A comunicação de crise em situações de catástrofe: o caso português do incêndio de Pedrógão Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fábio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fonseca, Daniela Esperança Monteiro da, Tapa, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10321
Resumo: Este artigo explora o papel da comunicação de crise em situações de catástrofe partindo do caso do incêndio de Pedrógão Grande, em junho de 2017. A extensão territorial do incêndio e, acima de tudo, o elevado número de vítimas mortais, tornaram o evento bastante mediatizado, colocando as organizações envolvidas perante uma crise que afetou a sua imagem e credibilidade. Neste sentido, pretendeu-se analisar em que medida a comunicação de crise em Pedrógão Grande correspondeu às expectativas dos diferentes públicos. Por um lado, foi averiguada a forma como as diversas entidades envolvidas geriram a comunicação face ao incêndio de Pedrógão Grande, sob o ponto de vista das instituições. Por outro, avaliou-se a perceção de alguns dos jornalistas que cobriram o evento relativamente ao acesso à informação sobre o caso. Neste trabalho reflete-se ainda sobre as perceções da opinião pública relativamente às ações tomadas pelas autoridades no âmbito da comunicação. Para atingir esses objetivos recorreu-se a uma triangulação metodológica que cruzou instrumentos de recolha de dados quantitativos e qualitativos (inquérito por questionário, entrevistas centradas e pesquisa documental). Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que as entidades, sobretudo de âmbito nacional, não estão disponíveis para falar sobre a temática da comunicação. A análise do caso do incêndio de Pedrógão Grande revelou uma ausência de planos de comunicação de crise, falta de estratégia e falhas na preparação, o que demonstra um desfasamento entre a teoria e a prática dessa área. Perante uma catástrofe, o comandante das operações de socorro e/ou o oficial de relações públicas deveriam estar familiarizados com os princípios da comunicação de crise e a divulgação de informação operacional, por parte das autoridades políticas, deveria ter sido evitada.
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