Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capalo, Álvaro Alexandre Francisco, 1992-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41403
Resumo: Tese de mestrado, Cuidados Paliativos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2019
id RCAP_bd3aed9a2d23247393d7fe07e2c344e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativosEstudantesEnfermagemCuidados paliativosEnsino de enfermagemAngolaTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências MédicasTese de mestrado, Cuidados Paliativos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2019Introdução: Em Angola, existe uma falta de preparação dos enfermeiros na sua formação técnica, educacional e pessoal na abordagem de temas relacionados a cuidados paliativos. Contudo, existe uma crescente consciência de que se deve desenvolver, de forma organizada e eficaz, os cuidados paliativos e investir na formação dos profissionais de saúde. Este estudo teve como objetivo avaliar a perceção dos estudantes de enfermagem angolanos sobre o ensino dos cuidados paliativos no ensino pré-graduado, procurando: (a) perceber se os cursos de enfermagem em Angola integram nos seus programas tópicos relacionados com os pilares dos cuidados paliativos (ex. controlo sintomático, comunicação adequada, apoio à família e trabalho de equipa); (b) determinar o grau de importância que os alunos de enfermagem atribuem a esses tópicos na sua formação e preparação para lidar com o doente em cuidados paliativos; (c) identificar necessidades práticas e de conhecimento por parte dos estudantes no ensino dos cuidados paliativos. Métodos: Participaram 109 estudantes (55,3% do sexo feminino) de enfermagem do Instituto Superior de Ciências de Saúde e da Escola Superior Politécnica do Moxico preenchendo um questionário sobre as atitudes e as opiniões em relação aos cuidados paliativos, a frequência com que temas relacionados com estes cuidados surgem no currículum do curso de enfermagem e o grau de importância que os estudantes atribuem a tópicos relacionados com os cuidados paliativos para a sua formação. Resultados: A maioria dos estudantes afirmou que ao longo da sua formação não foram abordados os temas basilares nos cuidados paliativos, nomeadamente, cuidados espirituais, conferência familiar, o processo de perda e luto, a morte e o morrer, medicalização da morte, medo e tabus relativos à morte, estrutura e modelos de serviços em cuidados paliativos, preparar antecipadamente a fase terminal de vida. No entanto, os estudantes consideram ser importante que os cuidados paliativos sejam abordados no currículum obrigatório do curso de enfermagem. Conclusão: Na perceção dos estudantes de enfermagem angolanos, a formação em cuidados paliativos durante o curso não é suficiente para desenvolverem competências nessa área. A identificação dessas necessidades formativas contribui para o desenvolvimento de uma proposta de um programa educacional que colmate esta lacuna.Introduction: In Angola, there is a lack of preparation of nurses in their technical, educational and personal training in addressing issues related to palliative care. However, there is a growing awareness that palliative care should be organized and effectively developed and invested in the training of health professionals. This study aimed to evaluate the perception of Angolan nursing students about the teaching of palliative care in undergraduate education, trying: (a) to understand if the nursing courses in Angola integrate in their programs topics related to the pillars of palliative care (e.g., symptomatic control, proper communication, family support, and teamwork); (b) to determine the degree of importance that nursing students attach to these topics in their training and preparation for dealing with the patient in palliative care; (c) to identify students' practical and knowledge needs in teaching palliative care. Methods: 109 nursing students (55.3% female) from the Instituto Superior de Ciências de Saúde and from the Escola Superior Politécnica do Moxico participated and completed a questionnaire about attitudes and opinions regarding palliative care, the frequency with which subjects related to palliative care appear in the curriculum of the nursing course and the degree of importance that students attach to topics related to palliative care for their education. Results: Most students stated that during their training they have not approached key topics in palliative care, including spiritual care, family conference, the process of loss and grief, death and dying, medicalization of death, fear and taboos related to death, structure and service models in palliative care, prepare the terminal phase of life in advance. However, students consider that palliative care should be addressed in the compulsory curriculum in the nursing course. Conclusion: In the perception of Angolan nursing students, training in palliative care during the course is not enough to develop skills in this area. The identification of these training needs contributes to the development of a proposal for an educational program that fills this gap.Barbosa, Miguel Marques da Gama, 1982-Repositório da Universidade de LisboaCapalo, Álvaro Alexandre Francisco, 1992-2020-01-27T10:32:31Z2019-12-162019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41403TID:202342018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:40.635977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativos
title Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativos
spellingShingle Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativos
Capalo, Álvaro Alexandre Francisco, 1992-
Estudantes
Enfermagem
Cuidados paliativos
Ensino de enfermagem
Angola
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativos
title_full Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativos
title_fullStr Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativos
title_full_unstemmed Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativos
title_sort Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativos
author Capalo, Álvaro Alexandre Francisco, 1992-
author_facet Capalo, Álvaro Alexandre Francisco, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Miguel Marques da Gama, 1982-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Capalo, Álvaro Alexandre Francisco, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Enfermagem
Cuidados paliativos
Ensino de enfermagem
Angola
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Estudantes
Enfermagem
Cuidados paliativos
Ensino de enfermagem
Angola
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Tese de mestrado, Cuidados Paliativos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
2019-12-16T00:00:00Z
2020-01-27T10:32:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41403
TID:202342018
url http://hdl.handle.net/10451/41403
identifier_str_mv TID:202342018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134486393257984