Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41403 |
Resumo: | Tese de mestrado, Cuidados Paliativos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2019 |
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Perceção dos estudantes de enfermagem angolanos em relação aos cuidados paliativosEstudantesEnfermagemCuidados paliativosEnsino de enfermagemAngolaTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências MédicasTese de mestrado, Cuidados Paliativos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2019Introdução: Em Angola, existe uma falta de preparação dos enfermeiros na sua formação técnica, educacional e pessoal na abordagem de temas relacionados a cuidados paliativos. Contudo, existe uma crescente consciência de que se deve desenvolver, de forma organizada e eficaz, os cuidados paliativos e investir na formação dos profissionais de saúde. Este estudo teve como objetivo avaliar a perceção dos estudantes de enfermagem angolanos sobre o ensino dos cuidados paliativos no ensino pré-graduado, procurando: (a) perceber se os cursos de enfermagem em Angola integram nos seus programas tópicos relacionados com os pilares dos cuidados paliativos (ex. controlo sintomático, comunicação adequada, apoio à família e trabalho de equipa); (b) determinar o grau de importância que os alunos de enfermagem atribuem a esses tópicos na sua formação e preparação para lidar com o doente em cuidados paliativos; (c) identificar necessidades práticas e de conhecimento por parte dos estudantes no ensino dos cuidados paliativos. Métodos: Participaram 109 estudantes (55,3% do sexo feminino) de enfermagem do Instituto Superior de Ciências de Saúde e da Escola Superior Politécnica do Moxico preenchendo um questionário sobre as atitudes e as opiniões em relação aos cuidados paliativos, a frequência com que temas relacionados com estes cuidados surgem no currículum do curso de enfermagem e o grau de importância que os estudantes atribuem a tópicos relacionados com os cuidados paliativos para a sua formação. Resultados: A maioria dos estudantes afirmou que ao longo da sua formação não foram abordados os temas basilares nos cuidados paliativos, nomeadamente, cuidados espirituais, conferência familiar, o processo de perda e luto, a morte e o morrer, medicalização da morte, medo e tabus relativos à morte, estrutura e modelos de serviços em cuidados paliativos, preparar antecipadamente a fase terminal de vida. No entanto, os estudantes consideram ser importante que os cuidados paliativos sejam abordados no currículum obrigatório do curso de enfermagem. Conclusão: Na perceção dos estudantes de enfermagem angolanos, a formação em cuidados paliativos durante o curso não é suficiente para desenvolverem competências nessa área. A identificação dessas necessidades formativas contribui para o desenvolvimento de uma proposta de um programa educacional que colmate esta lacuna.Introduction: In Angola, there is a lack of preparation of nurses in their technical, educational and personal training in addressing issues related to palliative care. However, there is a growing awareness that palliative care should be organized and effectively developed and invested in the training of health professionals. This study aimed to evaluate the perception of Angolan nursing students about the teaching of palliative care in undergraduate education, trying: (a) to understand if the nursing courses in Angola integrate in their programs topics related to the pillars of palliative care (e.g., symptomatic control, proper communication, family support, and teamwork); (b) to determine the degree of importance that nursing students attach to these topics in their training and preparation for dealing with the patient in palliative care; (c) to identify students' practical and knowledge needs in teaching palliative care. Methods: 109 nursing students (55.3% female) from the Instituto Superior de Ciências de Saúde and from the Escola Superior Politécnica do Moxico participated and completed a questionnaire about attitudes and opinions regarding palliative care, the frequency with which subjects related to palliative care appear in the curriculum of the nursing course and the degree of importance that students attach to topics related to palliative care for their education. Results: Most students stated that during their training they have not approached key topics in palliative care, including spiritual care, family conference, the process of loss and grief, death and dying, medicalization of death, fear and taboos related to death, structure and service models in palliative care, prepare the terminal phase of life in advance. However, students consider that palliative care should be addressed in the compulsory curriculum in the nursing course. Conclusion: In the perception of Angolan nursing students, training in palliative care during the course is not enough to develop skills in this area. The identification of these training needs contributes to the development of a proposal for an educational program that fills this gap.Barbosa, Miguel Marques da Gama, 1982-Repositório da Universidade de LisboaCapalo, Álvaro Alexandre Francisco, 1992-2020-01-27T10:32:31Z2019-12-162019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41403TID:202342018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:40.635977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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