Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Catarina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Tiago, Lino, Dalila
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9731
Resumo: Este livro surge resultante dos trabalhos de Projeto desenvolvidos pelas estudantes da Pós-Graduação em Educação em Creche e outros Equipamentos com Crianças dos 0 aos 3 anos da Escola Superior de Educação de Lisboa das edições de 2012/2014 e 2014/2016.
id RCAP_bdc31564735941d6905ef0fe8ea6f7c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9731
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologiaEducação pré-escolarCriançaFamiliaPedagogiaPsicologiaSociologiaEste livro surge resultante dos trabalhos de Projeto desenvolvidos pelas estudantes da Pós-Graduação em Educação em Creche e outros Equipamentos com Crianças dos 0 aos 3 anos da Escola Superior de Educação de Lisboa das edições de 2012/2014 e 2014/2016.A Pós-Graduação em Educação em Creche e Outros Equipamentos com Crianças dos 0 aos 3 anos foi criada em 2011, na sequência da publicação da recomendação “A Educação dos 0 aos 3 anos” por Teresa Vasconcelos. A primeira edição abriu em 2012 e desde então tem sido oferta como formação avançada da Escola Superior de Educação de Lisboa. Com a abertura do curso procurámos dar corpo às recomendações aí expressas explicitando, logo à partida, o nosso posicionamento: “a educação dos 0 aos 3 como um direito e não apenas como uma necessidade social” (Vasconcelos, 2011, p. 24). Esta é uma das premissas fundamentais que norteia a Pós-Graduação e, naturalmente, no seu interior discutimos de forma polissémica e interdisciplinar o papel das crianças, das famílias, dos/as profissionais, do Estado e da sociedade civil, neste processo de promoção e garantia da educação de crianças pequenas como um direito. Seguindo conceptualmente uma orientação pós-moderna (Dahlberg, Moss & Pence, 2003) a Pós- Graduação tem sido um espaço de diálogo entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia, procurando através dele traçar linhas de fuga que nos façam pensar, por um lado, de forma integrativa, complexa e crítica a educação de crianças pequenas e, por outro, as organizações/ equipamentos/serviços para a infância. Este ebook é o resultado dessa tentativa e nele apresentamos alguns 10 dos textos produzidos por estudantes das edições de 2012/2014 e de 2014/2016. A escolha destes textos e não de outros deve-se a um processo de revisão por pares a que foram submetidos todos os trabalhos. Os que foram aceites dão corpo a este ebook e expressam alguns dos olhares possíveis de Pedagogia, Psicologia e Sociologia sobre a educação de crianças dos 0 aos 3 anos. Naturalmente, não se esgotam aqui o que estes campos do saber teriam a dizer sobre o tema, mas pode-se, antes, considerar que este livro em formato eletrónico é uma possibilidade de abrir caminho e continuar a problematizar a educação de crianças pequenas e os seus contextos sociais, educativos, pedagógicos e culturais. Para assinalar e comemorar a publicação das recomendações de 2011, a coletânea encontra-se organizada em duas partes. Na primeira, contamos com a participação especial de Teresa Vasconcelos que apresenta um retrato, sete anos após a publicação da Recomendação, do ponto de situação atual. Na segunda, os catorze textos produzidos pelas estudantes que foram agrupados em três dimensões: a participação das crianças – Ana Rita Pires, Vera Luís, Cláudia Ministro, Ana Carolina Dinis, Sara Argêncio, Maria do Céu Neves, Mara Cacheirinha, Paula Osório, Ana Raquel Chenrim e Diana Batista; as conceções sobre o trabalho em creche – Diana Figueiredo, Sandra Cardoso e Cristina Cardoso; e, a promoção da linguagem – Inês Chiolas. Num plano mais pessoal, é com imenso gosto que coordenámos esta primeira edição do ebook “Educação e Práticas Pedagógicas com Crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia” com um especial agradecimento às autoras que permitiram que este livro fosse uma realidade depois de tão rica e profícua discussão ao longo da frequência dos respetivos cursos.CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de LisboaRCIPLTomás, CatarinaAlmeida, TiagoLino, Dalila2019-03-19T09:22:46Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9731por978-989-8912-05-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:15.061285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia
title Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia
spellingShingle Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia
Tomás, Catarina
Educação pré-escolar
Criança
Familia
Pedagogia
Psicologia
Sociologia
title_short Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia
title_full Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia
title_fullStr Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia
title_full_unstemmed Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia
title_sort Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia
author Tomás, Catarina
author_facet Tomás, Catarina
Almeida, Tiago
Lino, Dalila
author_role author
author2 Almeida, Tiago
Lino, Dalila
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Catarina
Almeida, Tiago
Lino, Dalila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Criança
Familia
Pedagogia
Psicologia
Sociologia
topic Educação pré-escolar
Criança
Familia
Pedagogia
Psicologia
Sociologia
description Este livro surge resultante dos trabalhos de Projeto desenvolvidos pelas estudantes da Pós-Graduação em Educação em Creche e outros Equipamentos com Crianças dos 0 aos 3 anos da Escola Superior de Educação de Lisboa das edições de 2012/2014 e 2014/2016.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-03-19T09:22:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9731
url http://hdl.handle.net/10400.21/9731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8912-05-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554101695676416