Pesquisa qualitativa transversal sobre bullying no grupo de pesquisa em humanidades e sociedade contemporâmea do IFMT (2016 a 2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Raquel Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Isabel Cristina, Grecco, Leyze, Santos, Carolina Guimarães, Fernandes, Luiz Carlos de Morais, Paoliello, Silbene Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.631-641
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas realizadas por um Grupo de Pesquisa, entre os anos de 2016 a 2019 e, ainda, apresentar as contribuições dessa pesquisa sobre a violação dos Direitos Humanos e o combate ao bullying. Adotou-se a metodologia descritiva de documentação indireta documental, na qual foram analisados 41 textos científicos entre artigos e trabalhos apresentados em eventos publicados entre 2016-2019. Como resultado destacam-se as palavras-chave: Ensino (23 vezes); Bullying (24 vezes), metodologia qualitativa (25 vezes). Os referenciais teóricos de destaque: Bauman, Abramovay, Oliveira, Foucault, Bauer, Gaskel. Como resultado percebe-se a reflexão sobre a importância de conhecer e confrontar as violações dos direitos humanos no contexto educacional e como estas alcançam status de legitimação e legalização. E, por último, observou-se que há necessidade de implantação de um currículo e políticas públicas que permitam estratégias de enfrentamento a violência.
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