A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14990 |
Resumo: | A evolução do processo de globalização provocou transformações nos processos produtivos e no mercado de trabalho, nas relações laborais e na qualificação dos recursos humanos, onde a formação profissional adquire especial importância no desenvolvimento social e económico das sociedades. Este trabalho pretende identificar e caracterizar as principais dificuldades que os gestores/formadores atravessam na sua intervenção junto de grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional, incluindo uma definição deste tipo de grupos baseada nas experiências relatadas pelos entrevistados na sua intervenção em ações de formação profissional. Apresenta também propostas que focam o desenvolvimento de competências de gestão e interação destes profissionais junto dos grupos com os quais trabalham em contexto formativo. Estas propostas visam a melhoria das competências dos gestores/formadores repercutindo-se assim numa maior eficácia do processo formativo e de inclusão social dos indivíduos que compõem estes grupos multiproblemáticos; ABSTRACT:The evolution of the globalization process led to changes in production processes and the labor market, labor relations and human resources qualification, where the vocational training is particularly important in the social and economic development of societies. This paper aims to identify and characterize the main difficulties that managers / trainers have in their intervention with multiproblematic groups in a vocational training context. It focus also on the development of proposals to improve management and training skills of managers / trainers that work specifically with multiproblematic groups, thus reflecting a greater effectiveness of the training processes and social inclusion of the individuals that compose them. |
id |
RCAP_bd3d05dfad03c0a05fd4ee3f7f5e38d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14990 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissionalCompetênciasFormação profissionalInclusão socialGrupos multiproblemáticosFormador/gestorCompetenciesVocational trainingSocial inclusionMultiproblematic groupsTrainer/managerA evolução do processo de globalização provocou transformações nos processos produtivos e no mercado de trabalho, nas relações laborais e na qualificação dos recursos humanos, onde a formação profissional adquire especial importância no desenvolvimento social e económico das sociedades. Este trabalho pretende identificar e caracterizar as principais dificuldades que os gestores/formadores atravessam na sua intervenção junto de grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional, incluindo uma definição deste tipo de grupos baseada nas experiências relatadas pelos entrevistados na sua intervenção em ações de formação profissional. Apresenta também propostas que focam o desenvolvimento de competências de gestão e interação destes profissionais junto dos grupos com os quais trabalham em contexto formativo. Estas propostas visam a melhoria das competências dos gestores/formadores repercutindo-se assim numa maior eficácia do processo formativo e de inclusão social dos indivíduos que compõem estes grupos multiproblemáticos; ABSTRACT:The evolution of the globalization process led to changes in production processes and the labor market, labor relations and human resources qualification, where the vocational training is particularly important in the social and economic development of societies. This paper aims to identify and characterize the main difficulties that managers / trainers have in their intervention with multiproblematic groups in a vocational training context. It focus also on the development of proposals to improve management and training skills of managers / trainers that work specifically with multiproblematic groups, thus reflecting a greater effectiveness of the training processes and social inclusion of the individuals that compose them.Universidade de Évora2015-08-28T10:51:55Z2015-08-282013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14990http://hdl.handle.net/10174/14990porDepartamento de Sociologiateses@bib.uevora.pt687Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:04.178585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional |
title |
A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional |
spellingShingle |
A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rocha Competências Formação profissional Inclusão social Grupos multiproblemáticos Formador/gestor Competencies Vocational training Social inclusion Multiproblematic groups Trainer/manager |
title_short |
A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional |
title_full |
A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional |
title_fullStr |
A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional |
title_full_unstemmed |
A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional |
title_sort |
A problemática da intervenção de gestores/formadores na abordagem a grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional |
author |
Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rocha |
author_facet |
Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carapinha, João Pedro Teixeira Queimado Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Formação profissional Inclusão social Grupos multiproblemáticos Formador/gestor Competencies Vocational training Social inclusion Multiproblematic groups Trainer/manager |
topic |
Competências Formação profissional Inclusão social Grupos multiproblemáticos Formador/gestor Competencies Vocational training Social inclusion Multiproblematic groups Trainer/manager |
description |
A evolução do processo de globalização provocou transformações nos processos produtivos e no mercado de trabalho, nas relações laborais e na qualificação dos recursos humanos, onde a formação profissional adquire especial importância no desenvolvimento social e económico das sociedades. Este trabalho pretende identificar e caracterizar as principais dificuldades que os gestores/formadores atravessam na sua intervenção junto de grupos multiproblemáticos em contexto de formação profissional, incluindo uma definição deste tipo de grupos baseada nas experiências relatadas pelos entrevistados na sua intervenção em ações de formação profissional. Apresenta também propostas que focam o desenvolvimento de competências de gestão e interação destes profissionais junto dos grupos com os quais trabalham em contexto formativo. Estas propostas visam a melhoria das competências dos gestores/formadores repercutindo-se assim numa maior eficácia do processo formativo e de inclusão social dos indivíduos que compõem estes grupos multiproblemáticos; ABSTRACT:The evolution of the globalization process led to changes in production processes and the labor market, labor relations and human resources qualification, where the vocational training is particularly important in the social and economic development of societies. This paper aims to identify and characterize the main difficulties that managers / trainers have in their intervention with multiproblematic groups in a vocational training context. It focus also on the development of proposals to improve management and training skills of managers / trainers that work specifically with multiproblematic groups, thus reflecting a greater effectiveness of the training processes and social inclusion of the individuals that compose them. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-08-28T10:51:55Z 2015-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14990 http://hdl.handle.net/10174/14990 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia teses@bib.uevora.pt 687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136564375191552 |