O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15706 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_bdfc1c2008258cfcb253c266a764e88e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15706 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de géneroLiteratura para a infânciaEstereótipos de géneroAprendizagens essenciais de portuguêsChildren´s literatureGender stereotypesEssential learning of portugueseRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório realiza-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico. São finalidades deste relatório: i) a descrição e análise reflexiva sobre as práticas pedagógicas ocorridas no 1.º e no 2.º CEB; ii) a apresentação do estudo investigativo, realizado no âmbito do 1.º CEB, que apresenta como tema “O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género”. O principal objetivo do estudo foi investigar como a Educação Literária no 1.º CEB pode contribuir para a desconstrução de estereótipos de género. Em conformidade, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: i) Caracterizar a relevância do tópico dos estereótipos de género na Educação Literária no 1.º CEB; ii) Relacionar as aprendizagens essenciais da Educação Literária com a desconstrução dos estereótipos de género; iii) Identificar estratégias que desenvolvam simultaneamente as aprendizagens essenciais da Educação Literária e a desconstrução de estereótipos de género. O estudo foi desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade, com 22 crianças. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, nomeadamente por um estudo de caso com características de Investigação-Ação. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, o inquérito por questionário, a chuva de ideias e a recolha das produções elaboradas pelas crianças (desenhos e textos). Relativamente às técnicas de tratamento de dados, foram utilizadas a análise estatística e a análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram concluir que é possível desconstruir estereótipos de género de forma articulada com as aprendizagens essenciais da Educação Literária, com recurso a estratégias como: a seleção de livros com personagens que refutam os estereótipos de género; a discussão; a escrita de textos; a comparação de contos tradicionais com versões modernas; e o barómetro de valores.ABSTRACT The current report is integrated in the Master's Degree in 1st Cycle of Basic Education Teaching and in Portuguese and History and Geography of the 2nd Cycle of Basic Education. The purpose of this report is the description and reflective analysis of the pedagogical practices that took place in the 1st and 2nd cycles, as well as the presentation of the research study carried out with the 1st cycle´s class. The topic of that study is “The contribution of children´s literature to the deconstruction of gender stereotypes” and its main goal was to investigate how Literary Education in the 1st Cycle of Basic Education can contribute to the deconstruction of gender stereotypes. Accordingly, the following specific objectives were outlined: i) To characterize the relevance of gender stereotypes in Literary Education in the 1st Cycle of Basic Education; ii) To relate the essential learning of Literary Education to the deconstruction of gender stereotypes; iii) To Identify didactic strategies that simultaneously develop the essential learning of Literary Education and the deconstruction of gender stereotypes. The study was developed with a 3rd grade class, with 22 children. Regarding the research methodology, a qualitative methodology was chosen, namely a case study with characteristics of the Action-Research methodology. The used data collection techniques were participant observation, questionnaire survey, brainstorming and collection of children’s productions (drawings and texts). Statistical analysis and content analysis were the used data processing techniques. The results of the study allowed to conclude that it is possible to deconstruct gender stereotypes in an articulated way with the essential learning of Literary Education, using strategies such as: the selection of books with characters that refute gender stereotypes; the discussion; texts’ writing; the comparison of traditional tales with modern versions; and the values barometer.Silva, Maria JoãoRCIPLAguiar, Beatriz Alexandra Ferreira2023-02-24T10:48:42Z2022-12-062022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15706TID:203188713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:20.008858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género |
title |
O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género |
spellingShingle |
O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género Aguiar, Beatriz Alexandra Ferreira Literatura para a infância Estereótipos de género Aprendizagens essenciais de português Children´s literature Gender stereotypes Essential learning of portuguese |
title_short |
O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género |
title_full |
O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género |
title_fullStr |
O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género |
title_full_unstemmed |
O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género |
title_sort |
O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género |
author |
Aguiar, Beatriz Alexandra Ferreira |
author_facet |
Aguiar, Beatriz Alexandra Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Beatriz Alexandra Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura para a infância Estereótipos de género Aprendizagens essenciais de português Children´s literature Gender stereotypes Essential learning of portuguese |
topic |
Literatura para a infância Estereótipos de género Aprendizagens essenciais de português Children´s literature Gender stereotypes Essential learning of portuguese |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-06 2022-12-06T00:00:00Z 2023-02-24T10:48:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15706 TID:203188713 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15706 |
identifier_str_mv |
TID:203188713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133506028175360 |