Os Impactos do Isolamento Social no Processo de Ensino e Aprendizagem e nos Resultados das Avaliações Externas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.21047 |
Resumo: | Este trabalho aborda as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem durante o período de isolamento social e os desafios de trabalhar os resultados da avaliação externa SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) para o alcance de melhores resultados em outras avaliações externas. São objetivos deste estudo: identificar as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem no período de isolamento social e analisar a importância de trabalhar os resultados da avaliação externa (SAEPE) para redirecionamento do trabalho pedagógico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória. Através de acompanhamentos e observações em uma escola pública de Ensino Médio no município de Bom Jardim/PE, foi realizado um estudo com professores, estudantes, gestão e funcionários sobre o contexto educacional em que estamos vivendo. Assim, constatamos que são grandes os desafios e que precisamos nos adequar a nova forma de trabalhar nesse modelo de ensino remoto emergencial, identificando as prioridades do processo de ensino e aprendizagem. Para superação das dificuldades e desafios, a escola reorganizou todo trabalho pedagógico, foram realizadas reuniões online; atendimentos individualizados, através de mensagens nas redes sociais, elaboração de planos pedagógicos; utilização de plataformas para aulas virtuais e outras metodologias. Os resultados do SAEPE 2019 foram divulgados em abril durante a pandemia e, a partir da divulgação, houve vários encontros online com professores, funcionários e a gestão para estudos e análises do que foi apresentado para que houvesse o redirecionamento do trabalho pedagógico. |
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