Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15372 |
Resumo: | O presente relatório surge como resultado do trabalho realizado no Serviço de Educação do MNAA em dois momentos distintos e nos objectivos delineados: o primeiro diz respeito ao Estágio realizado em 2007 no âmbito do Curso de Mestrado em Museologia da Universidade de Évora e o segundo à colaboração na realização de visitas guiadas, acolhimento de visitantes e gestão de entradas de grupos na Exposição Temporária Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII. Relatam-se as duas experiências, contextualizando-as no plano internacional e nacional da educação através dos museus, enquadrando-as nas metodologias e espírito do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Educação e analisando comparativamente os dois momentos de trabalho na instituição. A experiência de estágio permitiu-me adquirir, métodos de trabalho, experiência e conhecimentos sobre a educação através da arte nos museus. A segunda experiência ensinou-me a desenvolver competências de comunicação com o público mais vasto e heterogéneo; ABSTRACT:This report is the result of the professional training period and further collaboration in the Education Department of MNAA in two different times and purposes outlined: the first concerns the internship held in 2007 under Master’s Degree in Museum Studies at the University of Évora and the second the collaboration in conducting guided visits, welcoming visitors and managing groups entrance in the Temorary Exhibition Encompassing the Globe. Portugal and the World nin the 16th and 17th centuries. It reports the two experiences, contextualizing them in the national and international plan of the educational role of museums, framing and comparing these two moments in the methodologies and spirit of the work developed by the Education Department. The internship has given me working methods; I’ve acquired experience and knowledge about education through art in museums. The second experience taught me how to develop communication skills with a wider and heterogeneous public. |
id |
RCAP_bddce48bacbc8c3364d0a96af25ba959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15372 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte AntigaO presente relatório surge como resultado do trabalho realizado no Serviço de Educação do MNAA em dois momentos distintos e nos objectivos delineados: o primeiro diz respeito ao Estágio realizado em 2007 no âmbito do Curso de Mestrado em Museologia da Universidade de Évora e o segundo à colaboração na realização de visitas guiadas, acolhimento de visitantes e gestão de entradas de grupos na Exposição Temporária Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII. Relatam-se as duas experiências, contextualizando-as no plano internacional e nacional da educação através dos museus, enquadrando-as nas metodologias e espírito do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Educação e analisando comparativamente os dois momentos de trabalho na instituição. A experiência de estágio permitiu-me adquirir, métodos de trabalho, experiência e conhecimentos sobre a educação através da arte nos museus. A segunda experiência ensinou-me a desenvolver competências de comunicação com o público mais vasto e heterogéneo; ABSTRACT:This report is the result of the professional training period and further collaboration in the Education Department of MNAA in two different times and purposes outlined: the first concerns the internship held in 2007 under Master’s Degree in Museum Studies at the University of Évora and the second the collaboration in conducting guided visits, welcoming visitors and managing groups entrance in the Temorary Exhibition Encompassing the Globe. Portugal and the World nin the 16th and 17th centuries. It reports the two experiences, contextualizing them in the national and international plan of the educational role of museums, framing and comparing these two moments in the methodologies and spirit of the work developed by the Education Department. The internship has given me working methods; I’ve acquired experience and knowledge about education through art in museums. The second experience taught me how to develop communication skills with a wider and heterogeneous public.Universidade de Évora2015-09-01T11:27:16Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15372http://hdl.handle.net/10174/15372porDepartamento de Históriateses@bib.uevora.pt711Azevedo, Rita Cid-Torres Portugalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:35.535286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga |
title |
Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga |
spellingShingle |
Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga Azevedo, Rita Cid-Torres Portugal |
title_short |
Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga |
title_full |
Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga |
title_fullStr |
Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga |
title_full_unstemmed |
Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga |
title_sort |
Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga |
author |
Azevedo, Rita Cid-Torres Portugal |
author_facet |
Azevedo, Rita Cid-Torres Portugal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Rita Cid-Torres Portugal |
description |
O presente relatório surge como resultado do trabalho realizado no Serviço de Educação do MNAA em dois momentos distintos e nos objectivos delineados: o primeiro diz respeito ao Estágio realizado em 2007 no âmbito do Curso de Mestrado em Museologia da Universidade de Évora e o segundo à colaboração na realização de visitas guiadas, acolhimento de visitantes e gestão de entradas de grupos na Exposição Temporária Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII. Relatam-se as duas experiências, contextualizando-as no plano internacional e nacional da educação através dos museus, enquadrando-as nas metodologias e espírito do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Educação e analisando comparativamente os dois momentos de trabalho na instituição. A experiência de estágio permitiu-me adquirir, métodos de trabalho, experiência e conhecimentos sobre a educação através da arte nos museus. A segunda experiência ensinou-me a desenvolver competências de comunicação com o público mais vasto e heterogéneo; ABSTRACT:This report is the result of the professional training period and further collaboration in the Education Department of MNAA in two different times and purposes outlined: the first concerns the internship held in 2007 under Master’s Degree in Museum Studies at the University of Évora and the second the collaboration in conducting guided visits, welcoming visitors and managing groups entrance in the Temorary Exhibition Encompassing the Globe. Portugal and the World nin the 16th and 17th centuries. It reports the two experiences, contextualizing them in the national and international plan of the educational role of museums, framing and comparing these two moments in the methodologies and spirit of the work developed by the Education Department. The internship has given me working methods; I’ve acquired experience and knowledge about education through art in museums. The second experience taught me how to develop communication skills with a wider and heterogeneous public. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-09-01T11:27:16Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15372 http://hdl.handle.net/10174/15372 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de História teses@bib.uevora.pt 711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136560333979648 |