O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : uma experiência de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Cátia Mónica Perdigão, 1979-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6258
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_ea031812182619088feba80c5d3ce503
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : uma experiência de ensinoDidáctica da matemáticaLiteracia estatísticaTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Esta investigação tem como principal objetivo obter informações tendo em vista conhecer o nível de compreensão e a capacidade de interpretação de dados representados em gráficos e tabelas dos alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade antes, durante e após a realização de uma unidade de ensino sobre o tema, assim como compreender as dificuldades apresentadas, com o intuito de melhorar o ensino e a aprendizagem. Desta forma, este estudo segue uma metodologia de investigação de caráterinterpretativa e qualitativa, utilizando o design de estudo de caso, numa vertente de experiência de ensino. Os participantes são alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade – o Daniel, a Maria e o Miguel – que são objeto de estudo. Sãopropostas dez tarefas de investigação/exploração/resolução de problemas construídas tendo como ponto de partida os níveis de leitura e compreensão de tabelas e gráficos propostos porCurcio (1989). Para proceder à recolha de dados, foram utilizados diferentes métodos: (i) observação participante, com registos em fotografia, áudio e/ou vídeo; (ii) recolha documental; (iii) entrevista semiestruturada aos alunos que constituíram estudos de caso; e (iv) testes inicial e final. Foram consideradas como categorias de análise: (i) as estratégias utilizadas pelos alunos na exploração das diferentes tarefas propostas; (ii) os níveis de leitura/compreensão e interpretação de tabelas e gráficos; e (iii) as dificuldades sentidas pelos alunos em cada um dos momentos. Deste estudo é possível concluir que os alunos apresentam algumas dificuldades na interpretação de gráficos estatísticos, designadamente no que se refere à comunicação escrita. Os alunos revelam uma fraca compreensão e interpretação de enunciados e dos gráficos em si. Tendo por referência os níveis de compreensão de Curcio (1989), constatou-se que os alunos demonstram poucas dificuldades em questões do nível 1, mas já no que diz respeito a questões de nível 2 e 3, os alunos revelam que têm uma fraca capacidade de explicar os seus raciocínios. Com o decorrer da unidade de ensino, os alunos evoluem positivamente, conseguindo, cada vez melhor, explicar os seus raciocínios e estar concentrados/atentos a todos os pormenores dos gráficos, desenvolvendo, desta forma, a sua literacia estatística.This research‟s main objective is to obtain information that allows to know the level of understanding and the capacity of interpretation of data represented in graphs and tables by the students of a 5th grade class, before, during, and after the teaching of a unit on the subject, as well as understanding the difficulties shown, with the purpose of improving the teaching and the learning. This study follows a research methodology with interpretative and qualitative purpose, using the case-study design, incorporating a teaching experience. The participants are students of a 5th grade class – they are Daniel, Maria and Miguel – who are the subject of study. Ten tasks of investigation/exploration/problem solving were proposed that were built with the comprehension levels of Curcio (1989) as starting point. To collect data, different methods have been used: (i) participant observation, with photograph, audio and/or video recording; (ii) documental collection; (iii) semi-structured interview to the case-study participating students; and (iv) initial and final tests. The analysis categories considered were: (i) the strategies used by the students in the exploration of the different proposed tasks; (ii) the levels of reading/comprehension and interpretation of the tables and graphs; and (iii) the difficulties felt by the students in each of the moments. From this study we can conclude that the students show some difficulties in the interpretation of statistical graphs, especially regarding the written communication. The students show low comprehension and interpretation of graphs statements. Taking Curcio (1989) levels of graph comprehension as a reference, it was found that the students show few difficulties in level 1 questions, but regarding levels 2 and 3 questions, the students show they lack the capacity to explain their reasoning. In the course of the teaching unit, the students evolve positively, being able to gradually better explain their reasoning and be concentrated/attentive to all the details of the graphs, developing, this way, their statistical literacy.Ponte, João Pedro da, 1953-Repositório da Universidade de LisboaFreitas, Cátia Mónica Perdigão, 1979-2012-05-09T14:24:08Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:26.347453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : uma experiência de ensino
title O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : uma experiência de ensino
spellingShingle O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : uma experiência de ensino
Freitas, Cátia Mónica Perdigão, 1979-
Didáctica da matemática
Literacia estatística
Teses de mestrado - 2011
title_short O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : uma experiência de ensino
title_full O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : uma experiência de ensino
title_fullStr O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : uma experiência de ensino
title_full_unstemmed O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : uma experiência de ensino
title_sort O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : uma experiência de ensino
author Freitas, Cátia Mónica Perdigão, 1979-
author_facet Freitas, Cátia Mónica Perdigão, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponte, João Pedro da, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Cátia Mónica Perdigão, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica da matemática
Literacia estatística
Teses de mestrado - 2011
topic Didáctica da matemática
Literacia estatística
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-09T14:24:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6258
url http://hdl.handle.net/10451/6258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204105064448