Barro preto de Gondar: o design na olaria tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Hugo Miguel Soares da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11063
Resumo: A louça preta era vista, até há bem pouco tempo, como um elemento de extrema importância e utilidade na habitação tradicional portuguesa, sendo usada na confeção de alimentos, armazenamento de líquidos e decoração. Na atualidade, esta louça não é tão procurada, fazendo com que existam cada vez menos oleiros e olarias a trabalhar o barro preto, como no caso do centro oleiro de Gongar, onde existe apenas um oleiro a exercer a atividade e em tempo parcial. Este trabalho visa apresentar uma proposta de design para uma coleção de nove peças de barro preto, documentando as metodologias de projeto usadas tanto pelo designer como pelo oleiro, assim como, todo o seu processo de fabrico. De forma a contextualizar a coleção, foi efetuado um levantamento histórico sobre a olaria tradicional em Portugal, uma descrição e comparação dos vários centros olaricos de barro preto existentes no norte de país, de modo a perceber as técnicas usadas para a produção das peças. Assim, houve a necessidade de recorrer a fontes literárias, artigos científicos, metodologias de design e de projeto, entrevistas, visitas a museus e feiras nacionais e internacionais na área do design, assim como, participar em todo o processo de produção. Os resultados obtidos, através das peças produzidas, demonstram uma falta de controlo durante o processo produtivo por parte do designer e do oleiro. No entanto, conclui-se que as diferenças entre as peças são uma mais valia do produto, que a conjugação de metodologias do designer e do oleiro é possivel e que o design tem um papel fundamental para a divulgaçao e promoçao da olaria tradicional.
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