Redes sociais, sua importância e avaliação nas empresas: o caso da Growme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Daniela Andreia Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15335
Resumo: O presente relatório é o resultado de um estágio curricular realizado na empresa Growme, integrado no âmbito do Mestrado de Gestão de Marketing da Faculdade de Economia, da Universidade do Algarve. O estágio teve lugar em Faro, com a duração de 360 horas, tendo decorrido de novembro de 2019 a janeiro de 2020. O principal foco incidiu sobre as redes sociais, nomeadamente o Facebook e Instagram, identificando a sua importância e avaliação comparada. No decorrer do estágio foram desenvolvidas tarefas de gestão de redes sociais, como planeamento, estratégia, criação de conteúdos (pesquisa de informação, edição de imagem, copyright, calendarização), sua publicação e por fim a avaliação das plataformas. As redes sociais têm milhares de utilizadores oferecendo assim um ambiente de interação social onde os consumidores têm a oportunidade de comunicar com as marcas, trocar ideias com outros utilizadores, influenciar conteúdos e tendências. Constata-se que a empresa, objeto de estágio, pode melhorar o desempenho da sua media social e retorno associado. No período considerado, revelou uma estratégia mais ‘adaptativa’ despercebendo alguns indicadores-chave na área. Os esforços da empresa podem assim não estar a ser direcionados no maior potencial de media social e marketing digital. O cálculo e monitorização de envolvimento devem ser feitos, o que ajuda a preservar a reputação da empresa e a dar aos seguidores as respostas que realmente procuram. Um aspeto comum às empresas respondentes a um questionário de especialidade na área é a ausência de outsourcing a influenciadores digitais. Contudo esta prática revela uma importância crescente pois, com o nível de exigência e rapidez de resposta requeridos atualmente na área, o marketing digital in-house (interno) carece de recursos para tal.
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