O papel educativo do Museu de Olaria e o seu contributo para a educação artística: reflexões sobre estratégias de sensibilização e valorização de uma arte identitária de Barcelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Ana Maria dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2237
Resumo: O concelho de Barcelos é desde tempos remotos uma referência na produção de objetos em cerâmica. Ao longo de vários séculos, e de forma continuada, nesta região, foram sendo produzidas: louça utilitária, decorativa, cerâmica figurativa, encanações em grés e até estrutural, casos da telha e do tijolo. Dada a importância de preservar e divulgar este património identitário da região, Barcelos dispõe de um museu especificamente dedicado a esta temática - o Museu de Olaria - que, através das diversas atividades culturais e educativas que realiza, presta um serviço à comunidade e detém um importante papel na educação dos diversos públicos. Barcelos é uma Cidade Educadora e, em 2017 juntou a este estatuto o de Cidade Criativa da Unesco na categoria de Artesanato e Arte Popular. O trabalho aqui apresentado foi elaborado no âmbito da dissertação de mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estudo apresenta uma reflexão sobre a relação estabelecida entre o público estudante de Artes Visuais, de nível secundário, duma escola de Barcelos, através da visita e ações desenvolvidas no Museu de Olaria. Apresenta também uma reflexão sobre a relação com público do ensino superior, através de ações desenvolvidas com alunos, do curso de educação básica, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A base do estudo prende-se com o facto de se verificar que o público de nível secundário e superior, em geral, tem uma baixa representação nas visitas de grupos escolares ao Museu, e sobretudo de estudantes do curso de Artes Visuais. Foi relevante fazer esta análise, pois trata-se de grupos ligados às Artes que, no entanto, não têm relação com uma Arte Local Identitária da Cultura da sua Comunidade, assim como também foi importante efetuar o estudo com alunos do ensino superior que serão futuros professores generalistas. Como método de estudo foi adotada a investigação - ação, processo que possibilitou identificar algumas estratégias a implementar como medidas necessárias para a contribuição do conhecimento acerca do Museu, do seu património e atividades educativas de natureza artística nele desenvolvidas, junto dos estudantes envolvidos no estudo. A recolha de dados foi efetuada, através da observação ao longo dos ciclos realizados, e da reflexão dos próprios participantes. Recorreu-se também a inquéritos, fotografia e entrevistas informais. Através do resultado obtido nesta investigação-ação foi possível verificar que as estratégias aplicadas são fundamentais para dar a conhecer, a este público, o Museu e as suas ações e, como tal, possibilitar, através desta aproximação a sensibilização para a valorização de uma Arte Popular pouco evidenciada na formação de contexto escolar destes alunos.
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Barcelos é uma Cidade Educadora e, em 2017 juntou a este estatuto o de Cidade Criativa da Unesco na categoria de Artesanato e Arte Popular. O trabalho aqui apresentado foi elaborado no âmbito da dissertação de mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estudo apresenta uma reflexão sobre a relação estabelecida entre o público estudante de Artes Visuais, de nível secundário, duma escola de Barcelos, através da visita e ações desenvolvidas no Museu de Olaria. Apresenta também uma reflexão sobre a relação com público do ensino superior, através de ações desenvolvidas com alunos, do curso de educação básica, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A base do estudo prende-se com o facto de se verificar que o público de nível secundário e superior, em geral, tem uma baixa representação nas visitas de grupos escolares ao Museu, e sobretudo de estudantes do curso de Artes Visuais. Foi relevante fazer esta análise, pois trata-se de grupos ligados às Artes que, no entanto, não têm relação com uma Arte Local Identitária da Cultura da sua Comunidade, assim como também foi importante efetuar o estudo com alunos do ensino superior que serão futuros professores generalistas. Como método de estudo foi adotada a investigação - ação, processo que possibilitou identificar algumas estratégias a implementar como medidas necessárias para a contribuição do conhecimento acerca do Museu, do seu património e atividades educativas de natureza artística nele desenvolvidas, junto dos estudantes envolvidos no estudo. A recolha de dados foi efetuada, através da observação ao longo dos ciclos realizados, e da reflexão dos próprios participantes. Recorreu-se também a inquéritos, fotografia e entrevistas informais. Através do resultado obtido nesta investigação-ação foi possível verificar que as estratégias aplicadas são fundamentais para dar a conhecer, a este público, o Museu e as suas ações e, como tal, possibilitar, através desta aproximação a sensibilização para a valorização de uma Arte Popular pouco evidenciada na formação de contexto escolar destes alunos.The Municipality of Barcelos has been a reference in the production of ceramic objects, dating back to ancient times. Throughout many centuries, in this particular region, have been manufacturing: utilitarian and ornamental pottery, figurative ceramics, plumbing and even house structures, such as tiles and bricks, made with stoneware. Being aware of the importance of preserving and disclosing this identifying patrimony of this region, Barcelos disposes of a museum, entirely dedicated to this issue – the Pottery Museum –, which, through the cultural and educative activities that it offers, provides to the community its services and holds an important role in terms of the education of various groups of people. Barcelos is an Educative City, and, in 2017, added the statute of Unesco’s Creative City in the Craft and Folk Art Tier. The Assignment here presented, was draw up in the context of the Master’s of Artistic Education Thesis in the Superior Education School of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The undertaken study presents an stablished reflection between the student public of Visual Arts, in a secondary level, in a School of Barcelos, through a spectrum of guide-visits and educative actions developed in the Pottery Museum. Simultaneously, presents a reflection with the student public in a superior level, through several actions with the students of the Elementary Education degree, of the Superior Education School of the Polytechnic of Viana do Castelo. The present study was based on the statistics pointing to the low representation, in general, by the public of the secondary and superior levels in the board of visits taken by school groups to the Pottery Museum, mainly by the degree of Visual Arts Students. This analysis is relevant, in the sense that, although this are groups connected to the Arts there is no connection between them and the Local Art typical of the Cultural Identity of their Community, as well as it is important to study this issue with the superior group of students, regarding the fact that those will be the next generation of generalist professors. The adopted methodology was the investigation-action. Process that allowed the identification of new strategies that implemented as necessary measures would allow the perpetuation of the knowledge about the Museum, its heritage and the educative activities involved in artistic pursuits there developed, along with the student groups involved in this investigation. The data collection proceeded through the observation over the conducted cycles, as well as the reflection taken by the actors in this investigation. It was also deployed statistical surveys, photography and informal interviews. The results obtained with this investigation-action, allowed us to confirm how fundamental the application of this strategies are to raise awareness of the Museum and its actions to this public, as well as to make possible through this approach the sensitization towards the valorization of a little Popular Art evidenced in the formation of school context of these students.2019-10-29T15:16:41Z2019-07-29T00:00:00Z2019-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2237TID:202294382porBraga, Ana Maria dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:57Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:45.944662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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