Da experiência com a marca à lealdade do cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Telma Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22679
Resumo: O presente trabalho propõe-se incrementar a investigação existente relativa ao impacto da experiência com a marca na lealdade dos clientes, tendo como mediadores desta relação a imagem da marca, a qualidade percebida, o valor percebido e a satisfação. Este estudo desenvolveu um modelo estrutural, para avaliar as ligações entre os constructos, através de técnicas de análise de confiabilidade, análise fatorial exploratória e regressões lineares. Tendo por base um questionário realizado aos clientes da marca Automecânica da Confraria, este estudo revelou o efeito positivo e direto da experiência com a marca no valor percebido, da imagem na qualidade, na satisfação e no valor percebido, da qualidade no valor percebido, na satisfação e na lealdade, e da satisfação e do valor percebido na lealdade. No que concerne ao impacto da experiência na qualidade percebida e ao impacto do valor percebido na satisfação, estes foram rejeitados. A relação entre a experiência e a qualidade foi parcialmente confirmada. As implicações, tanto académicas como práticas, são discutidas.
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