Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Rita Cid-Torres Portugal
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15372
Resumo: O presente relatório surge como resultado do trabalho realizado no Serviço de Educação do MNAA em dois momentos distintos e nos objectivos delineados: o primeiro diz respeito ao Estágio realizado em 2007 no âmbito do Curso de Mestrado em Museologia da Universidade de Évora e o segundo à colaboração na realização de visitas guiadas, acolhimento de visitantes e gestão de entradas de grupos na Exposição Temporária Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII. Relatam-se as duas experiências, contextualizando-as no plano internacional e nacional da educação através dos museus, enquadrando-as nas metodologias e espírito do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Educação e analisando comparativamente os dois momentos de trabalho na instituição. A experiência de estágio permitiu-me adquirir, métodos de trabalho, experiência e conhecimentos sobre a educação através da arte nos museus. A segunda experiência ensinou-me a desenvolver competências de comunicação com o público mais vasto e heterogéneo; ABSTRACT:This report is the result of the professional training period and further collaboration in the Education Department of MNAA in two different times and purposes outlined: the first concerns the internship held in 2007 under Master’s Degree in Museum Studies at the University of Évora and the second the collaboration in conducting guided visits, welcoming visitors and managing groups entrance in the Temorary Exhibition Encompassing the Globe. Portugal and the World nin the 16th and 17th centuries. It reports the two experiences, contextualizing them in the national and international plan of the educational role of museums, framing and comparing these two moments in the methodologies and spirit of the work developed by the Education Department. The internship has given me working methods; I’ve acquired experience and knowledge about education through art in museums. The second experience taught me how to develop communication skills with a wider and heterogeneous public.
id RCAP_bddce48bacbc8c3364d0a96af25ba959
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte AntigaO presente relatório surge como resultado do trabalho realizado no Serviço de Educação do MNAA em dois momentos distintos e nos objectivos delineados: o primeiro diz respeito ao Estágio realizado em 2007 no âmbito do Curso de Mestrado em Museologia da Universidade de Évora e o segundo à colaboração na realização de visitas guiadas, acolhimento de visitantes e gestão de entradas de grupos na Exposição Temporária Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII. Relatam-se as duas experiências, contextualizando-as no plano internacional e nacional da educação através dos museus, enquadrando-as nas metodologias e espírito do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Educação e analisando comparativamente os dois momentos de trabalho na instituição. A experiência de estágio permitiu-me adquirir, métodos de trabalho, experiência e conhecimentos sobre a educação através da arte nos museus. A segunda experiência ensinou-me a desenvolver competências de comunicação com o público mais vasto e heterogéneo; ABSTRACT:This report is the result of the professional training period and further collaboration in the Education Department of MNAA in two different times and purposes outlined: the first concerns the internship held in 2007 under Master’s Degree in Museum Studies at the University of Évora and the second the collaboration in conducting guided visits, welcoming visitors and managing groups entrance in the Temorary Exhibition Encompassing the Globe. Portugal and the World nin the 16th and 17th centuries. It reports the two experiences, contextualizing them in the national and international plan of the educational role of museums, framing and comparing these two moments in the methodologies and spirit of the work developed by the Education Department. The internship has given me working methods; I’ve acquired experience and knowledge about education through art in museums. The second experience taught me how to develop communication skills with a wider and heterogeneous public.Universidade de Évora2015-09-01T11:27:16Z2015-09-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15372http://hdl.handle.net/10174/15372porDepartamento de Históriateses@bib.uevora.pt711Azevedo, Rita Cid-Torres Portugalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:35.535286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga
title Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga
spellingShingle Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga
Azevedo, Rita Cid-Torres Portugal
title_short Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga
title_full Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga
title_fullStr Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga
title_full_unstemmed Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga
title_sort Relatório do estágio no serviço de educação do Museu Nacional de Arte Antiga
author Azevedo, Rita Cid-Torres Portugal
author_facet Azevedo, Rita Cid-Torres Portugal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Rita Cid-Torres Portugal
description O presente relatório surge como resultado do trabalho realizado no Serviço de Educação do MNAA em dois momentos distintos e nos objectivos delineados: o primeiro diz respeito ao Estágio realizado em 2007 no âmbito do Curso de Mestrado em Museologia da Universidade de Évora e o segundo à colaboração na realização de visitas guiadas, acolhimento de visitantes e gestão de entradas de grupos na Exposição Temporária Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII. Relatam-se as duas experiências, contextualizando-as no plano internacional e nacional da educação através dos museus, enquadrando-as nas metodologias e espírito do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Educação e analisando comparativamente os dois momentos de trabalho na instituição. A experiência de estágio permitiu-me adquirir, métodos de trabalho, experiência e conhecimentos sobre a educação através da arte nos museus. A segunda experiência ensinou-me a desenvolver competências de comunicação com o público mais vasto e heterogéneo; ABSTRACT:This report is the result of the professional training period and further collaboration in the Education Department of MNAA in two different times and purposes outlined: the first concerns the internship held in 2007 under Master’s Degree in Museum Studies at the University of Évora and the second the collaboration in conducting guided visits, welcoming visitors and managing groups entrance in the Temorary Exhibition Encompassing the Globe. Portugal and the World nin the 16th and 17th centuries. It reports the two experiences, contextualizing them in the national and international plan of the educational role of museums, framing and comparing these two moments in the methodologies and spirit of the work developed by the Education Department. The internship has given me working methods; I’ve acquired experience and knowledge about education through art in museums. The second experience taught me how to develop communication skills with a wider and heterogeneous public.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T11:27:16Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15372
http://hdl.handle.net/10174/15372
url http://hdl.handle.net/10174/15372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de História
teses@bib.uevora.pt
711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136560333979648