Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8889 |
Resumo: | A escassez de manuais técnicos em Angola e o custo elevado do pouco que existe no mercado local, são factores de enorme relevância para este trabalho de pesquisa. Com este trabalho procurou-se utilizar o wiki como forma de partilhar e disseminar documentação técnica, dentro do ambiente académico do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). Ao colher informações baseadas na utilização do ISPLBWiki (denominação atribuída ao wiki) por parte do grupo de alunos e docentes, esperamos ter condições de avaliar a viabilidade da utilização de uma ferramenta colaborativa, com o intuito de aplicar à posteriori o mesmo princípio nas unidades de ensino à distância da Universidade Lusíada de Angola (projecto a implementar pela universidade a longo prazo). A ferramenta utilizada para a execução do estudo de caso foi o MediaWiki, que é um software Wiki escrito em PHP utilizando sistemas de gestão de base de dados MySQL, e licenciado sob a GNU GPL. O projecto é desenvolvido através de SVN da SourceForge. Esta tecnologia é utilizada principalmente nos projectos da Wikimedia. Antes de aplicar este estudo de caso, outras hipóteses para partilha e disseminação de conhecimento foram cogitadas, como por exemplo o Moodle, no entanto a popularidade do Wikipédia aliada à relativa simplicidade no seu uso, foram factores preponderantes para a escolha do MediaWiki. O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos do curso de informática, no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada no ISPLB durante o primeiro semestre do ano de 2016. Através da análise dos resultados (por intermédio de um inquérito), foram registadas dificuldades técnicas de operação e culturais, especialmente relacionados com a colaboração em equipa; porém alunos e docentes consideraram a ferramenta como sendo pedagogicamente útil e viável, considerando a vantagem de partilha de informações como a maior vantagem da ferramenta wiki. |
id |
RCAP_bdcafd171ae04463221a2d88f03b8863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8889 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃOINFORMÁTICAENGENHARIA INFORMÁTICAENSINO À DISTÂNCIASOFTWARE DE APLICAÇÕESSOFTWARE WIKIESTUDOS DE CASOANGOLACOMPUTER SCIENCECOMPUTER ENGINEERINGDISTANCE LEARNINGAPPLICATION SOFTWAREWIKI SOFTWARECASE STUDIESANGOLAA escassez de manuais técnicos em Angola e o custo elevado do pouco que existe no mercado local, são factores de enorme relevância para este trabalho de pesquisa. Com este trabalho procurou-se utilizar o wiki como forma de partilhar e disseminar documentação técnica, dentro do ambiente académico do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). Ao colher informações baseadas na utilização do ISPLBWiki (denominação atribuída ao wiki) por parte do grupo de alunos e docentes, esperamos ter condições de avaliar a viabilidade da utilização de uma ferramenta colaborativa, com o intuito de aplicar à posteriori o mesmo princípio nas unidades de ensino à distância da Universidade Lusíada de Angola (projecto a implementar pela universidade a longo prazo). A ferramenta utilizada para a execução do estudo de caso foi o MediaWiki, que é um software Wiki escrito em PHP utilizando sistemas de gestão de base de dados MySQL, e licenciado sob a GNU GPL. O projecto é desenvolvido através de SVN da SourceForge. Esta tecnologia é utilizada principalmente nos projectos da Wikimedia. Antes de aplicar este estudo de caso, outras hipóteses para partilha e disseminação de conhecimento foram cogitadas, como por exemplo o Moodle, no entanto a popularidade do Wikipédia aliada à relativa simplicidade no seu uso, foram factores preponderantes para a escolha do MediaWiki. O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos do curso de informática, no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada no ISPLB durante o primeiro semestre do ano de 2016. Através da análise dos resultados (por intermédio de um inquérito), foram registadas dificuldades técnicas de operação e culturais, especialmente relacionados com a colaboração em equipa; porém alunos e docentes consideraram a ferramenta como sendo pedagogicamente útil e viável, considerando a vantagem de partilha de informações como a maior vantagem da ferramenta wiki.The shortage of technical manuals in Angola and the high cost of what little there is in the local market, are factors of great relevance to this research. With this work we tried to use the wiki as a way to share and disseminate technical documentation within the academic environment of Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). By collecting information based on the use of ISPLBWiki (name given to the wiki) by the group of students, we hope to be able to assess the feasibility of using a collaborative tool, in order to apply the same principle in the subsequent units of learning distance from Lusíada University of Angola. The tool used for implementing the case study was MediaWiki, which is a wiki software written in PHP using management systems database MySQL and licensed under the GNU GPL. The