Visita ao Museu Nacional de Arte Antiga : o aluno protagonista de experiência e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Catarina Maria Diogo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13673
Resumo: A escola tem vindo a estabelecer uma cada vez maior relação de cumplicidade com as atividades desenvolvidas pelos Serviços Educativos dos museus de arte, que frequentemente fazem parte do plano anual de atividades. É precisamente nesta relação emergente que a educação artística encontra novos sentidos e lugares para a sua prática. As estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em ambos os contextos educativos apesar de diferirem a nível de conteúdos e procedimentos encontram pontos de confluência na sua intencionalidade. Os professores dos mais variados níveis de ensino recorrem cada vez com mais frequência às atividades dinamizadas pelos sectores de educação dos museus, entre elas a realização de visitas de estudo orientadas, subordinadas ou não a temáticas específicas. Deste modo e tendo em consideração a relevância da relação escola-museu já referida, o presente trabalho procurou investigar as especificidades deste tipo de experiências ocorridas através do estudo de um caso específico, assim como dos seus intervenientes. Assim, e recorrendo a uma metodologia de carácter qualitativo constituiu-se objeto de análise do estudo a realização de uma visita orientada e previamente definida ao Museu Nacional de Arte Antiga, por uma turma de alunos pertencentes ao curso de Artes Visuais do ensino secundário e os respetivos professores acompanhantes. Pretendeu-se averiguar a partir do ponto de vista de professores e alunos quais as suas próprias perceções dos acontecimentos, opiniões e pontos de vista de vários aspetos no decorrer da ação desenvolvida: contributo das visitas orientadas na mediação de aprendizagens com o museu, opiniões e vantagens encontradas por professores e alunos na sua realização, capacidade dos alunos assumirem um ponto de vista crítico em relação à realização das mesmas e fatores intervenientes no corresponder de expectativas. A análise dos dados obtidos permitiu constatar que de um modo geral a perceção dos intervenientes relativamente à ocorrência da visita orientada no Museu Nacional de Arte Antiga foi muito positiva, tendo sido valorizada a importância da experiência naquele contexto específico. O sucesso da atividade realizada despertou o interesse dos alunos envolvidos e potenciou o processo de aprendizagem no campo da educação artística.
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Os professores dos mais variados níveis de ensino recorrem cada vez com mais frequência às atividades dinamizadas pelos sectores de educação dos museus, entre elas a realização de visitas de estudo orientadas, subordinadas ou não a temáticas específicas. Deste modo e tendo em consideração a relevância da relação escola-museu já referida, o presente trabalho procurou investigar as especificidades deste tipo de experiências ocorridas através do estudo de um caso específico, assim como dos seus intervenientes. Assim, e recorrendo a uma metodologia de carácter qualitativo constituiu-se objeto de análise do estudo a realização de uma visita orientada e previamente definida ao Museu Nacional de Arte Antiga, por uma turma de alunos pertencentes ao curso de Artes Visuais do ensino secundário e os respetivos professores acompanhantes. Pretendeu-se averiguar a partir do ponto de vista de professores e alunos quais as suas próprias perceções dos acontecimentos, opiniões e pontos de vista de vários aspetos no decorrer da ação desenvolvida: contributo das visitas orientadas na mediação de aprendizagens com o museu, opiniões e vantagens encontradas por professores e alunos na sua realização, capacidade dos alunos assumirem um ponto de vista crítico em relação à realização das mesmas e fatores intervenientes no corresponder de expectativas. A análise dos dados obtidos permitiu constatar que de um modo geral a perceção dos intervenientes relativamente à ocorrência da visita orientada no Museu Nacional de Arte Antiga foi muito positiva, tendo sido valorizada a importância da experiência naquele contexto específico. O sucesso da atividade realizada despertou o interesse dos alunos envolvidos e potenciou o processo de aprendizagem no campo da educação artística.In the last years schools have been developing a deeper relationship with the activities promoted by the educative services of art museums and usually, those events are integrated in the annual plan of activities. As a result, the development of this emergent relationship allows new ways and places to the development of the artistic education. Intent The teaching and learning strategies used in both contexts are different in their contents and procedures but there are confluent points it presents confluence points, thus. Teachers of various levels of education are increasingly choosing the activities developed by the educative services of art museums and between them the realization of guided tours with or without specific thematic. In this way, based on the importance of the relationship between the school and the museum previously cited, this work aims to research the specificities of this kind of experiences. In order to achieve this goal, it was studied a specific case with all of its actors. Accordingly, it was analyzed a guided tour of a visual arts class, with the students and their teachers, to the National Museum of Antique Art. This visit was previously defined and it was made a qualitative analysis of the observed behaviors. In the analysis, it was explored the teachers and students point of view with their own perception of the events and their personal opinions about different aspects: contribution of the guided tour in the mediation of learning with the museum; opinions and vantages found by teachers and students in the realization of this kind of tours; students ability to assume a critical point of view about the tour; and the factors that may influence the realization of the expectations. The data analysis shows that, in a general way, the actors’ perception of the tour to the National Museum of Antique Art was very positive, and the importance of the experience in this specific context was valorized. The success of this activity aroused the students’ interest and potentiated the learning process in artistic education field.2023-03-16T15:17:26Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13673TID:203249089porGonçalves, Catarina Maria Diogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-17T01:32:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:43.111611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description A escola tem vindo a estabelecer uma cada vez maior relação de cumplicidade com as atividades desenvolvidas pelos Serviços Educativos dos museus de arte, que frequentemente fazem parte do plano anual de atividades. É precisamente nesta relação emergente que a educação artística encontra novos sentidos e lugares para a sua prática. As estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas em ambos os contextos educativos apesar de diferirem a nível de conteúdos e procedimentos encontram pontos de confluência na sua intencionalidade. Os professores dos mais variados níveis de ensino recorrem cada vez com mais frequência às atividades dinamizadas pelos sectores de educação dos museus, entre elas a realização de visitas de estudo orientadas, subordinadas ou não a temáticas específicas. Deste modo e tendo em consideração a relevância da relação escola-museu já referida, o presente trabalho procurou investigar as especificidades deste tipo de experiências ocorridas através do estudo de um caso específico, assim como dos seus intervenientes. Assim, e recorrendo a uma metodologia de carácter qualitativo constituiu-se objeto de análise do estudo a realização de uma visita orientada e previamente definida ao Museu Nacional de Arte Antiga, por uma turma de alunos pertencentes ao curso de Artes Visuais do ensino secundário e os respetivos professores acompanhantes. Pretendeu-se averiguar a partir do ponto de vista de professores e alunos quais as suas próprias perceções dos acontecimentos, opiniões e pontos de vista de vários aspetos no decorrer da ação desenvolvida: contributo das visitas orientadas na mediação de aprendizagens com o museu, opiniões e vantagens encontradas por professores e alunos na sua realização, capacidade dos alunos assumirem um ponto de vista crítico em relação à realização das mesmas e fatores intervenientes no corresponder de expectativas. A análise dos dados obtidos permitiu constatar que de um modo geral a perceção dos intervenientes relativamente à ocorrência da visita orientada no Museu Nacional de Arte Antiga foi muito positiva, tendo sido valorizada a importância da experiência naquele contexto específico. O sucesso da atividade realizada despertou o interesse dos alunos envolvidos e potenciou o processo de aprendizagem no campo da educação artística.
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