O Cálculo Mental na Resolução de Problemas de Subtração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22887 |
Resumo: | Neste artigo será apresentado parte de um estudo, feito pela primeira autora no âmbito de uma dissertação de mestrado, que tem como objetivo compreender que tipo de estratégias de cálculo mental são utilizadas, por alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, na resolução de problemas de adição e subtração, procurando compreender de que modo o significado da operação envolvida no problema influencia ou não a estratégia de cálculo mental utilizada. O estudo foi realizado seguindo uma metodologia de natureza qualitativa de carácter interpretativo, tendo sido realizados três estudos de caso. O trabalho de campo foi realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, tendo a primeira autora desempenhado os papéis de professora e de investigadora. Aos alunos da turma foram propostas duas cadeias de problemas, resolvidas a pares. Posteriormente, já no início do 2.º ano de escolaridade, os três alunos participantes do estudo resolveram individualmente uma terceira cadeia de problemas. Neste artigo, são apresentadas e discutidas as resoluções de um dos alunos do estudo, nas três cadeias de problemas de subtração, procurando-se evidenciar aspetos mais significativos relativamente ao tipo de estratégias de cálculo mental utilizadas e o modo como estas foram ou não influenciadas pelo significado presente nos problemas. |
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O Cálculo Mental na Resolução de Problemas de SubtraçãoO Cálculo Mental na Resolução de Problemas de SubtraçãoArtigosNeste artigo será apresentado parte de um estudo, feito pela primeira autora no âmbito de uma dissertação de mestrado, que tem como objetivo compreender que tipo de estratégias de cálculo mental são utilizadas, por alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, na resolução de problemas de adição e subtração, procurando compreender de que modo o significado da operação envolvida no problema influencia ou não a estratégia de cálculo mental utilizada. O estudo foi realizado seguindo uma metodologia de natureza qualitativa de carácter interpretativo, tendo sido realizados três estudos de caso. O trabalho de campo foi realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, tendo a primeira autora desempenhado os papéis de professora e de investigadora. Aos alunos da turma foram propostas duas cadeias de problemas, resolvidas a pares. Posteriormente, já no início do 2.º ano de escolaridade, os três alunos participantes do estudo resolveram individualmente uma terceira cadeia de problemas. Neste artigo, são apresentadas e discutidas as resoluções de um dos alunos do estudo, nas três cadeias de problemas de subtração, procurando-se evidenciar aspetos mais significativos relativamente ao tipo de estratégias de cálculo mental utilizadas e o modo como estas foram ou não influenciadas pelo significado presente nos problemas.This article refers to a part of a study made by the first author, as part of a dissertation, that had the main purpose to understand which mental calculation strategies are used by first grade pupils in addition and subtraction problem solving, in order to understand how the addition and subtraction situations, presented in the problem, influenced the strategy of mental calculation used in its resolution. Considering the purpose of the study, a qualitative methodology was conducted and three case studies were held. The study fieldwork was conducted in a first grade class and the first author was the teacher and the researcher. The class pupils solved two problem chains and all problems were solved in pairs. Later on, at the beginning of the second grade, the three studied pupils solved a third problem chain individually. In this article, it will be presented and discussed the mental computation strategies used by one of the studied pupils in the subtraction problems of the three problem chains, seeking to highlight the most significant aspects related to the mental calculation strategies used and how these were influenced by the subtraction situation problem.APM - Associação de Professores de Matemática2013-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22887por2183-28380872-3915Morais, CristinaSerrazina, Lurdesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.830313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste artigo será apresentado parte de um estudo, feito pela primeira autora no âmbito de uma dissertação de mestrado, que tem como objetivo compreender que tipo de estratégias de cálculo mental são utilizadas, por alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, na resolução de problemas de adição e subtração, procurando compreender de que modo o significado da operação envolvida no problema influencia ou não a estratégia de cálculo mental utilizada. O estudo foi realizado seguindo uma metodologia de natureza qualitativa de carácter interpretativo, tendo sido realizados três estudos de caso. O trabalho de campo foi realizado numa turma do 1.º ano de escolaridade, tendo a primeira autora desempenhado os papéis de professora e de investigadora. Aos alunos da turma foram propostas duas cadeias de problemas, resolvidas a pares. Posteriormente, já no início do 2.º ano de escolaridade, os três alunos participantes do estudo resolveram individualmente uma terceira cadeia de problemas. Neste artigo, são apresentadas e discutidas as resoluções de um dos alunos do estudo, nas três cadeias de problemas de subtração, procurando-se evidenciar aspetos mais significativos relativamente ao tipo de estratégias de cálculo mental utilizadas e o modo como estas foram ou não influenciadas pelo significado presente nos problemas. |
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