Segurança alimentar e comportamento do consumidor em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Rui Miguel Queimado
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16345
Resumo: As recentes crises alimentares e a sua grande difusão através dos órgãos de comunicação social tiveram como consequência uma redução da confiança dos consumidores europeus, em geral, e dos portugueses, em particular, nos produtos que compram e consomem. Estes acontecimentos sentiram também para revelar alguns dos problemas existentes na cadeia comercial atual, na qual muitos sectores resultam ser poucos transparentes ou desconhecidos dos consumidores. Para além disso, as recentes crises alimentares demonstraram que a ciência e a tecnologia, em conjunto com a regulação governamental não oferecem garantias de que os riscos associados aos alimentos se situem em níveis aceitáveis. Todas estas questões despertaram o interesse dos investigadores para a interpretação do impacto da informação, e de outros aspetos relacionados com a segurança alimentar, no comportamento do consumidor. O objetivo do presente trabalho centra-se no estudo do comportamento dos consumidores portugueses relativamente à segurança dos alimentos que consomem. Especificamente analisa-se o nível de preocupação face às crises alimentares; o grau de segurança que lhes oferecem diferentes produtos, e ao longo da cadeia comercial; e a valorização de diferentes práticas de redução de riscos de intoxicação através da ingestão de alimentos. Para além disso, pretende-se compreender o papel das etiquetas e dos distintos canais de informação no comportamento de compra e consumo dos indivíduos. A principal fonte de informação foi a resposta a um inquérito on-line (via Internet), que no final totalizou 384 inquiridos. Os resultados indicam que as variáveis sócio-económicas apresentam uma influência cada vez menor na explicação do comportamento dos consumidores. Para além disso, constata-se que da leitura das etiquetas, a data de caducidade é a informação mais consultada pelos consumidores, deixando de parte outros aspetos muito importantes vinculados à segurança alimentar e a relação dieta vs. Saúde, tais como as instruções de armazenamento, de confeção e descongelamento. Para restaurar a confiança dos consumidores é necessário um esforço de difusão de informação clara e verídica, para além da necessidade de uma eficaz coordenação ao longo de toda a cadeia comercial a fim de oferecer produtos de elevada segurança. /ABSTRACT - The recent food crises and its great diffusion through the media have as a consequence a reduction of the confidence of the European consumers, in general, and of the Portuguese, in particular, in the products they buy and consume. These events have also served to disclose some of the existing problems in the current commercial chain, in which many sectors result to be few transparent or unknown to the consumers. Moreover, the recent food crises had demonstrated that science and technology, in set with the governmental regulation, do not offer guarantees that the risks associates to foods if point out in acceptable levels. All these questions triggered the interest of the investigators for the interpretation of the impact of the information, and other aspects related with the food safety, in the behavior of the consumer. The goal of the present work centers in the knowledge of the perceptions and attitudes of the Portuguese consumers regarding the safety of foods. Specifically, consumer’s level of concern level about food crises; the degree of security that offer different products to them, and throughout the commercial chain; the valuation of different practices of reduction of risks of poisoning through the food ingestion. Moreover, it is intended to understand the function of labels and the distinct information channels in the purchase behavior and consumption of the individuals. The main source of information was the reply to an inquiry on-line (via Internet), that totalized 384 inquired. The results indicate that socio-economic variables play an ever decreasing role when explaining the consumer’s behavior. For moreover, one evidences of the reading of labels, the date of caducity is the information more consulted by the consumers, leaving of part other important aspects very tied with the food safety and the relation diet versus health, such as the instructions of storage, confection and defrost. To restore the confidence of the consumers an effort of diffusion of clear and truthful information is necessary, for beyond the necessity of an efficient coordination throughout all the commercial chain in order to offering products of high safety.
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Todas estas questões despertaram o interesse dos investigadores para a interpretação do impacto da informação, e de outros aspetos relacionados com a segurança alimentar, no comportamento do consumidor. O objetivo do presente trabalho centra-se no estudo do comportamento dos consumidores portugueses relativamente à segurança dos alimentos que consomem. Especificamente analisa-se o nível de preocupação face às crises alimentares; o grau de segurança que lhes oferecem diferentes produtos, e ao longo da cadeia comercial; e a valorização de diferentes práticas de redução de riscos de intoxicação através da ingestão de alimentos. Para além disso, pretende-se compreender o papel das etiquetas e dos distintos canais de informação no comportamento de compra e consumo dos indivíduos. A principal fonte de informação foi a resposta a um inquérito on-line (via Internet), que no final totalizou 384 inquiridos. Os resultados indicam que as variáveis sócio-económicas apresentam uma influência cada vez menor na explicação do comportamento dos consumidores. Para além disso, constata-se que da leitura das etiquetas, a data de caducidade é a informação mais consultada pelos consumidores, deixando de parte outros aspetos muito importantes vinculados à segurança alimentar e a relação dieta vs. Saúde, tais como as instruções de armazenamento, de confeção e descongelamento. Para restaurar a confiança dos consumidores é necessário um esforço de difusão de informação clara e verídica, para além da necessidade de uma eficaz coordenação ao longo de toda a cadeia comercial a fim de oferecer produtos de elevada segurança. /ABSTRACT - The recent food crises and its great diffusion through the media have as a consequence a reduction of the confidence of the European consumers, in general, and of the Portuguese, in particular, in the products they buy and consume. These events have also served to disclose some of the existing problems in the current commercial chain, in which many sectors result to be few transparent or unknown to the consumers. Moreover, the recent food crises had demonstrated that science and technology, in set with the governmental regulation, do not offer guarantees that the risks associates to foods if point out in acceptable levels. All these questions triggered the interest of the investigators for the interpretation of the impact of the information, and other aspects related with the food safety, in the behavior of the consumer. The goal of the present work centers in the knowledge of the perceptions and attitudes of the Portuguese consumers regarding the safety of foods. Specifically, consumer’s level of concern level about food crises; the degree of security that offer different products to them, and throughout the commercial chain; the valuation of different practices of reduction of risks of poisoning through the food ingestion. Moreover, it is intended to understand the function of labels and the distinct information channels in the purchase behavior and consumption of the individuals. The main source of information was the reply to an inquiry on-line (via Internet), that totalized 384 inquired. The results indicate that socio-economic variables play an ever decreasing role when explaining the consumer’s behavior. For moreover, one evidences of the reading of labels, the date of caducity is the information more consulted by the consumers, leaving of part other important aspects very tied with the food safety and the relation diet versus health, such as the instructions of storage, confection and defrost. To restore the confidence of the consumers an effort of diffusion of clear and truthful information is necessary, for beyond the necessity of an efficient coordination throughout all the commercial chain in order to offering products of high safety.Universidade de Évora2015-11-20T15:54:51Z2015-11-202006-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16345http://hdl.handle.net/10174/16345pordep. 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