O sentido de símbolo em alunos do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grossmann, Maria Teresa Santos Graça Rebelo Abranches, 1969-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6095
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_bdcd0b31af258f1d605df07affe50189
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6095
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sentido de símbolo em alunos do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da álgebraDidáctica da matemáticaÁlgebraEquaçõesTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Esta investigação tem por objetivo caracterizar o sentido de símbolo de alunos na fase final do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da Álgebra. Duas questões orientam este trabalho: (i) Que sentido de símbolo revelam esses alunos no modo como resolvem questões envolvendo expressões algébricas, equações, problemas e funções? (ii) Qual a relação entre o desenvolvimento do sentido de símbolo dos alunos e a sua capacidade de realização de questões sobre conteúdos específicos do 12.º ano? A investigação incide num grupo de vinte e um alunos, e aborda com mais profundidade dois alunos do 12.º ano. A recolha de dados é feita através de um teste diagnóstico, duas entrevistas e documentos escritos pelos alunos. Um quadro de referência é a base da caracterização do sentido de símbolo dos alunos, a partir da forma como estes resolvem questões envolvendo expressões algébricas, equações, problemas e funções. A metodologia é essencialmente qualitativa (estudos de caso), complementada por alguns aspetos quantitativos, e insere-se no paradigma interpretativo. O quadro de referência mostrou ser uma ferramenta útil e adequada à caracterização do sentido de símbolo dos alunos. Os resultados indicam uma heterogeneidade quanto ao sentido de símbolo dos diversos alunos, mas apontam para uma maior facilidade no trabalho com as expressões algébricas e maior dificuldade no trabalho com problemas. A manipulação simbólica surge como o aspeto do sentido de símbolo mais desenvolvido e a utilização dos símbolos para conjeturar e generalizar, o aspecto menos desenvolvido. O sentido de símbolo de cada aluno é visível e influencia o seu trabalho com conteúdos específicos de Matemática A: num deles a abordagem tem caráter dominantemente instrumental e no outro a abordagem revela compreensão na forma como desenvolve processos de matematização e abstração.This research aims to characterize the symbol sense of students in their final stage of secondary education and its relation with the learning of algebra. Two questions conduct this research: (i) What symbol sense do those students show, when working in questions involving algebraic expressions, equations, problems and functions? (ii) What is the relation between the students’ symbol sense and their ability to solve questions regarding specific topics of the year 13 syllabus? The research focuses on a group of twenty one students and involves a deeper study of two students of year 13. Data collection is carried out through a diagnostic test, two interviews and documents written by the students. A reference framework is used to characterize the students’ symbol sense, based on the way they solve questions involving algebraic expressions, equations, problems and functions. The methodology is essentially qualitative (case study), complemented by a small quantitative element, and is based on the interpretative paradigm. The reference framework proved to be a useful tool, adequate to characterize the students’ symbol sense. The results indicate heterogeneity regarding the students’ symbol sense, but also show that the work with algebraic expressions is easier for the students while they show difficulty when working with problems. Symbolic manipulation appears to be the more developed aspect of symbol sense, while the use of symbols to conjecture and generalize is the less developed one. Regarding the specific topics of Mathematics A, each student symbol sense is visible and influences their work: the approach of one of the students is essentially instrumental, while the other reveals understanding as he develops mathematization and abstraction processes.Ponte, João Pedro da, 1953-Repositório da Universidade de LisboaGrossmann, Maria Teresa Santos Graça Rebelo Abranches, 1969-2012-04-23T10:51:25Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:18.885226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sentido de símbolo em alunos do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da álgebra
title O sentido de símbolo em alunos do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da álgebra
spellingShingle O sentido de símbolo em alunos do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da álgebra
Grossmann, Maria Teresa Santos Graça Rebelo Abranches, 1969-
Didáctica da matemática
Álgebra
Equações
Teses de mestrado - 2011
title_short O sentido de símbolo em alunos do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da álgebra
title_full O sentido de símbolo em alunos do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da álgebra
title_fullStr O sentido de símbolo em alunos do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da álgebra
title_full_unstemmed O sentido de símbolo em alunos do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da álgebra
title_sort O sentido de símbolo em alunos do ensino secundário e a sua relação com a aprendizagem da álgebra
author Grossmann, Maria Teresa Santos Graça Rebelo Abranches, 1969-
author_facet Grossmann, Maria Teresa Santos Graça Rebelo Abranches, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponte, João Pedro da, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Grossmann, Maria Teresa Santos Graça Rebelo Abranches, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica da matemática
Álgebra
Equações
Teses de mestrado - 2011
topic Didáctica da matemática
Álgebra
Equações
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-23T10:51:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6095
url http://hdl.handle.net/10451/6095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134202332971008