A escola na sociedade da informação e do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruivo, João
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mesquita, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/4351
Resumo: A evolução das tecnologias da informação e da comunicação (Tic) imprimiu uma dinâmica de transformação na educação e na escola pública. A utilização indiscriminada do computador pessoal inundou as nossas escolas de trabalhos do tipo “selecionar tudo, copiar e colar”. A escola pública contribui para atenuar a exclusão digital, porém a formação dos professores nestas matérias deve ser considerada prioritária, já que as Tic na educação, bem como a informação por elas disponibilizada, correspondem à descoberta de uma nova dimensão pedagógica. O artigo defende que o fracasso da escola só pode ser combatido promovendo o êxito do professor. Enfatiza que, na atual conjuntura, não basta para o que já se fez, mas urge estabelecer as metas do que ainda está por fazer. Sobretudo relevando que, hoje, a questão da educação não é mais um problema teórico mas, sobretudo, um problema prático e de práticas. A proposta resulta num desafio à capacidade dos professores e das escolas em saberem ultrapassar iliteracia digital, que as condena, e construírem uma escola que se assuma como uma comunidade de aprendentes, promovendo a livre circulação dos saberes, que deverá coincidir com a desvalorização dos tecnocratas da educação e com o progressivo “regresso” dos pedagogos.
id RCAP_bd6776816caeefed4d21acd991bccf8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola na sociedade da informação e do conhecimentoEscola e iliteracia digitalTecnologias da informação e da comunicação (Tic)Redes de conhecimento digitalGlobalização e aprendizagemTIC e sucesso educativoDigital school and illiteracyInformation and communication technologies (Ict)Digital knowledge networksGlobalization and learningICT and educational successA evolução das tecnologias da informação e da comunicação (Tic) imprimiu uma dinâmica de transformação na educação e na escola pública. A utilização indiscriminada do computador pessoal inundou as nossas escolas de trabalhos do tipo “selecionar tudo, copiar e colar”. A escola pública contribui para atenuar a exclusão digital, porém a formação dos professores nestas matérias deve ser considerada prioritária, já que as Tic na educação, bem como a informação por elas disponibilizada, correspondem à descoberta de uma nova dimensão pedagógica. O artigo defende que o fracasso da escola só pode ser combatido promovendo o êxito do professor. Enfatiza que, na atual conjuntura, não basta para o que já se fez, mas urge estabelecer as metas do que ainda está por fazer. Sobretudo relevando que, hoje, a questão da educação não é mais um problema teórico mas, sobretudo, um problema prático e de práticas. A proposta resulta num desafio à capacidade dos professores e das escolas em saberem ultrapassar iliteracia digital, que as condena, e construírem uma escola que se assuma como uma comunidade de aprendentes, promovendo a livre circulação dos saberes, que deverá coincidir com a desvalorização dos tecnocratas da educação e com o progressivo “regresso” dos pedagogos.ABSTRACT: The evolution of information and communication technologies (Tic) printed a dynamic transformation in education and public school. The indiscriminate use of personal computer flooded our schools work like "select all, copy and paste." Public school contributes to mitigate the digital divide, but the training of teachers in these subjects should be considered a priority, since the Tic education, and the information made available by them correspond to the discovery of a new educational dimension. The article argues that school failure can only be tackled by promoting the successful teacher. It emphasizes that, at this juncture, not just for what has been done, but it is urgent to establish the goals of what remains to be done. Especially emphasizing that today the issue of education is no longer a theoretical problem but, above all, a practical problem. The proposal results in a challenge to the ability of teachers and schools in knowing overcome digital illiteracy that condemns them, and build a school that is assumed as a learner community, promoting the free movement of knowledge, which should coincide with the devaluation of technocrats education and the gradual "return" of pedagogues.RVJRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRuivo, JoãoMesquita, Helena2016-04-19T09:06:19Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/4351porRUIVO, João ; MESQUITA, Helena (2013) – A escola na sociedade da informação e do conhecimento. In RUIVO, J.; CARREGA, J. (Coords.) – A escola e as TIC na sociedade do conhecimento, Castelo Branco: RVJ. ISBN 978-989-8289-23-0. p. 11-28.978-989-8289-23-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:20.717268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola na sociedade da informação e do conhecimento
title A escola na sociedade da informação e do conhecimento
spellingShingle A escola na sociedade da informação e do conhecimento
Ruivo, João
Escola e iliteracia digital
Tecnologias da informação e da comunicação (Tic)
Redes de conhecimento digital
Globalização e aprendizagem
TIC e sucesso educativo
Digital school and illiteracy
Information and communication technologies (Ict)
Digital knowledge networks
Globalization and learning
ICT and educational success
title_short A escola na sociedade da informação e do conhecimento
title_full A escola na sociedade da informação e do conhecimento
title_fullStr A escola na sociedade da informação e do conhecimento
title_full_unstemmed A escola na sociedade da informação e do conhecimento
title_sort A escola na sociedade da informação e do conhecimento
author Ruivo, João
author_facet Ruivo, João
Mesquita, Helena
author_role author
author2 Mesquita, Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruivo, João
Mesquita, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Escola e iliteracia digital
Tecnologias da informação e da comunicação (Tic)
Redes de conhecimento digital
Globalização e aprendizagem
TIC e sucesso educativo
Digital school and illiteracy
Information and communication technologies (Ict)
Digital knowledge networks
Globalization and learning
ICT and educational success
topic Escola e iliteracia digital
Tecnologias da informação e da comunicação (Tic)
Redes de conhecimento digital
Globalização e aprendizagem
TIC e sucesso educativo
Digital school and illiteracy
Information and communication technologies (Ict)
Digital knowledge networks
Globalization and learning
ICT and educational success
description A evolução das tecnologias da informação e da comunicação (Tic) imprimiu uma dinâmica de transformação na educação e na escola pública. A utilização indiscriminada do computador pessoal inundou as nossas escolas de trabalhos do tipo “selecionar tudo, copiar e colar”. A escola pública contribui para atenuar a exclusão digital, porém a formação dos professores nestas matérias deve ser considerada prioritária, já que as Tic na educação, bem como a informação por elas disponibilizada, correspondem à descoberta de uma nova dimensão pedagógica. O artigo defende que o fracasso da escola só pode ser combatido promovendo o êxito do professor. Enfatiza que, na atual conjuntura, não basta para o que já se fez, mas urge estabelecer as metas do que ainda está por fazer. Sobretudo relevando que, hoje, a questão da educação não é mais um problema teórico mas, sobretudo, um problema prático e de práticas. A proposta resulta num desafio à capacidade dos professores e das escolas em saberem ultrapassar iliteracia digital, que as condena, e construírem uma escola que se assuma como uma comunidade de aprendentes, promovendo a livre circulação dos saberes, que deverá coincidir com a desvalorização dos tecnocratas da educação e com o progressivo “regresso” dos pedagogos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-04-19T09:06:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/4351
url http://hdl.handle.net/10400.11/4351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RUIVO, João ; MESQUITA, Helena (2013) – A escola na sociedade da informação e do conhecimento. In RUIVO, J.; CARREGA, J. (Coords.) – A escola e as TIC na sociedade do conhecimento, Castelo Branco: RVJ. ISBN 978-989-8289-23-0. p. 11-28.
978-989-8289-23-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RVJ
publisher.none.fl_str_mv RVJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130805876817920