Certificação da qualidade e desempenho empresarial: uma análise por quantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Alexandrino Manuel
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112007000200010
Resumo: Com este artigo pretende-se analisar o efeito da certificação da qualidade, assim como de um conjunto de outras variáveis, específicas à empresa e ao sector de actividade, no desempenho das empresas portuguesas, tendo em consideração os diferentes níveis de desempenho apresentados pelas empresas. Os resultados obtidos sugerem uma sensibilidade dos mesmos à regressão por quantis. Salienta-se o facto de, nos sectores de actividade que apresentam um número elevado de empresas com certificação da qualidade, o efeito da antiguidade do certificado no desempenho da empresa ser significativamente positivo apenas nas empresas com níveis de desempenho mais reduzido. Por outro lado, nestes sectores de actividade, as características sectoriais apresentam um efeito significativo no desempenho empresarial, fundamentalmente, nas empresas com níveis de desempenho mais elevado.
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