Actividades laboratoriais em biologia: estratégia investigativa vs estratégia ilustrativa - efeitos na aprendizagem cognitiva e no desenvolvimento de atitudes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14963 |
Resumo: | O objectivo deste estudo é comparar a eficácia de duas estratégias de ensino no laboratório – Estratégia Investigativa vs Estratégia Ilustrativa – na aprendizagem de alunos ao nível cognitivo e afectivo. A intervenção decorreu na escola Secundária Nuno Alvares, em Castelo Branco, em duas turmas do 11° ano de escolaridade (idade média 15, 9 anos), na disciplina de Técnicas Laboratoriais de Biologia – bloco II. Foi seguido um plano de estudo quasiexperimental com grupo de controlo não equivalente, sujeitando o grupo experimental (N=19) e o grupo de controlo (N=22) a um pré-teste e um pós-teste. As aprendizagens foram medidas, antes e depois da intervenção, através de uma prova de avaliação de conhecimentos, com o objectivo de avaliar o desempenho ao nível da Compreensão Conceptual e Compreensão Processual, e através de um questionário de atitudes, com o objectivo de avaliar as Atitudes dos alunos em relação à Biologia e à sua aprendizagem. O tratamento dos dados, segundo o modelo ANCOVA, revelou a existência de diferenças significativas ao nível da Compreensão Processual (p <0,001) mas não significativas ao nível da Compreensão Conceptual e das Atitudes. Estes resultados parecem apontar para uma maior eficácia da Estratégia Investigativa na aprendizagem dos conteúdos processuais da ciência e para igual eficácia das estratégias ao nível dos conteúdos conceptuais e ao nível afectivo, embora também ao nível da Compreensão Conceptual o desempenho dos alunos da Estratégia Investigativa tenha sido, de facto, superior. Dados de natureza qualitativa, recolhidos através de entrevista, confirmaram estudos e percepções que sugerem a existência de grande motivação na realização de trabalho laboratorial e parecem indicar que os alunos se sentem mais motivados realizando actividades investigativas. Como implicações do estudo, parece decorrer a necessidade de reflectirmos sobre as nossas práticas, no que respeita à adequação das actividades laboratoriais que elegemos aos objectivos de ensino pretendidos, e sugere-se a exploração do trabalho laboratorial investigativo na aprendizagem dos processos e conteúdos da Biologia e como forma de estimular o interesse e motivação dos alunos. |
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