Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Hélio Ricardo de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8889
Resumo: A escassez de manuais técnicos em Angola e o custo elevado do pouco que existe no mercado local, são factores de enorme relevância para este trabalho de pesquisa. Com este trabalho procurou-se utilizar o wiki como forma de partilhar e disseminar documentação técnica, dentro do ambiente académico do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). Ao colher informações baseadas na utilização do ISPLBWiki (denominação atribuída ao wiki) por parte do grupo de alunos e docentes, esperamos ter condições de avaliar a viabilidade da utilização de uma ferramenta colaborativa, com o intuito de aplicar à posteriori o mesmo princípio nas unidades de ensino à distância da Universidade Lusíada de Angola (projecto a implementar pela universidade a longo prazo). A ferramenta utilizada para a execução do estudo de caso foi o MediaWiki, que é um software Wiki escrito em PHP utilizando sistemas de gestão de base de dados MySQL, e licenciado sob a GNU GPL. O projecto é desenvolvido através de SVN da SourceForge. Esta tecnologia é utilizada principalmente nos projectos da Wikimedia. Antes de aplicar este estudo de caso, outras hipóteses para partilha e disseminação de conhecimento foram cogitadas, como por exemplo o Moodle, no entanto a popularidade do Wikipédia aliada à relativa simplicidade no seu uso, foram factores preponderantes para a escolha do MediaWiki. O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos do curso de informática, no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada no ISPLB durante o primeiro semestre do ano de 2016. Através da análise dos resultados (por intermédio de um inquérito), foram registadas dificuldades técnicas de operação e culturais, especialmente relacionados com a colaboração em equipa; porém alunos e docentes consideraram a ferramenta como sendo pedagogicamente útil e viável, considerando a vantagem de partilha de informações como a maior vantagem da ferramenta wiki.
id RCAP_bdcafd171ae04463221a2d88f03b8863
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃOINFORMÁTICAENGENHARIA INFORMÁTICAENSINO À DISTÂNCIASOFTWARE DE APLICAÇÕESSOFTWARE WIKIESTUDOS DE CASOANGOLACOMPUTER SCIENCECOMPUTER ENGINEERINGDISTANCE LEARNINGAPPLICATION SOFTWAREWIKI SOFTWARECASE STUDIESANGOLAA escassez de manuais técnicos em Angola e o custo elevado do pouco que existe no mercado local, são factores de enorme relevância para este trabalho de pesquisa. Com este trabalho procurou-se utilizar o wiki como forma de partilhar e disseminar documentação técnica, dentro do ambiente académico do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). Ao colher informações baseadas na utilização do ISPLBWiki (denominação atribuída ao wiki) por parte do grupo de alunos e docentes, esperamos ter condições de avaliar a viabilidade da utilização de uma ferramenta colaborativa, com o intuito de aplicar à posteriori o mesmo princípio nas unidades de ensino à distância da Universidade Lusíada de Angola (projecto a implementar pela universidade a longo prazo). A ferramenta utilizada para a execução do estudo de caso foi o MediaWiki, que é um software Wiki escrito em PHP utilizando sistemas de gestão de base de dados MySQL, e licenciado sob a GNU GPL. O projecto é desenvolvido através de SVN da SourceForge. Esta tecnologia é utilizada principalmente nos projectos da Wikimedia. Antes de aplicar este estudo de caso, outras hipóteses para partilha e disseminação de conhecimento foram cogitadas, como por exemplo o Moodle, no entanto a popularidade do Wikipédia aliada à relativa simplicidade no seu uso, foram factores preponderantes para a escolha do MediaWiki. O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos do curso de informática, no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada no ISPLB durante o primeiro semestre do ano de 2016. Através da análise dos resultados (por intermédio de um inquérito), foram registadas dificuldades técnicas de operação e culturais, especialmente relacionados com a colaboração em equipa; porém alunos e docentes consideraram a ferramenta como sendo pedagogicamente útil e viável, considerando a vantagem de partilha de informações como a maior vantagem da ferramenta wiki.The shortage of technical manuals in Angola and the high cost of what little there is in the local market, are factors of great relevance to this research. With this work we tried to use the wiki as a way to share and disseminate technical documentation within the academic environment of Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). By collecting information based on the use of ISPLBWiki (name given to the wiki) by the group of students, we hope to be able to assess the feasibility of using a collaborative tool, in order to apply the same principle in the subsequent units of learning distance from Lusíada University of Angola. The tool used for implementing the case study was MediaWiki, which is a