Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alarcão,Isabel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tavares,José, Mealha,Óscar, Souza,Dayse Neri de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008
Resumo: Neste artigo, os autores propõem-se relatar o processo e analisar os resultados de uma abordagem metodológica baseada na construção de cenários para perspetivar a Universidade do futuro nas dimensões da formação, inovação e pesquisa e em função da intensidade valorativa de um conjunto de marcadores: mentes, afetos, autonomia, tecnologias, métodos, organização, edifícios, financiamentos, contextos, equipamentos, comportamentos, empregabilidade, democraticidade e internacionalização, em estudo no âmbito do Projeto “Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio”. O presente texto não incidirá sobre a substância da matéria em estudo, ou seja, como é vista a evolução da Universidade no futuro, mas sobre a metodologia de construção de cenários prospetivos em sessões que combinaram uma dinâmica de workshop com a de grupo focal, envolvendo professores, investigadores e estudantes. Analisar-se-ão as dificuldades e potencialidades desta abordagem, as limitações encontradas e os contributos para o estudo global.
id RCAP_bd150c3862e8437fc106908acadd648e
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872018000100008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenáriosUniversidadeCenáriosGrupos focaisMarcadoresNeste artigo, os autores propõem-se relatar o processo e analisar os resultados de uma abordagem metodológica baseada na construção de cenários para perspetivar a Universidade do futuro nas dimensões da formação, inovação e pesquisa e em função da intensidade valorativa de um conjunto de marcadores: mentes, afetos, autonomia, tecnologias, métodos, organização, edifícios, financiamentos, contextos, equipamentos, comportamentos, empregabilidade, democraticidade e internacionalização, em estudo no âmbito do Projeto “Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio”. O presente texto não incidirá sobre a substância da matéria em estudo, ou seja, como é vista a evolução da Universidade no futuro, mas sobre a metodologia de construção de cenários prospetivos em sessões que combinaram uma dinâmica de workshop com a de grupo focal, envolvendo professores, investigadores e estudantes. Analisar-se-ão as dificuldades e potencialidades desta abordagem, as limitações encontradas e os contributos para o estudo global.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2018-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008Revista Portuguesa de Educação v.31 n.1 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008Alarcão,IsabelTavares,JoséMealha,ÓscarSouza,Dayse Neri deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:01Zoai:scielo:S0871-91872018000100008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:26.110746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários
title Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários
spellingShingle Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários
Alarcão,Isabel
Universidade
Cenários
Grupos focais
Marcadores
title_short Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários
title_full Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários
title_fullStr Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários
title_full_unstemmed Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários
title_sort Pensar a Universidade dos próximos 20 anos: através de uma metodologia de cenários
author Alarcão,Isabel
author_facet Alarcão,Isabel
Tavares,José
Mealha,Óscar
Souza,Dayse Neri de
author_role author
author2 Tavares,José
Mealha,Óscar
Souza,Dayse Neri de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alarcão,Isabel
Tavares,José
Mealha,Óscar
Souza,Dayse Neri de
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Cenários
Grupos focais
Marcadores
topic Universidade
Cenários
Grupos focais
Marcadores
description Neste artigo, os autores propõem-se relatar o processo e analisar os resultados de uma abordagem metodológica baseada na construção de cenários para perspetivar a Universidade do futuro nas dimensões da formação, inovação e pesquisa e em função da intensidade valorativa de um conjunto de marcadores: mentes, afetos, autonomia, tecnologias, métodos, organização, edifícios, financiamentos, contextos, equipamentos, comportamentos, empregabilidade, democraticidade e internacionalização, em estudo no âmbito do Projeto “Marcadores de formação, inovação e pesquisa para a Universidade de hoje e do próximo decénio”. O presente texto não incidirá sobre a substância da matéria em estudo, ou seja, como é vista a evolução da Universidade no futuro, mas sobre a metodologia de construção de cenários prospetivos em sessões que combinaram uma dinâmica de workshop com a de grupo focal, envolvendo professores, investigadores e estudantes. Analisar-se-ão as dificuldades e potencialidades desta abordagem, as limitações encontradas e os contributos para o estudo global.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872018000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.31 n.1 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137275705032704