Portuguese market reaction to earnings and dividend announcements
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/6610 |
Resumo: | O principal objectivo desta dissertação de mestrado é contribuir para uma melhor compreensão do mercado de acções Português, através de evidência empírica sobre a eficiência do mercado na forma semi-forte. Para atingir este objectivo concentramo-nos no efeito da divulgação de informação financeira (anúncio de resultados e dividendos), analisando tanto a reacção do preço das acções como do seu volume de negócios. A investigação baseou-se na metodologia do estudo de eventos, através da análise de 548 eventos, 446 anúncios de resultados e 102 anúncios de dividendos por empresas admitidas à cotação no índice bolsista PSI-20 durante o período de Janeiro de 2005 a Dezembro de 2010. Os resultados evidenciam o conteúdo informativo dos anúncios de resultados e dividendos, uma vez que encontramos evidência empírica de rentabilidade e volume de transacção anormal em torno do dia dos anúncios. No entanto, encontramos também evidência que sugere que o mercado Português não é eficiente na forma semi-forte quanto à divulgação de informação financeira, verificando-se que este não reage imediata e totalmente à nova informação divulgada. Esta dissertação fornece nova evidência sobre o conteúdo informativo da informação financeira divulgada no mercado Português, através da análise da reacção do preço das acções e do seu volume de negócios a anúncios de resultados e dividendos considerados pelo mercado como “boas” notícias, “más” notícias ou anúncios que não transmitem “nenhuma” notícia. Ao utilizar a amplitude relativa do preço das acções, o nosso estudo contribui para a literatura existente, dado que tanto quanto sabemos, nenhum outro estudo explorou a variação da amplitude do preço das acções em torno de determinados anúncios. |
id |
RCAP_bdcfcccd336da8553fa39c66ca58e90d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/6610 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Portuguese market reaction to earnings and dividend announcementsMercados financeirosEconomia portuguesaBolsa de valoresInformação financeiraO principal objectivo desta dissertação de mestrado é contribuir para uma melhor compreensão do mercado de acções Português, através de evidência empírica sobre a eficiência do mercado na forma semi-forte. Para atingir este objectivo concentramo-nos no efeito da divulgação de informação financeira (anúncio de resultados e dividendos), analisando tanto a reacção do preço das acções como do seu volume de negócios. A investigação baseou-se na metodologia do estudo de eventos, através da análise de 548 eventos, 446 anúncios de resultados e 102 anúncios de dividendos por empresas admitidas à cotação no índice bolsista PSI-20 durante o período de Janeiro de 2005 a Dezembro de 2010. Os resultados evidenciam o conteúdo informativo dos anúncios de resultados e dividendos, uma vez que encontramos evidência empírica de rentabilidade e volume de transacção anormal em torno do dia dos anúncios. No entanto, encontramos também evidência que sugere que o mercado Português não é eficiente na forma semi-forte quanto à divulgação de informação financeira, verificando-se que este não reage imediata e totalmente à nova informação divulgada. Esta dissertação fornece nova evidência sobre o conteúdo informativo da informação financeira divulgada no mercado Português, através da análise da reacção do preço das acções e do seu volume de negócios a anúncios de resultados e dividendos considerados pelo mercado como “boas” notícias, “más” notícias ou anúncios que não transmitem “nenhuma” notícia. Ao utilizar a amplitude relativa do preço das acções, o nosso estudo contribui para a literatura existente, dado que tanto quanto sabemos, nenhum outro estudo explorou a variação da amplitude do preço das acções em torno de determinados anúncios.The main intent of this master degree thesis is to contribute to a better understanding of the Portuguese stock market based on empirical evidence on the semi-strong market efficiency. To achieve this goal, we focused on the announcement effect of financial information (corporate earnings and dividend announcements), analysing both the stock price and trading volume response to the announcements. The investigation is based on the event studies methodology, with the analysis of 548 events, 446 earnings announcements and 102 dividend announcements for 23 companies listed on the PSI-20 stock index from January 2005 through December 2010. The results provide some evidence of the information content of earnings and dividends, as we found evidence of abnormal returns and abnormal trading volume around the announcement day. Nevertheless, our evidence also suggests that the Portuguese stock market is not semi-strong form efficient regarding the disclosure of financial information, as we verify that the stock market does not reacts immediately and fully to the new information. This thesis provides new evidence on the information content of financial information for the Portuguese stock market, as we aim to examine both earnings and dividend announcements through the analysis of the stock price and the trading volume response to good, bad and no news announcements. By using the stock price relative range, our study adds to the existing literature, as far as we know, no previous study explored the analysis of the stock price range variation around certain announcements.Universidade de aveiro2012-02-17T15:39:35Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6610engParada, Sofia Madalena Sequeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:11:15Zoai:ria.ua.pt:10773/6610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:35.030283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portuguese market reaction to earnings and dividend announcements |
title |
Portuguese market reaction to earnings and dividend announcements |
spellingShingle |
Portuguese market reaction to earnings and dividend announcements Parada, Sofia Madalena Sequeira Mercados financeiros Economia portuguesa Bolsa de valores Informação financeira |
title_short |
Portuguese market reaction to earnings and dividend announcements |
title_full |
Portuguese market reaction to earnings and dividend announcements |
title_fullStr |
Portuguese market reaction to earnings and dividend announcements |
title_full_unstemmed |
Portuguese market reaction to earnings and dividend announcements |
title_sort |
Portuguese market reaction to earnings and dividend announcements |
author |
Parada, Sofia Madalena Sequeira |
author_facet |
Parada, Sofia Madalena Sequeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parada, Sofia Madalena Sequeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercados financeiros Economia portuguesa Bolsa de valores Informação financeira |
topic |
Mercados financeiros Economia portuguesa Bolsa de valores Informação financeira |
description |
O principal objectivo desta dissertação de mestrado é contribuir para uma melhor compreensão do mercado de acções Português, através de evidência empírica sobre a eficiência do mercado na forma semi-forte. Para atingir este objectivo concentramo-nos no efeito da divulgação de informação financeira (anúncio de resultados e dividendos), analisando tanto a reacção do preço das acções como do seu volume de negócios. A investigação baseou-se na metodologia do estudo de eventos, através da análise de 548 eventos, 446 anúncios de resultados e 102 anúncios de dividendos por empresas admitidas à cotação no índice bolsista PSI-20 durante o período de Janeiro de 2005 a Dezembro de 2010. Os resultados evidenciam o conteúdo informativo dos anúncios de resultados e dividendos, uma vez que encontramos evidência empírica de rentabilidade e volume de transacção anormal em torno do dia dos anúncios. No entanto, encontramos também evidência que sugere que o mercado Português não é eficiente na forma semi-forte quanto à divulgação de informação financeira, verificando-se que este não reage imediata e totalmente à nova informação divulgada. Esta dissertação fornece nova evidência sobre o conteúdo informativo da informação financeira divulgada no mercado Português, através da análise da reacção do preço das acções e do seu volume de negócios a anúncios de resultados e dividendos considerados pelo mercado como “boas” notícias, “más” notícias ou anúncios que não transmitem “nenhuma” notícia. Ao utilizar a amplitude relativa do preço das acções, o nosso estudo contribui para a literatura existente, dado que tanto quanto sabemos, nenhum outro estudo explorou a variação da amplitude do preço das acções em torno de determinados anúncios. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-02-17T15:39:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/6610 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/6610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137497447399424 |