project is developed through the SourceForge SVN. This technology is mainly used in Wikimedia projects. Before applying this case study, other possibilities for sharing and disseminating knowledge been contemplated, such as Moodle, however the popularity of Wikipédia combined with relative simplicity in its use were important factors for choosing MediaWiki . This paper aims to examine the experiences experienced by students of computer science, while using a pedagogical tool based collaborative wiki. The research was conducted at the Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). Through the analysis of results (through a survey), teachers and students were perceived by some technical difficulties of operation and cultural difficulties, especially related to team collaboration, however they all found the tool as useful and educationally viable, considering the advantage of information sharing as the greatest advantage of the wiki.2018-07-13T12:18:51Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8889TID:201950375porHenriques, Hélio Ricardo de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:29.442363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016 |
title |
Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016 |
spellingShingle |
Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016 Henriques, Hélio Ricardo de Almeida MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INFORMÁTICA ENGENHARIA INFORMÁTICA ENSINO À DISTÂNCIA SOFTWARE DE APLICAÇÕES SOFTWARE WIKI ESTUDOS DE CASO ANGOLA COMPUTER SCIENCE COMPUTER ENGINEERING DISTANCE LEARNING APPLICATION SOFTWARE WIKI SOFTWARE CASE STUDIES ANGOLA |
title_short |
Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016 |
title_full |
Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016 |
title_fullStr |
Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016 |
title_full_unstemmed |
Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016 |
title_sort |
Wiki como ferramenta de apoio na educação : um estudo de caso no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, 2016 |
author |
Henriques, Hélio Ricardo de Almeida |
author_facet |
Henriques, Hélio Ricardo de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Hélio Ricardo de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INFORMÁTICA ENGENHARIA INFORMÁTICA ENSINO À DISTÂNCIA SOFTWARE DE APLICAÇÕES SOFTWARE WIKI ESTUDOS DE CASO ANGOLA COMPUTER SCIENCE COMPUTER ENGINEERING DISTANCE LEARNING APPLICATION SOFTWARE WIKI SOFTWARE CASE STUDIES ANGOLA |
topic |
MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INFORMÁTICA ENGENHARIA INFORMÁTICA ENSINO À DISTÂNCIA SOFTWARE DE APLICAÇÕES SOFTWARE WIKI ESTUDOS DE CASO ANGOLA COMPUTER SCIENCE COMPUTER ENGINEERING DISTANCE LEARNING APPLICATION SOFTWARE WIKI SOFTWARE CASE STUDIES ANGOLA |
description |
A escassez de manuais técnicos em Angola e o custo elevado do pouco que existe no mercado local, são factores de enorme relevância para este trabalho de pesquisa. Com este trabalho procurou-se utilizar o wiki como forma de partilhar e disseminar documentação técnica, dentro do ambiente académico do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela(ISPLB). Ao colher informações baseadas na utilização do ISPLBWiki (denominação atribuída ao wiki) por parte do grupo de alunos e docentes, esperamos ter condições de avaliar a viabilidade da utilização de uma ferramenta colaborativa, com o intuito de aplicar à posteriori o mesmo princípio nas unidades de ensino à distância da Universidade Lusíada de Angola (projecto a implementar pela universidade a longo prazo). A ferramenta utilizada para a execução do estudo de caso foi o MediaWiki, que é um software Wiki escrito em PHP utilizando sistemas de gestão de base de dados MySQL, e licenciado sob a GNU GPL. O projecto é desenvolvido através de SVN da SourceForge. Esta tecnologia é utilizada principalmente nos projectos da Wikimedia. Antes de aplicar este estudo de caso, outras hipóteses para partilha e disseminação de conhecimento foram cogitadas, como por exemplo o Moodle, no entanto a popularidade do Wikipédia aliada à relativa simplicidade no seu uso, foram factores preponderantes para a escolha do MediaWiki. O presente trabalho tem como objetivo analisar a vivência experimentada por alunos do curso de informática, no uso pedagógico de uma ferramenta colaborativa baseada em wiki. A pesquisa foi realizada no ISPLB durante o primeiro semestre do ano de 2016. Através da análise dos resultados (por intermédio de um inquérito), foram registadas dificuldades técnicas de operação e culturais, especialmente relacionados com a colaboração em equipa; porém alunos e docentes consideraram a ferramenta como sendo pedagogicamente útil e viável, considerando a vantagem de partilha de informações como a maior vantagem da ferramenta wiki. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-07-13T12:18:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8889 TID:201950375 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8889 |
identifier_str_mv |
TID:201950375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131262231773184 |