A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lacão, Vera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7915
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação invadiram a nossa sociedade. Elas estão presentes em todos os setores. Mas há um que tem sido resistente a esta mudança. Falamos da educação onde as tecnologias não têm tido uma grande aceitação. Apesar de nos últimos anos termos assistido a algumas melhorias, o facto é que continuam a não ser aproveitadas todas as suas potencialidades. Esta investigação surge precisamente para mostrar que as tecnologias têm muito para oferecer aos contextos educativos. Desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar permitiu verificar algumas das suas potencialidades. Para tal, foi utlizada uma aplicação – Quiver- que utilizando ilustrações nos permitiu inserir a Realidade Aumentada numa sala de Pré-Escolar. Durante toda a investigação foi ainda importante perceber qual a opinião dos encarregados de educação e das educadoras da instituição sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação. Também foi possível receber o seu parecer sobre a Realidade Aumentada. Apesar do desconhecimento quase total sobre a mesma, esta suscitou alguma curiosidade junto dos inquiridos. Apesar de vivermos numa sociedade digital é importante que se despertem os futuros educadores e professores para a utilização das Tecnologias e que delas retirem as suas melhores potencialidades. Com a utilização das mesmas é possível criar ambientes mais criativos, estimulantes e motivadores que potenciem aprendizagens significativas
id RCAP_bd3d7b35d00717af62b75d3ab511def3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarRealidade aumentadaTecnologias da informação e comunicação.Éducation préscolaireRéalité augmentéeTechnologies de l'information et de la communication,As Tecnologias da Informação e Comunicação invadiram a nossa sociedade. Elas estão presentes em todos os setores. Mas há um que tem sido resistente a esta mudança. Falamos da educação onde as tecnologias não têm tido uma grande aceitação. Apesar de nos últimos anos termos assistido a algumas melhorias, o facto é que continuam a não ser aproveitadas todas as suas potencialidades. Esta investigação surge precisamente para mostrar que as tecnologias têm muito para oferecer aos contextos educativos. Desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar permitiu verificar algumas das suas potencialidades. Para tal, foi utlizada uma aplicação – Quiver- que utilizando ilustrações nos permitiu inserir a Realidade Aumentada numa sala de Pré-Escolar. Durante toda a investigação foi ainda importante perceber qual a opinião dos encarregados de educação e das educadoras da instituição sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação. Também foi possível receber o seu parecer sobre a Realidade Aumentada. Apesar do desconhecimento quase total sobre a mesma, esta suscitou alguma curiosidade junto dos inquiridos. Apesar de vivermos numa sociedade digital é importante que se despertem os futuros educadores e professores para a utilização das Tecnologias e que delas retirem as suas melhores potencialidades. Com a utilização das mesmas é possível criar ambientes mais criativos, estimulantes e motivadores que potenciem aprendizagens significativasLes technologies de l'information et de la communication ont envahi notre société. Ils sont présents dans tous les secteurs. Mais il y en a un qui a résisté à ce changement. Nous parlons d'éducation où les technologies n'ont pas été largement acceptées. Bien que nous ayons constaté quelques améliorations ces dernières années, il n'en demeure pas moins que tout son potentiel reste à exploiter. Cette recherche se pose précisément pour montrer que les technologies ont beaucoup à offrir aux contextes éducatifs. Développé lors de la Pratique de l'Enseignement Supervisé en Enseignement Préscolaire, il a permis de vérifier certaines de ses potentialités. À cette fin, une application a été utilisée - Quiver- qui, à l'aide d'illustrations, nous a permis d'insérer la réalité augmentée dans une salle préscolaire. Tout au long de l'enquête, il était également important de comprendre l'opinion des responsables de l'éducation et des éducateurs de l'établissement sur les technologies de l'information et de la communication. Il était également possible de recevoir votre avis sur la réalité augmentée. Malgré le manque quasi total de connaissances à ce sujet, cela a suscité une certaine curiosité parmi les répondants. Bien que nous vivions dans une société numérique, il est important que les futurs éducateurs et enseignants soient sensibilisés à l'utilisation des technologies et qu'ils tirent leur meilleur potentiel. Avec leur utilisation, il est possible de créer des environnements plus créatifs, stimulants et motivants qui améliorent l'apprentissage significatif.Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueLacão, Vera2022-03-04T08:48:07Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7915porGil, H. & Lacão, V. (2022). A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar. In Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Medeiros, R. & Faria, A. (Orgs). Atas XXVIII Colóquio AFIRSE Portugal. ISBN: 978-989-8272-41-6. (pp. 276-284). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8272-41-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:59ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar
title A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar
spellingShingle A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar
Gil, Henrique
Educação pré-escolar
Realidade aumentada
Tecnologias da informação e comunicação.
Éducation préscolaire
Réalité augmentée
Technologies de l'information et de la communication,
title_short A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar
title_full A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar
title_fullStr A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar
title_sort A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
Lacão, Vera
author_role author
author2 Lacão, Vera
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
Lacão, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Realidade aumentada
Tecnologias da informação e comunicação.
Éducation préscolaire
Réalité augmentée
Technologies de l'information et de la communication,
topic Educação pré-escolar
Realidade aumentada
Tecnologias da informação e comunicação.
Éducation préscolaire
Réalité augmentée
Technologies de l'information et de la communication,
description As Tecnologias da Informação e Comunicação invadiram a nossa sociedade. Elas estão presentes em todos os setores. Mas há um que tem sido resistente a esta mudança. Falamos da educação onde as tecnologias não têm tido uma grande aceitação. Apesar de nos últimos anos termos assistido a algumas melhorias, o facto é que continuam a não ser aproveitadas todas as suas potencialidades. Esta investigação surge precisamente para mostrar que as tecnologias têm muito para oferecer aos contextos educativos. Desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar permitiu verificar algumas das suas potencialidades. Para tal, foi utlizada uma aplicação – Quiver- que utilizando ilustrações nos permitiu inserir a Realidade Aumentada numa sala de Pré-Escolar. Durante toda a investigação foi ainda importante perceber qual a opinião dos encarregados de educação e das educadoras da instituição sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação. Também foi possível receber o seu parecer sobre a Realidade Aumentada. Apesar do desconhecimento quase total sobre a mesma, esta suscitou alguma curiosidade junto dos inquiridos. Apesar de vivermos numa sociedade digital é importante que se despertem os futuros educadores e professores para a utilização das Tecnologias e que delas retirem as suas melhores potencialidades. Com a utilização das mesmas é possível criar ambientes mais criativos, estimulantes e motivadores que potenciem aprendizagens significativas
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-04T08:48:07Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7915
url http://hdl.handle.net/10400.11/7915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gil, H. & Lacão, V. (2022). A realidade aumentada em contexto de sala de atividades: Uma abordagem na Educação Pré-Escolar. In Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Medeiros, R. & Faria, A. (Orgs). Atas XXVIII Colóquio AFIRSE Portugal. ISBN: 978-989-8272-41-6. (pp. 276-284). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
978-989-8272-41-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301867826511872