wiki software written in PHP using management systems database MySQL and licensed under the GNU GPL. The project is developed through the SourceForge SVN. This technology is mainly used in Wikimedia projects. Before applying this case study, other possibilities for sharing and disseminating knowledge been contemplated, such as Moodle, however the popularity of Wikipédia combined with relative simplicity in its use were important factors for choosing MediaWiki . This paper aims to examine the experiences experienced by students of computer science, while using a pedagogical tool based collaborative wiki. The research was conducted at the Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). Through the analysis of results (through a survey), teachers and students were perceived by some technical difficulties of operation and cultural difficulties, especially related to team collaboration, however they all found the tool as useful and educationally viable, considering the advantage of information sharing as the greatest advantage of the wiki.2018-07-13T12:18:51Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8889TID:201950375porHenriques, Hélio Ricardo de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:29.442363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016
title Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016
spellingShingle Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016
Henriques, Hélio Ricardo de Almeida
MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INFORMÁTICA
ENGENHARIA INFORMÁTICA
ENSINO À DISTÂNCIA
SOFTWARE DE APLICAÇÕES
SOFTWARE WIKI
ESTUDOS DE CASO
ANGOLA
COMPUTER SCIENCE
COMPUTER ENGINEERING
DISTANCE LEARNING
APPLICATION SOFTWARE
WIKI SOFTWARE
CASE STUDIES
ANGOLA
title_short Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016
title_full Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016
title_fullStr Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016
title_full_unstemmed Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016
title_sort Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016
author Henriques, Hélio Ricardo de Almeida
author_facet Henriques, Hélio Ricardo de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Hélio Ricardo de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INFORMÁTICA
ENGENHARIA INFORMÁTICA
ENSINO À DISTÂNCIA
SOFTWARE DE APLICAÇÕES
SOFTWARE WIKI
ESTUDOS DE CASO
ANGOLA
COMPUTER SCIENCE
COMPUTER ENGINEERING
DISTANCE LEARNING
APPLICATION SOFTWARE
WIKI SOFTWARE
CASE STUDIES
ANGOLA
topic MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INFORMÁTICA
ENGENHARIA INFORMÁTICA
ENSINO À DISTÂNCIA
SOFTWARE DE APLICAÇÕES
SOFTWARE WIKI
ESTUDOS DE CASO
ANGOLA
COMPUTER SCIENCE
COMPUTER ENGINEERING
DISTANCE LEARNING
APPLICATION SOFTWARE
WIKI SOFTWARE
CASE STUDIES
ANGOLA
description A escassez de manuais técnicos em Angola e o custo elevado do pouco que existe no mercado local, são factores de enorme relevância para este trabalho de pesquisa. Com este trabalho procurou-se utilizar o wiki como forma de partilhar e disseminar documentação técnica, dentro do ambiente académico do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). Ao colher informações baseadas na utilização do ISPLBWiki (denominação atribuída ao wiki) por parte do grupo de alunos e docentes, esperamos ter condições de avaliar a viabilidade da utilização de uma ferramenta colaborativa, com o intuito de aplicar à posteriori o mesmo princípio nas unidades de ensino à distância da Universidade Lusíada de Angola (projecto a implementar pela universidade a longo prazo). A ferramenta utilizada para a execução do estudo de caso foi o MediaWiki, que é um software Wiki escrito em PHP utilizando sistemas de gestão de base de dados MySQL, e licenciado sob a GNU GPL. O projecto é desenvolvido através de SVN da SourceForge. Esta tecnologia é utilizada principalmente nos projectos da Wikimedia. Antes de aplicar este estudo de caso, outras hipóteses para partilha e disseminação de conhecimento foram cogitadas, como por exemplo o Moodle, no entanto a popularidade do Wikipédia aliada à relativa simplicidade no seu uso, foram factores preponderantes para a escolha do MediaWiki. O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos do curso de informática, no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada no ISPLB durante o primeiro semestre do ano de 2016. Através da análise dos resultados (por intermédio de um inquérito), foram registadas dificuldades técnicas de operação e culturais, especialmente relacionados com a colaboração em equipa; porém alunos e docentes consideraram a ferramenta como sendo pedagogicamente útil e viável, considerando a vantagem de partilha de informações como a maior vantagem da ferramenta wiki.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-07-13T12:18:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8889
TID:201950375
url http://hdl.handle.net/10437/8889
identifier_str_mv TID:201950375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131262231773184