Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Sílvia Maria Pimentão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14452
Resumo: A relação entre a existência de uma atitude interventiva e a premissa do aprender a olhar e saber fazer, abre caminho ao objeto de estudo desta investigação. Tendo em conta o processo de literacia, como desenvolvimento integral do ser humano, as novas tecnologias da comunicação, utilizadas como ferramentas didáticas, e a conjuntura atual da Educação Artística, procura-se contextualizar e estruturar um caminho conceptual através da reflexão sobre a pertinência das intervenções, no âmbito da Educação Visual. Para a promoção e construção desta atitude será desenvolvido um projeto com uma turma do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, e aplicado o método de resolução de problemas através do questionamento constante das soluções apresentadas ao longo da unidade de trabalho a desenvolver, com o propósito de motivar e despertar o espírito crítico e criativo dos alunos. Pretende-se que os resultados obtidos reflitam a compreensão da importância e transversalidade da disciplina que ultrapassa a dimensão pragmática de simples exercícios, sem qualquer intencionalidade.
id RCAP_be0970564aa7b9f81f14a82e54311c98
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazerEducação artísticaEducação visualLiteraciaComunicação visualArtes visuaisDesenvolvimento humanoTecnologia da educaçãoA relação entre a existência de uma atitude interventiva e a premissa do aprender a olhar e saber fazer, abre caminho ao objeto de estudo desta investigação. Tendo em conta o processo de literacia, como desenvolvimento integral do ser humano, as novas tecnologias da comunicação, utilizadas como ferramentas didáticas, e a conjuntura atual da Educação Artística, procura-se contextualizar e estruturar um caminho conceptual através da reflexão sobre a pertinência das intervenções, no âmbito da Educação Visual. Para a promoção e construção desta atitude será desenvolvido um projeto com uma turma do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, e aplicado o método de resolução de problemas através do questionamento constante das soluções apresentadas ao longo da unidade de trabalho a desenvolver, com o propósito de motivar e despertar o espírito crítico e criativo dos alunos. Pretende-se que os resultados obtidos reflitam a compreensão da importância e transversalidade da disciplina que ultrapassa a dimensão pragmática de simples exercícios, sem qualquer intencionalidade.The relationship between the existence of a proactive attitude and the premise of the learning to observe and the learning to do unravels the way to the subject matter of this research study. Thus, considering the literacy process, as a means of a full development of the human being, the recent I.C.T (Information and Communication Technologies) used as learning instruments, and the existing configuration of Arts Education one seek to contextualize and outline a conceptual pathway through a profound analysis of influence of its involvement within the context of Arts and Crafts. In order to promote and build up this attitude we will develop a project with students of 9th year of Dr. João Carlos Celestino Gomes Secondary School, and apply the problem solving method by means of a constant inquiring of the presented solutions throughout the work unit to be developed, with the purpose of arouse and awaken the students’ critical and creative reasoning. The main intent of this research is that the achieved results reflect the understanding of this school subject as essential and as cross curricular, a subject that exceeds the pragmatic dimension of random and simple exercises.Universidade de Aveiro2015-07-20T11:10:55Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14452TID:201593939porMartinho, Sílvia Maria Pimentãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:26Zoai:ria.ua.pt:10773/14452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:02.956658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazer
title Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazer
spellingShingle Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazer
Martinho, Sílvia Maria Pimentão
Educação artística
Educação visual
Literacia
Comunicação visual
Artes visuais
Desenvolvimento humano
Tecnologia da educação
title_short Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazer
title_full Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazer
title_fullStr Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazer
title_full_unstemmed Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazer
title_sort Atitude interventiva na educação visual : aprender a olhar para saber fazer
author Martinho, Sílvia Maria Pimentão
author_facet Martinho, Sílvia Maria Pimentão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Sílvia Maria Pimentão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação visual
Literacia
Comunicação visual
Artes visuais
Desenvolvimento humano
Tecnologia da educação
topic Educação artística
Educação visual
Literacia
Comunicação visual
Artes visuais
Desenvolvimento humano
Tecnologia da educação
description A relação entre a existência de uma atitude interventiva e a premissa do aprender a olhar e saber fazer, abre caminho ao objeto de estudo desta investigação. Tendo em conta o processo de literacia, como desenvolvimento integral do ser humano, as novas tecnologias da comunicação, utilizadas como ferramentas didáticas, e a conjuntura atual da Educação Artística, procura-se contextualizar e estruturar um caminho conceptual através da reflexão sobre a pertinência das intervenções, no âmbito da Educação Visual. Para a promoção e construção desta atitude será desenvolvido um projeto com uma turma do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, e aplicado o método de resolução de problemas através do questionamento constante das soluções apresentadas ao longo da unidade de trabalho a desenvolver, com o propósito de motivar e despertar o espírito crítico e criativo dos alunos. Pretende-se que os resultados obtidos reflitam a compreensão da importância e transversalidade da disciplina que ultrapassa a dimensão pragmática de simples exercícios, sem qualquer intencionalidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-07-20T11:10:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14452
TID:201593939
url http://hdl.handle.net/10773/14452
identifier_str_mv TID:201593939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137550900658176