SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA: : algumas aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AVIZ, FERNANDA REGINA SILVA DE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SANTOS, TANIA REGINA LOBATO DOS, RIBEIRO, NILZA MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5788
Resumo: Com este estudo, objetiva-se apresentar algumas aproximações entre a Sociologia da Infância e a pedagogia freiriana, além de destacá-las e apontá-las como aportes teóricos de uma educação como sinônimo de liberdade e de autonomia. A Sociologia da Infância e a pedagogia freiriana apresentam convergências teóricas e epistemológicas ao abordar questões como diálogo, escuta, curiosidade, autonomia e liberdade. Ambas coadunam com uma educação pensada a partir de seus sujeitos, de suas experiências, de suas vozes, saberes e fazeres. Na intenção de trazer aspectos semelhantes dessas duas correntes, indica-se a pesquisa bibliográfica a partir de Qvortrup (2010), Corsaro (2011), Sarmento (2015) e Freire (1982, 2003). Conclui-se que a Sociologia da Infância se torna, tal como a Pedagogia de Freire, um agir em busca de autonomia, pois entende que o ser humano se forma desde a infância. Essa formação é vista como processo, daí a provocação para que esta não seja vista apenas como uma fase passageira, mas como uma categoria potencialmente capaz de formar sujeitos felizes, desde que estimulados pelo afeto e pela amorosidade, como a infância vivida por Freire em Recife. 
id UNOCHAPO-1_2c677c98739375e8c1d8d9b05d65b3e7
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5788
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA: : algumas aproximaçõesSociologia da Infância. Pedagogia de Paulo Freire. Infância. Criança.Com este estudo, objetiva-se apresentar algumas aproximações entre a Sociologia da Infância e a pedagogia freiriana, além de destacá-las e apontá-las como aportes teóricos de uma educação como sinônimo de liberdade e de autonomia. A Sociologia da Infância e a pedagogia freiriana apresentam convergências teóricas e epistemológicas ao abordar questões como diálogo, escuta, curiosidade, autonomia e liberdade. Ambas coadunam com uma educação pensada a partir de seus sujeitos, de suas experiências, de suas vozes, saberes e fazeres. Na intenção de trazer aspectos semelhantes dessas duas correntes, indica-se a pesquisa bibliográfica a partir de Qvortrup (2010), Corsaro (2011), Sarmento (2015) e Freire (1982, 2003). Conclui-se que a Sociologia da Infância se torna, tal como a Pedagogia de Freire, um agir em busca de autonomia, pois entende que o ser humano se forma desde a infância. Essa formação é vista como processo, daí a provocação para que esta não seja vista apenas como uma fase passageira, mas como uma categoria potencialmente capaz de formar sujeitos felizes, desde que estimulados pelo afeto e pela amorosidade, como a infância vivida por Freire em Recife. Unochapecó2021-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/578810.22196/rp.v22i0.5788Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-20Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5788/3310Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAVIZ, FERNANDA REGINA SILVA DESANTOS, TANIA REGINA LOBATO DOS RIBEIRO, NILZA MARIA2021-02-01T13:26:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5788Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-01T13:26:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA: : algumas aproximações
title SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA: : algumas aproximações
spellingShingle SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA: : algumas aproximações
AVIZ, FERNANDA REGINA SILVA DE
Sociologia da Infância. Pedagogia de Paulo Freire. Infância. Criança.
title_short SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA: : algumas aproximações
title_full SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA: : algumas aproximações
title_fullStr SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA: : algumas aproximações
title_full_unstemmed SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA: : algumas aproximações
title_sort SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E PEDAGOGIA FREIREANA: : algumas aproximações
author AVIZ, FERNANDA REGINA SILVA DE
author_facet AVIZ, FERNANDA REGINA SILVA DE
SANTOS, TANIA REGINA LOBATO DOS
RIBEIRO, NILZA MARIA
author_role author
author2 SANTOS, TANIA REGINA LOBATO DOS
RIBEIRO, NILZA MARIA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv AVIZ, FERNANDA REGINA SILVA DE
SANTOS, TANIA REGINA LOBATO DOS
RIBEIRO, NILZA MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da Infância. Pedagogia de Paulo Freire. Infância. Criança.
topic Sociologia da Infância. Pedagogia de Paulo Freire. Infância. Criança.
description Com este estudo, objetiva-se apresentar algumas aproximações entre a Sociologia da Infância e a pedagogia freiriana, além de destacá-las e apontá-las como aportes teóricos de uma educação como sinônimo de liberdade e de autonomia. A Sociologia da Infância e a pedagogia freiriana apresentam convergências teóricas e epistemológicas ao abordar questões como diálogo, escuta, curiosidade, autonomia e liberdade. Ambas coadunam com uma educação pensada a partir de seus sujeitos, de suas experiências, de suas vozes, saberes e fazeres. Na intenção de trazer aspectos semelhantes dessas duas correntes, indica-se a pesquisa bibliográfica a partir de Qvortrup (2010), Corsaro (2011), Sarmento (2015) e Freire (1982, 2003). Conclui-se que a Sociologia da Infância se torna, tal como a Pedagogia de Freire, um agir em busca de autonomia, pois entende que o ser humano se forma desde a infância. Essa formação é vista como processo, daí a provocação para que esta não seja vista apenas como uma fase passageira, mas como uma categoria potencialmente capaz de formar sujeitos felizes, desde que estimulados pelo afeto e pela amorosidade, como a infância vivida por Freire em Recife. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5788
10.22196/rp.v22i0.5788
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5788
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5788/3310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-20
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-20
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996075175936