Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.631-641 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas realizadas por um Grupo de Pesquisa, entre os anos de 2016 a 2019 e, ainda, apresentar as contribuições dessa pesquisa sobre a violação dos Direitos Humanos e o combate ao bullying. Adotou-se a metodologia descritiva de documentação indireta documental, na qual foram analisados 41 textos científicos entre artigos e trabalhos apresentados em eventos publicados entre 2016-2019. Como resultado destacam-se as palavras-chave: Ensino (23 vezes); Bullying (24 vezes), metodologia qualitativa (25 vezes). Os referenciais teóricos de destaque: Bauman, Abramovay, Oliveira, Foucault, Bauer, Gaskel. Como resultado percebe-se a reflexão sobre a importância de conhecer e confrontar as violações dos direitos humanos no contexto educacional e como estas alcançam status de legitimação e legalização. E, por último, observou-se que há necessidade de implantação de um currículo e políticas públicas que permitam estratégias de enfrentamento a violência. |
id |
RCAP_bdfbdecd92e1e6777ddc92e195796577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/123 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019)Cross-Sectional qualitative research on bullying in a research group in humanities and contemporary society of IFMT (2016 a 2019)Direitos Humanos; Bullying; Ensino.Human Rights; Bullying; Teaching.O objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas realizadas por um Grupo de Pesquisa, entre os anos de 2016 a 2019 e, ainda, apresentar as contribuições dessa pesquisa sobre a violação dos Direitos Humanos e o combate ao bullying. Adotou-se a metodologia descritiva de documentação indireta documental, na qual foram analisados 41 textos científicos entre artigos e trabalhos apresentados em eventos publicados entre 2016-2019. Como resultado destacam-se as palavras-chave: Ensino (23 vezes); Bullying (24 vezes), metodologia qualitativa (25 vezes). Os referenciais teóricos de destaque: Bauman, Abramovay, Oliveira, Foucault, Bauer, Gaskel. Como resultado percebe-se a reflexão sobre a importância de conhecer e confrontar as violações dos direitos humanos no contexto educacional e como estas alcançam status de legitimação e legalização. E, por último, observou-se que há necessidade de implantação de um currículo e políticas públicas que permitam estratégias de enfrentamento a violência.The objective of this work is to analyze the research carried out by a Research Group, between the years 2016 to 2019, and what were the contributions on the violation of Human Rights and the fight against bullying. The descriptive methodology of indirect documentary documentation was adopted. 41 scientific texts were analyzed among articles and works presented in events published between 2016-2019. As a result, the keywords stand out: Teaching (23 times); Bullying (24 times), qualitative methodology (25 times). Theoretical references: Bauman, Abramovay, OLIVEIRA, Foucault, Bauer, Gaskel. As a result, it is clear that the group promoted reflection on the importance of knowing and confronting human rights violations in the educational context and perceiving how they achieve legitimation and legalization status, it was observed that there is a need for a curriculum and policies that allow strategies to confront violence.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.631-641https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.631-641New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 631-641New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 631-641New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 631-6412184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/123https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/123/121Fernandes, Raquel MartinsSilva, Isabel CristinaGrecco, LeyzeSantos, Carolina GuimarãesFernandes, Luiz Carlos de MoraisPaoliello, Silbene Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:20Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:58.313595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019) Cross-Sectional qualitative research on bullying in a research group in humanities and contemporary society of IFMT (2016 a 2019) |
title |
Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019) |
spellingShingle |
Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019) Fernandes, Raquel Martins Direitos Humanos; Bullying; Ensino. Human Rights; Bullying; Teaching. |
title_short |
Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019) |
title_full |
Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019) |
title_fullStr |
Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019) |
title_full_unstemmed |
Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019) |
title_sort |
Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019) |
author |
Fernandes, Raquel Martins |
author_facet |
Fernandes, Raquel Martins Silva, Isabel Cristina Grecco, Leyze Santos, Carolina Guimarães Fernandes, Luiz Carlos de Morais Paoliello, Silbene Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Isabel Cristina Grecco, Leyze Santos, Carolina Guimarães Fernandes, Luiz Carlos de Morais Paoliello, Silbene Rosa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Raquel Martins Silva, Isabel Cristina Grecco, Leyze Santos, Carolina Guimarães Fernandes, Luiz Carlos de Morais Paoliello, Silbene Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos Humanos; Bullying; Ensino. Human Rights; Bullying; Teaching. |
topic |
Direitos Humanos; Bullying; Ensino. Human Rights; Bullying; Teaching. |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas realizadas por um Grupo de Pesquisa, entre os anos de 2016 a 2019 e, ainda, apresentar as contribuições dessa pesquisa sobre a violação dos Direitos Humanos e o combate ao bullying. Adotou-se a metodologia descritiva de documentação indireta documental, na qual foram analisados 41 textos científicos entre artigos e trabalhos apresentados em eventos publicados entre 2016-2019. Como resultado destacam-se as palavras-chave: Ensino (23 vezes); Bullying (24 vezes), metodologia qualitativa (25 vezes). Os referenciais teóricos de destaque: Bauman, Abramovay, Oliveira, Foucault, Bauer, Gaskel. Como resultado percebe-se a reflexão sobre a importância de conhecer e confrontar as violações dos direitos humanos no contexto educacional e como estas alcançam status de legitimação e legalização. E, por último, observou-se que há necessidade de implantação de um currículo e políticas públicas que permitam estratégias de enfrentamento a violência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.631-641 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.631-641 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.631-641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/123 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/123/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 631-641 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 631-641 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 631-641 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346452680704 |