Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1588 |
Resumo: | O presente relatório de estágio é o resultado de uma investigação denominada “Indisciplina - estratégias de (re)solução” e a respetiva aplicação, dos métodos recolhidos, numa turma com estas caraterísticas. O relatório divide-se em duas partes distintas: a primeira dedica-se à investigação, com recurso a fontes bibliográficas variadas e a segunda contém a descrição da prática pedagógica supervisionada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. O tema de investigação está diretamente relacionado com a prática desenvolvida em estágio. Este surgiu com a atribuição de uma turma de 9ºano que detém comportamentos indisciplinados e para a qual não existiam respostas efetivas de resolução. O ponto central da pesquisa é exatamente a procura de soluções e correção de comportamentos com recurso a um vasto conjunto de estratégias. Em relação à prática pedagógica foram realizadas variadíssimas atividades dentro da comunidade escolar que serão retratadas individualmente, tal como, a evolução e resultados da turma durante o ano letivo. Ambas as componentes, prática e teórica, deste relatório são acompanhadas de um enquadramento prévio, dividido em duas partes: a primeira possui informações relevantes diretamente relacionadas com a investigação e a segunda engloba aspetos relacionados com a prática pedagógica. O presente relatório descreverá toda a prática letiva desenvolvida durante o ano letivo 2012/2013 supervisionada pelo professor João Paulo Trigueiros, tal como todas as reflexões e aprendizagens obtidas neste percurso. |
id |
RCAP_f1349774cd555841047ef88f1fb10cd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1588 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)soluçãoPrática de ensino supervisionadaArtes visuais - Ensino - Estágio pedagógicoArtes visuais - Prática de ensino supervisionadoEducação visualEducação artísticaO presente relatório de estágio é o resultado de uma investigação denominada “Indisciplina - estratégias de (re)solução” e a respetiva aplicação, dos métodos recolhidos, numa turma com estas caraterísticas. O relatório divide-se em duas partes distintas: a primeira dedica-se à investigação, com recurso a fontes bibliográficas variadas e a segunda contém a descrição da prática pedagógica supervisionada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. O tema de investigação está diretamente relacionado com a prática desenvolvida em estágio. Este surgiu com a atribuição de uma turma de 9ºano que detém comportamentos indisciplinados e para a qual não existiam respostas efetivas de resolução. O ponto central da pesquisa é exatamente a procura de soluções e correção de comportamentos com recurso a um vasto conjunto de estratégias. Em relação à prática pedagógica foram realizadas variadíssimas atividades dentro da comunidade escolar que serão retratadas individualmente, tal como, a evolução e resultados da turma durante o ano letivo. Ambas as componentes, prática e teórica, deste relatório são acompanhadas de um enquadramento prévio, dividido em duas partes: a primeira possui informações relevantes diretamente relacionadas com a investigação e a segunda engloba aspetos relacionados com a prática pedagógica. O presente relatório descreverá toda a prática letiva desenvolvida durante o ano letivo 2012/2013 supervisionada pelo professor João Paulo Trigueiros, tal como todas as reflexões e aprendizagens obtidas neste percurso.This internship report is the result of an investigation called "Indiscipline - strategies (re) solution" and their application methods collected in a class with these characteristics. The report is divided into two distinct parts: the first deals is a research using only various literature sources and the second contains the description of supervised teaching practice at School Quinta das Palmeiras, in Covilhã. The research topic is directly related to the practice developed stage. This came with the award of a class of 9th grade who holds unruly behavior and for which there were no responses effective resolution. The focus of research is precisely the search for solutions and correcting behaviors using a wide range of strategies. In relation to teaching practice were conducted extensive range of activities within the school community to be portrayed individually, such as the progress and results of the class during the school year. Both components, theoretical and practical, this report is accompanied by a prior framework, divided into two parts: the first has relevant information directly related to the investigation and the second encompasses aspects related to teaching practice. This report will describe the whole teaching practice developed during the school year 2012/2013 supervised by Professor João Paulo Trigueiros as all reflections and learnings obtained in this way.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraTrigueiros, João Paulo Forjaz PachecouBibliorumSilva, Vera Lúcia Francisco2014-02-04T11:18:14Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:23.310698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução Prática de ensino supervisionada |
title |
Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução |
spellingShingle |
Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução Silva, Vera Lúcia Francisco Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Educação visual Educação artística |
title_short |
Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução |
title_full |
Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução |
title_fullStr |
Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução |
title_full_unstemmed |
Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução |
title_sort |
Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução |
author |
Silva, Vera Lúcia Francisco |
author_facet |
Silva, Vera Lúcia Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira Trigueiros, João Paulo Forjaz Pacheco uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vera Lúcia Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Educação visual Educação artística |
topic |
Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico Artes visuais - Prática de ensino supervisionado Educação visual Educação artística |
description |
O presente relatório de estágio é o resultado de uma investigação denominada “Indisciplina - estratégias de (re)solução” e a respetiva aplicação, dos métodos recolhidos, numa turma com estas caraterísticas. O relatório divide-se em duas partes distintas: a primeira dedica-se à investigação, com recurso a fontes bibliográficas variadas e a segunda contém a descrição da prática pedagógica supervisionada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. O tema de investigação está diretamente relacionado com a prática desenvolvida em estágio. Este surgiu com a atribuição de uma turma de 9ºano que detém comportamentos indisciplinados e para a qual não existiam respostas efetivas de resolução. O ponto central da pesquisa é exatamente a procura de soluções e correção de comportamentos com recurso a um vasto conjunto de estratégias. Em relação à prática pedagógica foram realizadas variadíssimas atividades dentro da comunidade escolar que serão retratadas individualmente, tal como, a evolução e resultados da turma durante o ano letivo. Ambas as componentes, prática e teórica, deste relatório são acompanhadas de um enquadramento prévio, dividido em duas partes: a primeira possui informações relevantes diretamente relacionadas com a investigação e a segunda engloba aspetos relacionados com a prática pedagógica. O presente relatório descreverá toda a prática letiva desenvolvida durante o ano letivo 2012/2013 supervisionada pelo professor João Paulo Trigueiros, tal como todas as reflexões e aprendizagens obtidas neste percurso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2014-02-04T11:18:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1588 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136333145309184 |