Certificação da qualidade e desempenho empresarial : evidência empírica para Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Alexandrino Manuel Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6252
Resumo: Mestrado em economia
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spelling Certificação da qualidade e desempenho empresarial : evidência empírica para PortugalMestrado em economiaNos últimos anos, o número de empresas portuguesas com certificação da qualidade tem vindo a aumentar, à semelhança do que se verifica na generalidade dos países. Porém, apesar desta crescente importância, existe pouca evidência empírica sobre o efeito da certificação da qualidade no desempenho empresarial. Esta dissertação procura dar um contributo no sentido de enriquecer a evidência empírica acerca dos efeitos económicos da certificação da qualidade. Em particular, investiga-se o efeito que a certificação da qualidade, segundo as normas internacionais da qualidade da série ISO 9000, exerce sobre o desempenho das empresas portuguesas, medido pela produtividade do trabalho, controlando em simultâneo o efeito de um conjunto de variáveis específicas à empresa e ao sector de actividade. Investiga-se ainda a possibilidade dessas variáveis apresentarem um efeito distinto no desempenho das empresas pertencentes a sectores de actividade que, em Portugal, apresentam um número relativamente elevado de empresas certificadas. Usando uma amostra de 332 empresas portuguesas, os resultados estimados são obtidos através da aplicação do método OLS e da regressão por quantis. Os resultados estimados sugerem que a certificação da qualidade não tem um impacto instantâneo no desempenho da empresa. O efeito positivo e significativo parece ocorrer apenas em empresas com níveis de desempenho relativamente baixos e ser uma função crescente da antiguidade do certificado de qualidade. Salienta-se ainda um efeito significativo das características específicas à empresa no seu desempenho. Nos sectores de actividade que, em Portugal, apresentam um número elevado de empresas com certificação da qualidade denota-se um maior efeito da antiguidade da certificação no desempenho da empresa, bem como um efeito significativo das características específicas à empresa e ao sector de actividade nesse mesmo desempenho.Over the last years, the number of Portuguese companies with quality certification has been increasing, in accordance to what is happening in most countries. Despite this growing relevance, there is little empirical evidence on the effect of quality certification on company performance. This dissertation aims to give a contribution for the enhancement of empirical evidence on the economic effects of quality certification. In particular, it is investigated the effect that quality certification, according to the international quality norms of the ISO 9000 series, has on Portuguese companies’ performance, measured by labour productivity, controlling simultaneously for the effect of a set of variables specific to the company and to the industry. It is also investigated the possibility that these variables reveal a distinct effect on the performance of companies belonging to industries that present a relatively large number of certified companies. Using a sample of 332 Portuguese companies, estimated results are obtained trough OLS and quantile regression. Results suggest that quality certification does not have an instantaneous impact on companies’ performance. A positive and significant impact seems to occur only on companies with relatively low levels of performance and appears to be an increasing function of the number of years that a company is certified. It is also highlighted a significant impact of company specific characteristics on its performance. In industries with a large number of companies with quality certification it is revealed a stronger effect of the years of certification on companies’ performance, as well as a significant effect of both company and industry specific characteristics on performance.Faria, Ana Paula Rodrigues Pereira deBarbosa, NatáliaUniversidade do MinhoRibeiro, Alexandrino Manuel Oliveira2006-05-292006-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:21.199405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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