A prática pedagógica : um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/693 |
Resumo: | Com a presente comunicação pretende-se demonstrar a importância do espaço dedicado á Prática Pedagógica nos currículos de Formação inicial das Escolas Superiores de Educação. Apresentam-se, de forma sucinta, vários modelos de formação de professores, situando-se a Escola Superior de Educação de Castelo Branco no contexto actual e possível, mas antecipando um futuro desejável, mais consentâneo com as correntes de formação que se vêm posicionando de acordo com o paradigma reflexivo. Considera-se que o espaço e o tempo das práticas pedagógicas devem ser entendidos na sua especificidade como privilegiados, se queremos caminhar com firmeza no sentido de um ensino mais humanizado, menos tecnocrata e mais preparado para enfrentar a viragem do século. |
id |
RCAP_bd5b27fb275430857db6e01d0dc3c638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/693 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática pedagógica : um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial?Práticas pedagógicasFormação de professoresParadigma reflexivoCom a presente comunicação pretende-se demonstrar a importância do espaço dedicado á Prática Pedagógica nos currículos de Formação inicial das Escolas Superiores de Educação. Apresentam-se, de forma sucinta, vários modelos de formação de professores, situando-se a Escola Superior de Educação de Castelo Branco no contexto actual e possível, mas antecipando um futuro desejável, mais consentâneo com as correntes de formação que se vêm posicionando de acordo com o paradigma reflexivo. Considera-se que o espaço e o tempo das práticas pedagógicas devem ser entendidos na sua especificidade como privilegiados, se queremos caminhar com firmeza no sentido de um ensino mais humanizado, menos tecnocrata e mais preparado para enfrentar a viragem do século.Escola Superior de Educação de Castelo BrancoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAbrantes, Manuela2011-06-02T09:37:36Z2001-052001-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/693porABRANTES, Manuela (2001) - A prática pedagógica - um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial?. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano V, n.º Especial, p. 173-177.0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:46Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:17.082058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica : um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial? |
title |
A prática pedagógica : um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial? |
spellingShingle |
A prática pedagógica : um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial? Abrantes, Manuela Práticas pedagógicas Formação de professores Paradigma reflexivo |
title_short |
A prática pedagógica : um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial? |
title_full |
A prática pedagógica : um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial? |
title_fullStr |
A prática pedagógica : um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial? |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica : um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial? |
title_sort |
A prática pedagógica : um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial? |
author |
Abrantes, Manuela |
author_facet |
Abrantes, Manuela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Formação de professores Paradigma reflexivo |
topic |
Práticas pedagógicas Formação de professores Paradigma reflexivo |
description |
Com a presente comunicação pretende-se demonstrar a importância do espaço dedicado á Prática Pedagógica nos currículos de Formação inicial das Escolas Superiores de Educação. Apresentam-se, de forma sucinta, vários modelos de formação de professores, situando-se a Escola Superior de Educação de Castelo Branco no contexto actual e possível, mas antecipando um futuro desejável, mais consentâneo com as correntes de formação que se vêm posicionando de acordo com o paradigma reflexivo. Considera-se que o espaço e o tempo das práticas pedagógicas devem ser entendidos na sua especificidade como privilegiados, se queremos caminhar com firmeza no sentido de um ensino mais humanizado, menos tecnocrata e mais preparado para enfrentar a viragem do século. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-05 2001-05-01T00:00:00Z 2011-06-02T09:37:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/693 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ABRANTES, Manuela (2001) - A prática pedagógica - um espaço privilegiado nos currículos de formação inicial?. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano V, n.º Especial, p. 173-177. 0873-0504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130779244036096 |