
Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários |
title_full_unstemmed |
Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários |
title_sort |
Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários |
author |
Alarcão,Isabel |
author_facet |
Alarcão,Isabel Tavares,José Mealha,Óscar Souza,Dayse Neri de |
author_role |
author |
author2 |
Tavares,José Mealha,Óscar Souza,Dayse Neri de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alarcão,Isabel Tavares,José Mealha,Óscar Souza,Dayse Neri de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Cenários Grupos focais Marcadores |
topic |
Universidade Cenários Grupos focais Marcadores |
description |
Neste artigo, os autores propõem-se relatar o processo e analisar os resultados de uma abordagem metodológica baseada na construção de cenários para perspetivar a Universidade do futuro nas dimensões da formação, inovação e pesquisa e em função da intensidade valorativa de um conjunto de marcadores: mentes, afetos, autonomia, tecnologias, métodos, organização, edifícios, financiamentos, contextos, equipamentos, comportamentos, empregabilidade, democraticidade e internacionalização, em estudo no âmbito do Projeto Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio. O presente texto não incidirá sobre a substância da matéria em estudo, ou seja, como é vista a evolução da Universidade no futuro, mas sobre a metodologia de construção de cenários prospetivos em sessões que combinaram uma dinâmica de workshop com a de grupo focal, envolvendo professores, investigadores e estudantes. Analisar-se-ão as dificuldades e potencialidades desta abordagem, as limitações encontradas e os contributos para o estudo global. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.31 n.1 2018 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137275705032704 |