O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Beatriz Alexandra Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15706
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_bdfc1c2008258cfcb253c266a764e88e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de géneroLiteratura para a infânciaEstereótipos de géneroAprendizagens essenciais de portuguêsChildren´s literatureGender stereotypesEssential learning of portugueseRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório realiza-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico. São finalidades deste relatório: i) a descrição e análise reflexiva sobre as práticas pedagógicas ocorridas no 1.º e no 2.º CEB; ii) a apresentação do estudo investigativo, realizado no âmbito do 1.º CEB, que apresenta como tema “O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género”. O principal objetivo do estudo foi investigar como a Educação Literária no 1.º CEB pode contribuir para a desconstrução de estereótipos de género. Em conformidade, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: i) Caracterizar a relevância do tópico dos estereótipos de género na Educação Literária no 1.º CEB; ii) Relacionar as aprendizagens essenciais da Educação Literária com a desconstrução dos estereótipos de género; iii) Identificar estratégias que desenvolvam simultaneamente as aprendizagens essenciais da Educação Literária e a desconstrução de estereótipos de género. O estudo foi desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade, com 22 crianças. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, nomeadamente por um estudo de caso com características de Investigação-Ação. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, o inquérito por questionário, a chuva de ideias e a recolha das produções elaboradas pelas crianças (desenhos e textos). Relativamente às técnicas de tratamento de dados, foram utilizadas a análise estatística e a análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram concluir que é possível desconstruir estereótipos de género de forma articulada com as aprendizagens essenciais da Educação Literária, com recurso a estratégias como: a seleção de livros com personagens que refutam os estereótipos de género; a discussão; a escrita de textos; a comparação de contos tradicionais com versões modernas; e o barómetro de valores.ABSTRACT The current report is integrated in the Master's Degree in 1st Cycle of Basic Education Teaching and in Portuguese and History and Geography of the 2nd Cycle of Basic Education. The purpose of this report is the description and reflective analysis of the pedagogical practices that took place in the 1st and 2nd cycles, as well as the presentation of the research study carried out with the 1st cycle´s class. The topic of that study is “The contribution of children´s literature to the deconstruction of gender stereotypes” and its main goal was to investigate how Literary Education in the 1st Cycle of Basic Education can contribute to the deconstruction of gender stereotypes. Accordingly, the following specific objectives were outlined: i) To characterize the relevance of gender stereotypes in Literary Education in the 1st Cycle of Basic Education; ii) To relate the essential learning of Literary Education to the deconstruction of gender stereotypes; iii) To Identify didactic strategies that simultaneously develop the essential learning of Literary Education and the deconstruction of gender stereotypes. The study was developed with a 3rd grade class, with 22 children. Regarding the research methodology, a qualitative methodology was chosen, namely a case study with characteristics of the Action-Research methodology. The used data collection techniques were participant observation, questionnaire survey, brainstorming and collection of children’s productions (drawings and texts). Statistical analysis and content analysis were the used data processing techniques. The results of the study allowed to conclude that it is possible to deconstruct gender stereotypes in an articulated way with the essential learning of Literary Education, using strategies such as: the selection of books with characters that refute gender stereotypes; the discussion; texts’ writing; the comparison of traditional tales with modern versions; and the values barometer.Silva, Maria JoãoRCIPLAguiar, Beatriz Alexandra Ferreira2023-02-24T10:48:42Z2022-12-062022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15706TID:203188713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:20.008858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género
title O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género
spellingShingle O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género
Aguiar, Beatriz Alexandra Ferreira
Literatura para a infância
Estereótipos de género
Aprendizagens essenciais de português
Children´s literature
Gender stereotypes
Essential learning of portuguese
title_short O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género
title_full O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género
title_fullStr O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género
title_full_unstemmed O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género
title_sort O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género
author Aguiar, Beatriz Alexandra Ferreira
author_facet Aguiar, Beatriz Alexandra Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Beatriz Alexandra Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância
Estereótipos de género
Aprendizagens essenciais de português
Children´s literature
Gender stereotypes
Essential learning of portuguese
topic Literatura para a infância
Estereótipos de género
Aprendizagens essenciais de português
Children´s literature
Gender stereotypes
Essential learning of portuguese
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2022-12-06T00:00:00Z
2023-02-24T10:48:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15706
TID:203188713
url http://hdl.handle.net/10400.21/15706
identifier_str_mv TID:203188713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506028175360