O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capitão, Susana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida, Ana Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4538
Resumo: Digital inclusion is also a form of social inclusion that might enable pupils with special needs achieve a greater and better access to information and participation in society. This paper presents a literature review about how ICT can promote such inclusion. Moreover, enhancing the need of a closer relationship between school and families, it describes the advantages of this participation for students, their families and teachers. It is also discussed how the use of ICT can ease this approach and improve the inclusion of people with disabilities.
id RCAP_bd2c3e3d146d044a6d394e1dc591bc7d
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famíliasDigital inclusion is also a form of social inclusion that might enable pupils with special needs achieve a greater and better access to information and participation in society. This paper presents a literature review about how ICT can promote such inclusion. Moreover, enhancing the need of a closer relationship between school and families, it describes the advantages of this participation for students, their families and teachers. It is also discussed how the use of ICT can ease this approach and improve the inclusion of people with disabilities.La inclusión digital es también una forma de inclusión social, ya que permite un mayor acceso a la información y a la participación en la sociedad a alumnos con necesidades educativas especiales. Este artículo presenta una revisión de la literatura sobre el modo como pueden potenciar esa inclusión las TIC. De esta forma se pone de manifiesto la importancia de un mayor acercamiento entre la escuela y la familia, describiéndose las ventajas para alumno, familia y profesores de la participación más intensa de la familia en la escuela. Se plantea también de qué forma puede contribuir el uso de las TIC a este acercamiento cómo puede mejorar la inclusión de la persona con deficiencia.L’inclusion numérique est aussi une forme d’’inclusion sociale, car elle permet aux élèves handicapées d’atteindre un plus grand accès à l’information et à la participation dans la société. Cet article présente une révision de la littérature sur la façon comment les TIC peuvent favoriser une telle inclusion. Reconnaissant également l’importance de resserrer les liens entre l’école et la famille, l’article décrit les avantages pour l’élève, la famille et les enseignants d’une plus grande participation de la famille à l’école. Il est également discuté comment l’utilisation des TIC peut constituer un facilitateur de cette approche et améliorer l’intégration des personnes handicapées.A inclusão digital é também uma forma de inclusão social, ao permitir que alunos com necessidades educativas especiais consigam ter um maior acesso à informação e participação na sociedade. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o modo como as TIC podem promover essa inclusão. Desta forma, é evidenciada a importância de uma maior aproximação entre escola-família, descrevendo-se as vantagens para o aluno, família e professores da maior participação da família na escola. É também abordado de que forma o uso das TIC pode ser facilitador desta aproximação e melhorar a inclusão da pessoa com deficiência.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2011-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v3i2.4538https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4538Indagatio Didactica; Vol 3 No 2 (2011); 56-67Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 2 (2011); 56-67Indagatio Didactica; Vol. 3 No 2 (2011); 56-67Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 2 (2011); 56-671647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4538https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4538/3446Capitão, SusanaAlmeida, Ana Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:53Zoai:proa.ua.pt:article/4538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:12.369116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias
title O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias
spellingShingle O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias
Capitão, Susana
title_short O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias
title_full O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias
title_fullStr O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias
title_full_unstemmed O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias
title_sort O uso das TIC para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais e suas famílias
author Capitão, Susana
author_facet Capitão, Susana
Almeida, Ana Margarida
author_role author
author2 Almeida, Ana Margarida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capitão, Susana
Almeida, Ana Margarida
description Digital inclusion is also a form of social inclusion that might enable pupils with special needs achieve a greater and better access to information and participation in society. This paper presents a literature review about how ICT can promote such inclusion. Moreover, enhancing the need of a closer relationship between school and families, it describes the advantages of this participation for students, their families and teachers. It is also discussed how the use of ICT can ease this approach and improve the inclusion of people with disabilities.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4538
https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4538
url https://doi.org/10.34624/id.v3i2.4538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4538
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4538/3446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 3 No 2 (2011); 56-67
Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 2 (2011); 56-67
Indagatio Didactica; Vol. 3 No 2 (2011); 56-67
Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 2 (2011); 56-67
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133569965096960