Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Clara Pereira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lisbôa, Eliana Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14854
Resumo: No presente artigo vamos reflectir sobre os grandes desafios que o despontar da Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem colocam à educação neste início de milénio. Começamos por analisar o conceito de Informação, matéria-prima que está na base da construção do conhecimento e da comunicação entre as pessoas. Debruçar-nos-emos em seguida sobre os conceitos de Conhecimento e Aprendizagem, alicerces de uma nova sociedade globalizada que se apoia na inovação, na ciência, na tecnologia na investigação em que o conhecimento é um bem flexível, sempre em expansão e em mudança, uma sociedade a que todos podem aceder para utilizar e partilhar informação de forma individual ou em comunidades. Finalizamos reflectindo sobre as implicações desta nova sociedade na educação, salientando a responsabilidade que a escola de hoje tem em formar cidadãos críticos, criativos, capazes de resolver os problemas de um mundo globalizado e altamente competitivo
id RCAP_a913e945a36351239d03fb28c8ac4e92
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXIInformation, knowledge and learning society: challenges for education in the XXIth centurySociedade da informaçãoConhecimentoAprendizagemTecnologias digitaisTICInformation societyKnowledgeLearningDigital technologiesICTNo presente artigo vamos reflectir sobre os grandes desafios que o despontar da Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem colocam à educação neste início de milénio. Começamos por analisar o conceito de Informação, matéria-prima que está na base da construção do conhecimento e da comunicação entre as pessoas. Debruçar-nos-emos em seguida sobre os conceitos de Conhecimento e Aprendizagem, alicerces de uma nova sociedade globalizada que se apoia na inovação, na ciência, na tecnologia na investigação em que o conhecimento é um bem flexível, sempre em expansão e em mudança, uma sociedade a que todos podem aceder para utilizar e partilhar informação de forma individual ou em comunidades. Finalizamos reflectindo sobre as implicações desta nova sociedade na educação, salientando a responsabilidade que a escola de hoje tem em formar cidadãos críticos, criativos, capazes de resolver os problemas de um mundo globalizado e altamente competitivoIn this article we consider the major challenges that faces education at the beginning of the millennium due to the collapse of the Information Knowledge and Learning Society. Webegin by examining the concept information, the raw material that forms the basis of knowledge and communication between people. We will address then on the concepts of Knowledge and Learning, central in the development of a new global society that everyone can use to access and share information individually or in communities. We conclude by reflecting on the implications of the network society in education, stressing the responsibility that today's schools is to train a critical, creative, able to solve the problems of a globalized and highly competitive.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade de Lisboa. Instituto de EducaçãoUniversidade do MinhoCoutinho, Clara PereiraLisbôa, Eliana Santana2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14854por0871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:40ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI
Information, knowledge and learning society: challenges for education in the XXIth century
title Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI
spellingShingle Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI
Coutinho, Clara Pereira
Sociedade da informação
Conhecimento
Aprendizagem
Tecnologias digitais
TIC
Information society
Knowledge
Learning
Digital technologies
ICT
title_short Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI
title_full Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI
title_fullStr Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI
title_full_unstemmed Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI
title_sort Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI
author Coutinho, Clara Pereira
author_facet Coutinho, Clara Pereira
Lisbôa, Eliana Santana
author_role author
author2 Lisbôa, Eliana Santana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
Lisbôa, Eliana Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade da informação
Conhecimento
Aprendizagem
Tecnologias digitais
TIC
Information society
Knowledge
Learning
Digital technologies
ICT
topic Sociedade da informação
Conhecimento
Aprendizagem
Tecnologias digitais
TIC
Information society
Knowledge
Learning
Digital technologies
ICT
description No presente artigo vamos reflectir sobre os grandes desafios que o despontar da Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem colocam à educação neste início de milénio. Começamos por analisar o conceito de Informação, matéria-prima que está na base da construção do conhecimento e da comunicação entre as pessoas. Debruçar-nos-emos em seguida sobre os conceitos de Conhecimento e Aprendizagem, alicerces de uma nova sociedade globalizada que se apoia na inovação, na ciência, na tecnologia na investigação em que o conhecimento é um bem flexível, sempre em expansão e em mudança, uma sociedade a que todos podem aceder para utilizar e partilhar informação de forma individual ou em comunidades. Finalizamos reflectindo sobre as implicações desta nova sociedade na educação, salientando a responsabilidade que a escola de hoje tem em formar cidadãos críticos, criativos, capazes de resolver os problemas de um mundo globalizado e altamente competitivo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10
2011-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14854
url http://hdl.handle.net/1822/14854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Instituto de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Instituto de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303833145245696