Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7325
Resumo: Tese de Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_bde203cd315677788aa35cc06d12513f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Infantinho.xyz, um portal digital pedagógicoTecnologia da informação e comunicaçãoArtefactos tecnológicosPortal pedagógicoCenários de aprendizagemPedagogiaSalas de aulaEducação pré-escolar1º cicloEstudo de casosLearning scenariosTechnological artifactsActive learningPedagogy portalTese de Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais apresentada à Universidade AbertaNos últimos anos, a disseminação de artefactos tecnológicos e a utilização de recursos online é uma constante nas salas de aula de Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC). No entanto, os portais pedagógicos analisados parecem manter uma relação agnóstica com as correntes pedagógicas existentes. Neste projeto, é descrito o processo de desenvolvimento de um portal pedagógico agregador de recursos pedagógicos utilizados no contexto de pedagogias ativas. O portal é concebido para facilitar a adoção destas pedagogias ativas nas aulas da atividade de enriquecimento curricular TIC, no Pré-Escolar e Primeiro ciclo do Colégio Infante D. Henrique; convertendo para um modelo digital os instrumentos da gestão cooperada da sala de aula, como é o caso das listas de verificação dos conhecimentos e do diário de turma; facilitando o acesso aos documentos de apoio ao trabalho de aprendizagem por projetos cooperativos, de construção de cenários de aprendizagem e de planificação do trabalho autónomo; e mantendo um registo de todo o trabalho realizado, deste modo o portal pode torna-se num meio privilegiado para melhorar a comunicação, a difusão e a partilha dos conhecimentos construídos cooperativamente.In recent years the spread of technological artefacts and the use of online resources is a constant in the Information and Communication Technologies classrooms (ICT), however, the learning portals analysed seams to maintains an agnostic relationship with existing pedagogical trends. In this project, we describe the process of developing a pedagogical portal that aggregates pedagogical resources, mostly used in the context of active pedagogies. The portal was designed to facilitate the adoption of these active pedagogies in the classes of curriculum enrichment activity ICT, in Reception to Year 4, in Colégio Infante D. Henrique. The goal is to convert to digital the instruments of cooperative classroom management, as is the case with the knowledge checklists and the class diary, and to facilitate the access to documents that help organize: learning by cooperative projects; building learning scenarios; and planning autonomous work. Keeping a record of all the work done, the portal can become a privileged means to a better communication, dissemination and share of knowledge built cooperatively.Bidarra, JoséRepositório AbertoAlmeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de2018-05-18T10:53:07Z2018-04-172018-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7325TID:201920590porAlmeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de - Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico. [S.l.]: [s.n.], 2018. 62 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:42Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:37.484007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico
title Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico
spellingShingle Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico
Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de
Tecnologia da informação e comunicação
Artefactos tecnológicos
Portal pedagógico
Cenários de aprendizagem
Pedagogia
Salas de aula
Educação pré-escolar
1º ciclo
Estudo de casos
Learning scenarios
Technological artifacts
Active learning
Pedagogy portal
title_short Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico
title_full Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico
title_fullStr Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico
title_full_unstemmed Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico
title_sort Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico
author Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de
author_facet Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bidarra, José
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação
Artefactos tecnológicos
Portal pedagógico
Cenários de aprendizagem
Pedagogia
Salas de aula
Educação pré-escolar
1º ciclo
Estudo de casos
Learning scenarios
Technological artifacts
Active learning
Pedagogy portal
topic Tecnologia da informação e comunicação
Artefactos tecnológicos
Portal pedagógico
Cenários de aprendizagem
Pedagogia
Salas de aula
Educação pré-escolar
1º ciclo
Estudo de casos
Learning scenarios
Technological artifacts
Active learning
Pedagogy portal
description Tese de Mestrado em Comunicação Educacional e Media Digitais apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18T10:53:07Z
2018-04-17
2018-04-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7325
TID:201920590
url http://hdl.handle.net/10400.2/7325
identifier_str_mv TID:201920590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, Igor Alexandre da Silva Godinho de - Infantinho.xyz, um portal digital pedagógico. [S.l.]: [s.n.], 2018. 62 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135053694894080