Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12974 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
id |
RCAP_bd511d031c9d9eeba0f7c0a239fe96af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12974 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultoresFormação de ImpressõesEntrevistas de SeleçãoEnviesamentosAvaliação de candidatosImpression FormationInterviews SelectionJob InterviewBiasesEvaluationMestrado em Gestão de Recursos HumanosNeste estudo exploratório procuramos entender as perceções dos consultores em situação de seleção de candidatos. O trabalho interessa-se particularmente pela formação da impressão e a influência destas impressões na avaliação de candidatos, ou seja, na tomada de decisão do/a consultor/a/recrutador/a. A metodologia usada é exploratória e qualitativa. Foi construído um focus group onde se organizou várias etapas de uma discussão em torno destas questões na prática dos consultores de recrutamento. Uma das ferramentas aplicadas, chamada de Histórias Contadas, permite obter dados qualitativos para a investigação sendo a análise baseada em discursos e observação participante. Na sessão, participaram oito Consultores de Recrutamento de uma Multinacional de Recrutamento Especializado. Através dos resultados obtidos verificou-se existir uma consciência, por parte dos consultores, acerca do processo cognitivo da formação de impressões e da influência que as impressões têm no processo de seleção. Constatou-se que os consultores reconhecem a existência de fatores que podem influenciar a validação do/a candidato/a. Finalmente, a situação de focus group permitiu mostrar que a grande maioria dos consultores nunca pensou sobre a questão da formação de impressões. Tal conclusão, apesar de exploratória indicia, por um lado, a necessidade de maior investigação nesta área, e por outro, de um trabalho de sensibilização dos consultores de recrutamento acerca deste processo. A qualidade de uma política de recursos humanos a nível do recrutamento dependerá da forma como os consultores de recrutamento irão lidar com os enviesamentos do próprio processo percetivo.In this exploratory study, we tried to understand the perception of consultants in candidate selection. This study is particularly focused in impression creation and the influence of these impressions in the evaluation of candidates and decision-making process of the consultant/recruiter. The methodology used is exploratory and qualitative. We organized a focus group, in a recruiter environment, with various stages of discussion on these issues. One of the tools used, called storytelling, allows the researcher to obtain qualitative data for research and establish an analysis based on participant conversations and observation. The organized session, had a total participation of eight Recruitment Consultants of a Multinational Specialized Recruitment firm. By analyzing the results, we found a general awareness of the consultants, about the cognitive process of impression creation and the influence that these impressions have in the selection process. It was found that the consultants recognized the existence of external factors that can influence the validation of a candidate profile. Lastly, the focus group allowed to us to witness that the clear majority of consultants were not entirely knowledgeable on the issue and never thought about the issue of impression creation. These conclusions, despite exploratory, indicate the need to, on one hand, develop and deliver more research in this area, and on the other hand, increase recruiter's awareness about this thought process. The quality of a human resources recruitment policy will depend on how managers deal with the biases of their own perceptive process.Instituto Superior de Economia e GestãoBento, SofiaRepositório da Universidade de LisboaAmorim, Ana Sofia Ferreira20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12974porAmorim, Ana Sofia Ferreira (2016). "Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:01.872977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores |
title |
Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores |
spellingShingle |
Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores Amorim, Ana Sofia Ferreira Formação de Impressões Entrevistas de Seleção Enviesamentos Avaliação de candidatos Impression Formation Interviews Selection Job Interview Biases Evaluation |
title_short |
Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores |
title_full |
Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores |
title_fullStr |
Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores |
title_full_unstemmed |
Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores |
title_sort |
Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores |
author |
Amorim, Ana Sofia Ferreira |
author_facet |
Amorim, Ana Sofia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bento, Sofia Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Ana Sofia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Impressões Entrevistas de Seleção Enviesamentos Avaliação de candidatos Impression Formation Interviews Selection Job Interview Biases Evaluation |
topic |
Formação de Impressões Entrevistas de Seleção Enviesamentos Avaliação de candidatos Impression Formation Interviews Selection Job Interview Biases Evaluation |
description |
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/12974 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/12974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Amorim, Ana Sofia Ferreira (2016). "Impressões e pré-impressões de consultores de recrutamento na seleção de candidatos : estudo exploratório sobre as estratégias cognitivas dos consultores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131076527915008 |