Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Joana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/806
Resumo: A competitividade territorial tornou-se nas últimas décadas norma no seio do discurso político. É nesse contexto de necessidade de diferenciação que ganharam valor acrescido múltiplas estratégias de promoção de uma imagem externa dos territó- rios enquanto dinâmicos e cosmopolitas. Generalizaram-se planos de requalificação e gentrificação urbana, de patrimonialização dos centros históricos, de construção de edifícios icónicos potenciais ex libris e de criação de clusters de inovação empresarial, criativa e tecnológica. Mas na criação de imagens e símbolos atrativos que guia o atual marketing territorial há desde logo a destacar a promoção turística e os grandes eventos internacionais.
id RCAP_bd9e1ba398aea9730172532a908cb051
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de PortugalRelações Internacionaisimagem externaPortugalA competitividade territorial tornou-se nas últimas décadas norma no seio do discurso político. É nesse contexto de necessidade de diferenciação que ganharam valor acrescido múltiplas estratégias de promoção de uma imagem externa dos territó- rios enquanto dinâmicos e cosmopolitas. Generalizaram-se planos de requalificação e gentrificação urbana, de patrimonialização dos centros históricos, de construção de edifícios icónicos potenciais ex libris e de criação de clusters de inovação empresarial, criativa e tecnológica. Mas na criação de imagens e símbolos atrativos que guia o atual marketing territorial há desde logo a destacar a promoção turística e os grandes eventos internacionais.OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa2015-03-31T11:48:52Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/806por978-989-8191-45-8Ramalho, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:23:54Zoai:repositorio.ual.pt:11144/806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:34:48.348434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de Portugal
title Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de Portugal
spellingShingle Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de Portugal
Ramalho, Joana
Relações Internacionais
imagem externa
Portugal
title_short Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de Portugal
title_full Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de Portugal
title_fullStr Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de Portugal
title_full_unstemmed Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de Portugal
title_sort Os grandes eventos e a promoção da imagem externa de Portugal
author Ramalho, Joana
author_facet Ramalho, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Internacionais
imagem externa
Portugal
topic Relações Internacionais
imagem externa
Portugal
description A competitividade territorial tornou-se nas últimas décadas norma no seio do discurso político. É nesse contexto de necessidade de diferenciação que ganharam valor acrescido múltiplas estratégias de promoção de uma imagem externa dos territó- rios enquanto dinâmicos e cosmopolitas. Generalizaram-se planos de requalificação e gentrificação urbana, de patrimonialização dos centros históricos, de construção de edifícios icónicos potenciais ex libris e de criação de clusters de inovação empresarial, criativa e tecnológica. Mas na criação de imagens e símbolos atrativos que guia o atual marketing territorial há desde logo a destacar a promoção turística e os grandes eventos internacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-03-31T11:48:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/806
url http://hdl.handle.net/11144/806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8191-45-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136824750243840