Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20744 |
Resumo: | No presente Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Música constam as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2021/2022, no âmbito da Unidade Curricular anual Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Ensino do Clarinete e da Classe de Conjunto. A importância de uma convergência entre o clarinete e o canto no ensino do instrumento, bem como a mestria e conhecimento do músico António Saiote acerca do assunto, foram a principal motivação na realização deste projeto de investigação. Através de uma metodologia de análise qualitativa, e neste contexto, de uma análise de conteúdo a uma entrevista realizada a António Saiote, a investigação centra-se na necessidade de utilizar no ensino do clarinete com a associação de uma boa prática do canto. São por isso demonstradas as semelhanças do clarinete com a voz humana, bem como a utilização do instrumento por compositores como W.A.Mozart, G.Verdi, entre outros que privilegiavam o lirismo e virtuosismo na sua música. A voz como um meio de comunicação e expressão de sentimentos é também uma importante referência na investigação, dada a sua importância na prática do clarinete. Todos estes conhecimentos foram interligados e reforçados por António Saiote, referindo na sua entrevista que gentilmente colaborou, estéticas convergentes de interpretação musical do clarinete e do canto, bem como hábitos importantes da prática musical que se devem priorizar e reavivar, concluindo este trabalho com uma proposta pedagógica de trabalho de dicção, podendo esta ser utilizada nos diferentes graus do ensino artístico especializado de música. |
id |
RCAP_1b8c4e4569a50d509b55b6868f96008d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20744 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António SaioteEnsino de músicaClarineteCantoComunicação e dicçãoPedagogia de António SaioteMusical educationClarinetSingingCommunication and dictionAntonio Saiote's pedagogyNo presente Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Música constam as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2021/2022, no âmbito da Unidade Curricular anual Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Ensino do Clarinete e da Classe de Conjunto. A importância de uma convergência entre o clarinete e o canto no ensino do instrumento, bem como a mestria e conhecimento do músico António Saiote acerca do assunto, foram a principal motivação na realização deste projeto de investigação. Através de uma metodologia de análise qualitativa, e neste contexto, de uma análise de conteúdo a uma entrevista realizada a António Saiote, a investigação centra-se na necessidade de utilizar no ensino do clarinete com a associação de uma boa prática do canto. São por isso demonstradas as semelhanças do clarinete com a voz humana, bem como a utilização do instrumento por compositores como W.A.Mozart, G.Verdi, entre outros que privilegiavam o lirismo e virtuosismo na sua música. A voz como um meio de comunicação e expressão de sentimentos é também uma importante referência na investigação, dada a sua importância na prática do clarinete. Todos estes conhecimentos foram interligados e reforçados por António Saiote, referindo na sua entrevista que gentilmente colaborou, estéticas convergentes de interpretação musical do clarinete e do canto, bem como hábitos importantes da prática musical que se devem priorizar e reavivar, concluindo este trabalho com uma proposta pedagógica de trabalho de dicção, podendo esta ser utilizada nos diferentes graus do ensino artístico especializado de música.In this Master's Report in Music Teaching, the activities developed at the Conservatory of Music of Porto, in the academic year 2021/2022, within the scope of the annual Curricular Unit Supervised Educational Practice, developed in the Teaching of Clarinet and Ensemble Class. The importance of a convergence between the clarinet and singing in the teaching of the instrument, as well as the mastery and knowledge of the musician António Saiote on the subject, were the main motivation in carrying out this research project. Through a methodology of qualitative analysis, and in this context, from a content analysis to an interview with António Saiote, the research focuses on the need to use clarinet teaching with the association of good singing practice. The similarities between the clarinet and the human voice are therefore demonstrated, as well as the use of the instrument by composers such as W.A.Mozart, G.Verdi, among others who favored lyricism and virtuosity in their music. The voice as a means of communication and expression of feelings is also an important reference in research, given its importance in clarinet practice. All this knowledge was interconnected and reinforced by António Saiote, referring in his interview that he kindly collaborated, convergent aesthetics of musical interpretation of the clarinet and singing, as well as important habits of musical practice that should be prioritized and revived, concluding this with a pedagogical proposal of diction work, which can be used in different degrees of specialized artistic music education.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daSaiote, António Manuel CorreiaAbrantes, TiagoMartins, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAbreu, Alexandre Gomes2022-07-29T13:41:56Z2022-06-292022-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20744TID:203045033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:50.226759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote |
title |
Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote |
spellingShingle |
Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote Abreu, Alexandre Gomes Ensino de música Clarinete Canto Comunicação e dicção Pedagogia de António Saiote Musical education Clarinet Singing Communication and diction Antonio Saiote's pedagogy |
title_short |
Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote |
title_full |
Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote |
title_fullStr |
Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote |
title_full_unstemmed |
Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote |
title_sort |
Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote |
author |
Abreu, Alexandre Gomes |
author_facet |
Abreu, Alexandre Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Saiote, António Manuel Correia Abrantes, Tiago Martins, Paulo Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Alexandre Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Clarinete Canto Comunicação e dicção Pedagogia de António Saiote Musical education Clarinet Singing Communication and diction Antonio Saiote's pedagogy |
topic |
Ensino de música Clarinete Canto Comunicação e dicção Pedagogia de António Saiote Musical education Clarinet Singing Communication and diction Antonio Saiote's pedagogy |
description |
No presente Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Música constam as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2021/2022, no âmbito da Unidade Curricular anual Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Ensino do Clarinete e da Classe de Conjunto. A importância de uma convergência entre o clarinete e o canto no ensino do instrumento, bem como a mestria e conhecimento do músico António Saiote acerca do assunto, foram a principal motivação na realização deste projeto de investigação. Através de uma metodologia de análise qualitativa, e neste contexto, de uma análise de conteúdo a uma entrevista realizada a António Saiote, a investigação centra-se na necessidade de utilizar no ensino do clarinete com a associação de uma boa prática do canto. São por isso demonstradas as semelhanças do clarinete com a voz humana, bem como a utilização do instrumento por compositores como W.A.Mozart, G.Verdi, entre outros que privilegiavam o lirismo e virtuosismo na sua música. A voz como um meio de comunicação e expressão de sentimentos é também uma importante referência na investigação, dada a sua importância na prática do clarinete. Todos estes conhecimentos foram interligados e reforçados por António Saiote, referindo na sua entrevista que gentilmente colaborou, estéticas convergentes de interpretação musical do clarinete e do canto, bem como hábitos importantes da prática musical que se devem priorizar e reavivar, concluindo este trabalho com uma proposta pedagógica de trabalho de dicção, podendo esta ser utilizada nos diferentes graus do ensino artístico especializado de música. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-29T13:41:56Z 2022-06-29 2022-06-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/20744 TID:203045033 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/20744 |
identifier_str_mv |
TID:203045033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131496408154112 |