Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Covas, Filomena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veiga, Feliciano Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53282
Resumo: A presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.
id RCAP_bda59c82f72715608cb77b213685d3a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académicoEnvolvimento do estudanteEnsino superiorResidênciaAno académicoA presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.Repositório da Universidade de LisboaCovas, FilomenaVeiga, Feliciano Henriques2022-06-06T14:26:04Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53282porCovas, F., & Veiga, F. H (2020). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24(3), 7-19.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:05.648249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
title Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
spellingShingle Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
Covas, Filomena
Envolvimento do estudante
Ensino superior
Residência
Ano académico
title_short Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
title_full Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
title_fullStr Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
title_full_unstemmed Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
title_sort Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
author Covas, Filomena
author_facet Covas, Filomena
Veiga, Feliciano Henriques
author_role author
author2 Veiga, Feliciano Henriques
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Covas, Filomena
Veiga, Feliciano Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento do estudante
Ensino superior
Residência
Ano académico
topic Envolvimento do estudante
Ensino superior
Residência
Ano académico
description A presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-06-06T14:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53282
url http://hdl.handle.net/10451/53282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Covas, F., & Veiga, F. H (2020). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24(3), 7-19.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134591334744064