Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Covas, Filomena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veiga, F. H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14745
Resumo: A presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.
id RCAP_630223733ddecf6cb6e2ee360e23456e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académicoEnvolvimento do estudanteEnsino superiorResidênciaAno académicoA presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.RCIPLCovas, FilomenaVeiga, F. H.2022-06-27T14:10:19Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14745porCovas, F. & Veiga, F. H. (2020). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: Análise em função da residência e do ano académico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XXIV(3), 720. http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:29.855714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
title Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
spellingShingle Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
Covas, Filomena
Envolvimento do estudante
Ensino superior
Residência
Ano académico
title_short Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
title_full Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
title_fullStr Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
title_full_unstemmed Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
title_sort Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
author Covas, Filomena
author_facet Covas, Filomena
Veiga, F. H.
author_role author
author2 Veiga, F. H.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Covas, Filomena
Veiga, F. H.
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento do estudante
Ensino superior
Residência
Ano académico
topic Envolvimento do estudante
Ensino superior
Residência
Ano académico
description A presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-06-27T14:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14745
url http://hdl.handle.net/10400.21/14745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Covas, F. & Veiga, F. H. (2020). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: Análise em função da residência e do ano académico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XXIV(3), 720. http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoes
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133497453969408