O impacto do storytelling na lealdade à marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Ana Rita de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22688
Resumo: Num mundo onde os mercados estão saturados e onde a concorrência é desmedida, é fulcral que as empresas se diferenciem e se destaquem aos olhos do consumidor. Neste sentido, a arte de contar histórias (storytelling) tem sido um dos grandes meios de alcançar essa diferenciação uma vez que é uma forma de marcar a diferença aos olhos do consumidor, criando uma relação forte entre a marca e os seus públicos. Assim, este trabalho pretende aprofundar as temáticas do storytelling e da lealdade à marca, estudando a relação entre estas duas variáveis. Esta relação será estudada tanto de forma direta como de forma indireta, através de conceitos como brand equity, imagem da marca, satisfação, confiança na marca e experiência com a marca. Esta investigação teve como base um questionário, cujos outputs foram analisados posteriormente e permitiram concluir que o storytelling não tem um impacto direto na lealdade à marca, mas que traz outras vantagens à marca. Este estudo fornece, assim, importantes conclusões para o marketing e para a gestão assim como para o mundo empresarial.
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