O canto como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da expressividade nos alunos de clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Laura Inês Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78270
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
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spelling O canto como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da expressividade nos alunos de clarineteSinging as a pedagogical strategy for the development of expressivity in clarinet studentsCantoClarineteEnsino de músicaExpressividadeVozClarinetExpressivityMusic TeachingSingingVoiceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio reflete o tema O canto como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da expressividade nos alunos de clarinete. Deste modo, e utilizando o canto como veículo principal, pretendi dar a conhecer aos alunos uma ferramenta que os irá ajudar a desenvolver aspetos musicais e outros aspetos que vão surgir nos mesmos. A expressividade foi o aspeto musical na qual me foquei, sendo que através do canto pretendi melhorar essa aptidão. A prática de Ensino Supervisionada foi realizada com os alunos do ensino especializado da música e desenvolvido através de uma metodologia de investigação aproximada de Investigação-Ação. Inicialmente, ao longo de um período de observação, foram retiradas informações e caraterísticas dos alunos escolhidos para a intervenção e as metodologias desenvolvidas nas aulas. Após o período de observação, foi introduzido o canto para desenvolver aspetos musicais como a expressividade. Para a realização destas duas fases foram utilizados instrumentos de recolha de dados, como grelhas de observação e entrevistas realizadas aos alunos intervencionados e aos professores de clarinete. Em suma, o presente relatório visou avaliar os resultados obtidos através da introdução do canto como instrumento de desenvolvimento da expressividade nos alunos de clarinete. O presente relatório de estágio foi afetado pela pandemia COVID-19 que influenciou diretamente na análise de resultados pela ausência do número de aulas de intervenção que não foram realizadas.This internship report reflects the theme of singing as a pedagogical strategy for the development of expressivity in clarinet students. Thereby, using singing as the main vehicle, I intended to make students aware of a tool that will help them develop musical aspects and other aspects that will arise in them. Expressivity was the musical aspect that I’ve focused on, and through singing I intended to improve this ability. The practice of Supervised Teaching was carried out with students of specialized music teaching, and developed through an close by investigation methodology of Investigation-Action. Initially, over a period of observation, information and the methodologies developed in classes. After the observation period, singing was introduced to develop musical aspects such as expressivity. For the accomplishment of these two phases, data collection instruments were used, such as observation grids and interviews with the participating students and they’re clarinet teachers. Concluding, this report aimed to evaluate the results obtained through the introduction of singing as an instrument for the development of expressivity in clarinet students. This internship report was affected by the pandemic COVID-19, which directly influenced the analysis of results due to the absence of the number of intervention classes the were not carried out.Matos, Vítor Hugo Ferreira deUniversidade do MinhoAlmeida, Laura Inês Araújo2021-08-022021-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78270por202995640info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:14.883671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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