Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Alexandre Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20744
Resumo: No presente Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Música constam as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2021/2022, no âmbito da Unidade Curricular anual Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Ensino do Clarinete e da Classe de Conjunto. A importância de uma convergência entre o clarinete e o canto no ensino do instrumento, bem como a mestria e conhecimento do músico António Saiote acerca do assunto, foram a principal motivação na realização deste projeto de investigação. Através de uma metodologia de análise qualitativa, e neste contexto, de uma análise de conteúdo a uma entrevista realizada a António Saiote, a investigação centra-se na necessidade de utilizar no ensino do clarinete com a associação de uma boa prática do canto. São por isso demonstradas as semelhanças do clarinete com a voz humana, bem como a utilização do instrumento por compositores como W.A.Mozart, G.Verdi, entre outros que privilegiavam o lirismo e virtuosismo na sua música. A voz como um meio de comunicação e expressão de sentimentos é também uma importante referência na investigação, dada a sua importância na prática do clarinete. Todos estes conhecimentos foram interligados e reforçados por António Saiote, referindo na sua entrevista que gentilmente colaborou, estéticas convergentes de interpretação musical do clarinete e do canto, bem como hábitos importantes da prática musical que se devem priorizar e reavivar, concluindo este trabalho com uma proposta pedagógica de trabalho de dicção, podendo esta ser utilizada nos diferentes graus do ensino artístico especializado de música.
id RCAP_1b8c4e4569a50d509b55b6868f96008d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António SaioteEnsino de músicaClarineteCantoComunicação e dicçãoPedagogia de António SaioteMusical educationClarinetSingingCommunication and dictionAntonio Saiote's pedagogyNo presente Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Música constam as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2021/2022, no âmbito da Unidade Curricular anual Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Ensino do Clarinete e da Classe de Conjunto. A importância de uma convergência entre o clarinete e o canto no ensino do instrumento, bem como a mestria e conhecimento do músico António Saiote acerca do assunto, foram a principal motivação na realização deste projeto de investigação. Através de uma metodologia de análise qualitativa, e neste contexto, de uma análise de conteúdo a uma entrevista realizada a António Saiote, a investigação centra-se na necessidade de utilizar no ensino do clarinete com a associação de uma boa prática do canto. São por isso demonstradas as semelhanças do clarinete com a voz humana, bem como a utilização do instrumento por compositores como W.A.Mozart, G.Verdi, entre outros que privilegiavam o lirismo e virtuosismo na sua música. A voz como um meio de comunicação e expressão de sentimentos é também uma importante referência na investigação, dada a sua importância na prática do clarinete. Todos estes conhecimentos foram interligados e reforçados por António Saiote, referindo na sua entrevista que gentilmente colaborou, estéticas convergentes de interpretação musical do clarinete e do canto, bem como hábitos importantes da prática musical que se devem priorizar e reavivar, concluindo este trabalho com uma proposta pedagógica de trabalho de dicção, podendo esta ser utilizada nos diferentes graus do ensino artístico especializado de música.In this Master's Report in Music Teaching, the activities developed at the Conservatory of Music of Porto, in the academic year 2021/2022, within the scope of the annual Curricular Unit Supervised Educational Practice, developed in the Teaching of Clarinet and Ensemble Class. The importance of a convergence between the clarinet and singing in the teaching of the instrument, as well as the mastery and knowledge of the musician António Saiote on the subject, were the main motivation in carrying out this research project. Through a methodology of qualitative analysis, and in this context, from a content analysis to an interview with António Saiote, the research focuses on the need to use clarinet teaching with the association of good singing practice. The similarities between the clarinet and the human voice are therefore demonstrated, as well as the use of the instrument by composers such as W.A.Mozart, G.Verdi, among others who favored lyricism and virtuosity in their music. The voice as a means of communication and expression of feelings is also an important reference in research, given its importance in clarinet practice. All this knowledge was interconnected and reinforced by António Saiote, referring in his interview that he kindly collaborated, convergent aesthetics of musical interpretation of the clarinet and singing, as well as important habits of musical practice that should be prioritized and revived, concluding this with a pedagogical proposal of diction work, which can be used in different degrees of specialized artistic music education.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daSaiote, António Manuel CorreiaAbrantes, TiagoMartins, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAbreu, Alexandre Gomes2022-07-29T13:41:56Z2022-06-292022-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20744TID:203045033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:50.226759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote
title Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote
spellingShingle Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote
Abreu, Alexandre Gomes
Ensino de música
Clarinete
Canto
Comunicação e dicção
Pedagogia de António Saiote
Musical education
Clarinet
Singing
Communication and diction
Antonio Saiote's pedagogy
title_short Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote
title_full Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote
title_fullStr Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote
title_full_unstemmed Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote
title_sort Estéticas convergentes na pedagogia do clarinete e do canto segundo António Saiote
author Abreu, Alexandre Gomes
author_facet Abreu, Alexandre Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Saiote, António Manuel Correia
Abrantes, Tiago
Martins, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Alexandre Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Clarinete
Canto
Comunicação e dicção
Pedagogia de António Saiote
Musical education
Clarinet
Singing
Communication and diction
Antonio Saiote's pedagogy
topic Ensino de música
Clarinete
Canto
Comunicação e dicção
Pedagogia de António Saiote
Musical education
Clarinet
Singing
Communication and diction
Antonio Saiote's pedagogy
description No presente Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Música constam as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2021/2022, no âmbito da Unidade Curricular anual Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Ensino do Clarinete e da Classe de Conjunto. A importância de uma convergência entre o clarinete e o canto no ensino do instrumento, bem como a mestria e conhecimento do músico António Saiote acerca do assunto, foram a principal motivação na realização deste projeto de investigação. Através de uma metodologia de análise qualitativa, e neste contexto, de uma análise de conteúdo a uma entrevista realizada a António Saiote, a investigação centra-se na necessidade de utilizar no ensino do clarinete com a associação de uma boa prática do canto. São por isso demonstradas as semelhanças do clarinete com a voz humana, bem como a utilização do instrumento por compositores como W.A.Mozart, G.Verdi, entre outros que privilegiavam o lirismo e virtuosismo na sua música. A voz como um meio de comunicação e expressão de sentimentos é também uma importante referência na investigação, dada a sua importância na prática do clarinete. Todos estes conhecimentos foram interligados e reforçados por António Saiote, referindo na sua entrevista que gentilmente colaborou, estéticas convergentes de interpretação musical do clarinete e do canto, bem como hábitos importantes da prática musical que se devem priorizar e reavivar, concluindo este trabalho com uma proposta pedagógica de trabalho de dicção, podendo esta ser utilizada nos diferentes graus do ensino artístico especializado de música.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29T13:41:56Z
2022-06-29
2022-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20744
TID:203045033
url http://hdl.handle.net/10400.22/20744
identifier_str_mv TID:203045033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131496408154112