Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7325 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_bde203cd315677788aa35cc06d12513f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7325 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Infantinho.xyz, um portal digital pedagógicoTecnologia da informação e comunicaçãoArtefactos tecnológicosPortal pedagógicoCenários de aprendizagemPedagogiaSalas de aulaEducação pré-escolar1º cicloEstudo de casosLearning scenariosTechnological artifactsActive learningPedagogy portalTese de Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais apresentada à Universidade AbertaNos últimos anos, a disseminação de artefactos tecnológicos e a utilização de recursos online é uma constante nas salas de aula de Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC). No entanto, os portais pedagógicos analisados parecem manter uma relação agnóstica com as correntes pedagógicas existentes. Neste projeto, é descrito o processo de desenvolvimento de um portal pedagógico agregador de recursos pedagógicos utilizados no contexto de pedagogias ativas. O portal é concebido para facilitar a adoção destas pedagogias ativas nas aulas da atividade de enriquecimento curricular TIC, no Pré-Escolar e Primeiro ciclo do Colégio Infante D. Henrique; convertendo para um modelo digital os instrumentos da gestão cooperada da sala de aula, como é o caso das listas de verificação dos conhecimentos e do diário de turma; facilitando o acesso aos documentos de apoio ao trabalho de aprendizagem por projetos cooperativos, de construção de cenários de aprendizagem e de planificação do trabalho autónomo; e mantendo um registo de todo o trabalho realizado, deste modo o portal pode torna-se num meio privilegiado para melhorar a comunicação, a difusão e a partilha dos conhecimentos construídos cooperativamente.In recent years the spread of technological artefacts and the use of online resources is a constant in the Information and Communication Technologies classrooms (ICT), however, the learning portals analysed seams to maintains an agnostic relationship with existing pedagogical trends. In this project, we describe the process of developing a pedagogical portal that aggregates pedagogical resources, mostly used in the context of active pedagogies. The portal was designed to facilitate the adoption of these active pedagogies in the classes of curriculum enrichment activity ICT, in Reception to Year 4, in Colégio Infante D. Henrique. The goal is to convert to digital the instruments of cooperative classroom management, as is the case with the knowledge checklists and the class diary, and to facilitate the access to documents that help organize: learning by cooperative projects; building learning scenarios; and planning autonomous work. Keeping a record of all the work done, the portal can become a privileged means to a better communication, dissemination and share of knowledge built cooperatively.Bidarra, JoséRepositório AbertoAlmeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de2018-05-18T10:53:07Z2018-04-172018-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7325TID:201920590porAlmeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de - Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico. [S.l.]: [s.n.], 2018. 62 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:42Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:37.484007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico |
title |
Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico |
spellingShingle |
Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de Tecnologia da informação e comunicação Artefactos tecnológicos Portal pedagógico Cenários de aprendizagem Pedagogia Salas de aula Educação pré-escolar 1º ciclo Estudo de casos Learning scenarios Technological artifacts Active learning Pedagogy portal |
title_short |
Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico |
title_full |
Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico |
title_fullStr |
Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico |
title_full_unstemmed |
Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico |
title_sort |
Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico |
author |
Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de |
author_facet |
Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bidarra, José Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação e comunicação Artefactos tecnológicos Portal pedagógico Cenários de aprendizagem Pedagogia Salas de aula Educação pré-escolar 1º ciclo Estudo de casos Learning scenarios Technological artifacts Active learning Pedagogy portal |
topic |
Tecnologia da informação e comunicação Artefactos tecnológicos Portal pedagógico Cenários de aprendizagem Pedagogia Salas de aula Educação pré-escolar 1º ciclo Estudo de casos Learning scenarios Technological artifacts Active learning Pedagogy portal |
description |
Tese de Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18T10:53:07Z 2018-04-17 2018-04-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/7325 TID:201920590 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/7325 |
identifier_str_mv |
TID:201920590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de - Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico. [S.l.]: [s.n.], 2018. 62 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135053694894080 |