Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Ana Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12974
Resumo: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_bd511d031c9d9eeba0f7c0a239fe96af
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultoresFormação de ImpressõesEntrevistas de SeleçãoEnviesamentosAvaliação de candidatosImpression FormationInterviews SelectionJob InterviewBiasesEvaluationMestrado em Gestão de Recursos HumanosNeste estudo exploratório procuramos entender as perceções dos consultores em situação de seleção de candidatos. O trabalho interessa-se particularmente pela formação da impressão e a influência destas impressões na avaliação de candidatos, ou seja, na tomada de decisão do/a consultor/a/recrutador/a. A metodologia usada é exploratória e qualitativa. Foi construído um focus group onde se organizou várias etapas de uma discussão em torno destas questões na prática dos consultores de recrutamento. Uma das ferramentas aplicadas, chamada de Histórias Contadas, permite obter dados qualitativos para a investigação sendo a análise baseada em discursos e observação participante. Na sessão, participaram oito Consultores de Recrutamento de uma Multinacional de Recrutamento Especializado. Através dos resultados obtidos verificou-se existir uma consciência, por parte dos consultores, acerca do processo cognitivo da formação de impressões e da influência que as impressões têm no processo de seleção. Constatou-se que os consultores reconhecem a existência de fatores que podem influenciar a validação do/a candidato/a. Finalmente, a situação de focus group permitiu mostrar que a grande maioria dos consultores nunca pensou sobre a questão da formação de impressões. Tal conclusão, apesar de exploratória indicia, por um lado, a necessidade de maior investigação nesta área, e por outro, de um trabalho de sensibilização dos consultores de recrutamento acerca deste processo. A qualidade de uma política de recursos humanos a nível do recrutamento dependerá da forma como os consultores de recrutamento irão lidar com os enviesamentos do próprio processo percetivo.In this exploratory study, we tried to understand the perception of consultants in candidate selection. This study is particularly focused in impression creation and the influence of these impressions in the evaluation of candidates and decision-making process of the consultant/recruiter. The methodology used is exploratory and qualitative. We organized a focus group, in a recruiter environment, with various stages of discussion on these issues. One of the tools used, called storytelling, allows the researcher to obtain qualitative data for research and establish an analysis based on participant conversations and observation. The organized session, had a total participation of eight Recruitment Consultants of a Multinational Specialized Recruitment firm. By analyzing the results, we found a general awareness of the consultants, about the cognitive process of impression creation and the influence that these impressions have in the selection process. It was found that the consultants recognized the existence of external factors that can influence the validation of a candidate profile. Lastly, the focus group allowed to us to witness that the clear majority of consultants were not entirely knowledgeable on the issue and never thought about the issue of impression creation. These conclusions, despite exploratory, indicate the need to, on one hand, develop and deliver more research in this area, and on the other hand, increase recruiter's awareness about this thought process. The quality of a human resources recruitment policy will depend on how managers deal with the biases of their own perceptive process.Instituto Superior de Economia e GestãoBento, SofiaRepositório da Universidade de LisboaAmorim, Ana Sofia Ferreira20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12974porAmorim, Ana Sofia Ferreira (2016). "Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:01.872977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores
title Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores
spellingShingle Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores
Amorim, Ana Sofia Ferreira
Formação de Impressões
Entrevistas de Seleção
Enviesamentos
Avaliação de candidatos
Impression Formation
Interviews Selection
Job Interview
Biases
Evaluation
title_short Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores
title_full Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores
title_fullStr Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores
title_full_unstemmed Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores
title_sort Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores
author Amorim, Ana Sofia Ferreira
author_facet Amorim, Ana Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bento, Sofia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Ana Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Impressões
Entrevistas de Seleção
Enviesamentos
Avaliação de candidatos
Impression Formation
Interviews Selection
Job Interview
Biases
Evaluation
topic Formação de Impressões
Entrevistas de Seleção
Enviesamentos
Avaliação de candidatos
Impression Formation
Interviews Selection
Job Interview
Biases
Evaluation
description Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12974
url http://hdl.handle.net/10400.5/12974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amorim, Ana Sofia Ferreira (2016). "Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131076527915008