Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's Portal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33005 |
Resumo: | As tecnologias causaram profundas transformações na forma como os indivíduos se relacionam e se organizam. A massificação dos meios de comunicação, o advento da internet e a difusão de diversos tipos de equipamentos eletrônicos provocaram alterações na forma como se gerencia a informação. A partir desta perspectiva, altera-se também o papel do professor, que neste novo contexto será demandado a dominar estas novas tecnologias. A proposta desta pesquisa é analisar quais são as percepções dos participantes do Portal do Professor quanto ao uso de tecnologias em sala de aula. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica, análise documental, estatística descritiva e análise de conteúdo, para verificar através de coleta de dados secundários, obtidos nos fóruns disponíveis no Portal do Professor, quais são as dificuldades e também sugestões de uso de tecnologias em sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_fed8cc4e13c063585f590bc7833b1d1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33005 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's PortalPortal do ProfessorTecnologias de Informação e Comunicação - TICSala de Aula.As tecnologias causaram profundas transformações na forma como os indivíduos se relacionam e se organizam. A massificação dos meios de comunicação, o advento da internet e a difusão de diversos tipos de equipamentos eletrônicos provocaram alterações na forma como se gerencia a informação. A partir desta perspectiva, altera-se também o papel do professor, que neste novo contexto será demandado a dominar estas novas tecnologias. A proposta desta pesquisa é analisar quais são as percepções dos participantes do Portal do Professor quanto ao uso de tecnologias em sala de aula. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica, análise documental, estatística descritiva e análise de conteúdo, para verificar através de coleta de dados secundários, obtidos nos fóruns disponíveis no Portal do Professor, quais são as dificuldades e também sugestões de uso de tecnologias em sala de aula. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3300510.34117/bjdv7n7-367Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 71568-71581Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 71568-71581Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 71568-715812525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33005/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Paula, Adriana Braga Silvade Paula, Helton Cristian2021-09-14T13:00:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33005Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:24.711243Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's Portal |
title |
Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's Portal |
spellingShingle |
Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's Portal de Paula, Adriana Braga Silva Portal do Professor Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC Sala de Aula. |
title_short |
Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's Portal |
title_full |
Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's Portal |
title_fullStr |
Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's Portal |
title_full_unstemmed |
Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's Portal |
title_sort |
Percepções do uso de tecnologias em sala de aula: Uma análise através do Portal do Professor / Perceptions of technology use in the classroom: An analysis through the Teacher's Portal |
author |
de Paula, Adriana Braga Silva |
author_facet |
de Paula, Adriana Braga Silva de Paula, Helton Cristian |
author_role |
author |
author2 |
de Paula, Helton Cristian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Paula, Adriana Braga Silva de Paula, Helton Cristian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portal do Professor Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC Sala de Aula. |
topic |
Portal do Professor Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC Sala de Aula. |
description |
As tecnologias causaram profundas transformações na forma como os indivíduos se relacionam e se organizam. A massificação dos meios de comunicação, o advento da internet e a difusão de diversos tipos de equipamentos eletrônicos provocaram alterações na forma como se gerencia a informação. A partir desta perspectiva, altera-se também o papel do professor, que neste novo contexto será demandado a dominar estas novas tecnologias. A proposta desta pesquisa é analisar quais são as percepções dos participantes do Portal do Professor quanto ao uso de tecnologias em sala de aula. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica, análise documental, estatística descritiva e análise de conteúdo, para verificar através de coleta de dados secundários, obtidos nos fóruns disponíveis no Portal do Professor, quais são as dificuldades e também sugestões de uso de tecnologias em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33005 10.34117/bjdv7n7-367 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33005 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33005/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 71568-71581 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 71568-71581 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 71568-71581 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645546186866688 |