A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rocha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14990
Resumo: A evolução do processo de globalização provocou transformações nos processos produtivos e no mercado de trabalho, nas relações laborais e na qualificação dos recursos humanos, onde a formação profissional adquire especial importância no desenvolvimento social e económico das sociedades. Este trabalho pretende identificar e caracterizar as principais dificuldades que os gestores/formadores atravessam na sua intervenção junto de grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional, incluindo uma definição deste tipo de grupos baseada nas experiências relatadas pelos entrevistados na sua intervenção em ações de formação profissional. Apresenta também propostas que focam o desenvolvimento de competências de gestão e interação destes profissionais junto dos grupos com os quais trabalham em contexto formativo. Estas propostas visam a melhoria das competências dos gestores/formadores repercutindo-se assim numa maior eficácia do processo formativo e de inclusão social dos indivíduos que compõem estes grupos multiproblemáticos; ABSTRACT:The evolution of the globalization process led to changes in production processes and the labor market, labor relations and human resources qualification, where the vocational training is particularly important in the social and economic development of societies. This paper aims to identify and characterize the main difficulties that managers / trainers have in their intervention with multiproblematic groups in a vocational training context. It focus also on the development of proposals to improve management and training skills of managers / trainers that work specifically with multiproblematic groups, thus reflecting a greater effectiveness of the training processes and social inclusion of the individuals that compose them.
id RCAP_bd3d05dfad03c0a05fd4ee3f7f5e38d9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissionalCompetênciasFormação profissionalInclusão socialGrupos multiproblemáticosFormador/gestorCompetenciesVocational trainingSocial inclusionMultiproblematic groupsTrainer/managerA evolução do processo de globalização provocou transformações nos processos produtivos e no mercado de trabalho, nas relações laborais e na qualificação dos recursos humanos, onde a formação profissional adquire especial importância no desenvolvimento social e económico das sociedades. Este trabalho pretende identificar e caracterizar as principais dificuldades que os gestores/formadores atravessam na sua intervenção junto de grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional, incluindo uma definição deste tipo de grupos baseada nas experiências relatadas pelos entrevistados na sua intervenção em ações de formação profissional. Apresenta também propostas que focam o desenvolvimento de competências de gestão e interação destes profissionais junto dos grupos com os quais trabalham em contexto formativo. Estas propostas visam a melhoria das competências dos gestores/formadores repercutindo-se assim numa maior eficácia do processo formativo e de inclusão social dos indivíduos que compõem estes grupos multiproblemáticos; ABSTRACT:The evolution of the globalization process led to changes in production processes and the labor market, labor relations and human resources qualification, where the vocational training is particularly important in the social and economic development of societies. This paper aims to identify and characterize the main difficulties that managers / trainers have in their intervention with multiproblematic groups in a vocational training context. It focus also on the development of proposals to improve management and training skills of managers / trainers that work specifically with multiproblematic groups, thus reflecting a greater effectiveness of the training processes and social inclusion of the individuals that compose them.Universidade de Évora2015-08-28T10:51:55Z2015-08-282013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14990http://hdl.handle.net/10174/14990porDepartamento de Sociologiateses@bib.uevora.pt687Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:04.178585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional
title A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional
spellingShingle A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional
Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rocha
Competências
Formação profissional
Inclusão social
Grupos multiproblemáticos
Formador/gestor
Competencies
Vocational training
Social inclusion
Multiproblematic groups
Trainer/manager
title_short A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional
title_full A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional
title_fullStr A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional
title_full_unstemmed A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional
title_sort A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional
author Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rocha
author_facet Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Formação profissional
Inclusão social
Grupos multiproblemáticos
Formador/gestor
Competencies
Vocational training
Social inclusion
Multiproblematic groups
Trainer/manager
topic Competências
Formação profissional
Inclusão social
Grupos multiproblemáticos
Formador/gestor
Competencies
Vocational training
Social inclusion
Multiproblematic groups
Trainer/manager
description A evolução do processo de globalização provocou transformações nos processos produtivos e no mercado de trabalho, nas relações laborais e na qualificação dos recursos humanos, onde a formação profissional adquire especial importância no desenvolvimento social e económico das sociedades. Este trabalho pretende identificar e caracterizar as principais dificuldades que os gestores/formadores atravessam na sua intervenção junto de grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional, incluindo uma definição deste tipo de grupos baseada nas experiências relatadas pelos entrevistados na sua intervenção em ações de formação profissional. Apresenta também propostas que focam o desenvolvimento de competências de gestão e interação destes profissionais junto dos grupos com os quais trabalham em contexto formativo. Estas propostas visam a melhoria das competências dos gestores/formadores repercutindo-se assim numa maior eficácia do processo formativo e de inclusão social dos indivíduos que compõem estes grupos multiproblemáticos; ABSTRACT:The evolution of the globalization process led to changes in production processes and the labor market, labor relations and human resources qualification, where the vocational training is particularly important in the social and economic development of societies. This paper aims to identify and characterize the main difficulties that managers / trainers have in their intervention with multiproblematic groups in a vocational training context. It focus also on the development of proposals to improve management and training skills of managers / trainers that work specifically with multiproblematic groups, thus reflecting a greater effectiveness of the training processes and social inclusion of the individuals that compose them.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-08-28T10:51:55Z
2015-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14990
http://hdl.handle.net/10174/14990
url http://hdl.handle.net/10174/14990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia
teses@bib.uevora.pt
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136564375191552