Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vera Lúcia Francisco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1588
Resumo: O presente relatório de estágio é o resultado de uma investigação denominada “Indisciplina - estratégias de (re)solução” e a respetiva aplicação, dos métodos recolhidos, numa turma com estas caraterísticas. O relatório divide-se em duas partes distintas: a primeira dedica-se à investigação, com recurso a fontes bibliográficas variadas e a segunda contém a descrição da prática pedagógica supervisionada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. O tema de investigação está diretamente relacionado com a prática desenvolvida em estágio. Este surgiu com a atribuição de uma turma de 9ºano que detém comportamentos indisciplinados e para a qual não existiam respostas efetivas de resolução. O ponto central da pesquisa é exatamente a procura de soluções e correção de comportamentos com recurso a um vasto conjunto de estratégias. Em relação à prática pedagógica foram realizadas variadíssimas atividades dentro da comunidade escolar que serão retratadas individualmente, tal como, a evolução e resultados da turma durante o ano letivo. Ambas as componentes, prática e teórica, deste relatório são acompanhadas de um enquadramento prévio, dividido em duas partes: a primeira possui informações relevantes diretamente relacionadas com a investigação e a segunda engloba aspetos relacionados com a prática pedagógica. O presente relatório descreverá toda a prática letiva desenvolvida durante o ano letivo 2012/2013 supervisionada pelo professor João Paulo Trigueiros, tal como todas as reflexões e aprendizagens obtidas neste percurso.
id RCAP_f1349774cd555841047ef88f1fb10cd9
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)soluçãoPrática de ensino supervisionadaArtes visuais - Ensino - Estágio pedagógicoArtes visuais - Prática de ensino supervisionadoEducação visualEducação artísticaO presente relatório de estágio é o resultado de uma investigação denominada “Indisciplina - estratégias de (re)solução” e a respetiva aplicação, dos métodos recolhidos, numa turma com estas caraterísticas. O relatório divide-se em duas partes distintas: a primeira dedica-se à investigação, com recurso a fontes bibliográficas variadas e a segunda contém a descrição da prática pedagógica supervisionada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. O tema de investigação está diretamente relacionado com a prática desenvolvida em estágio. Este surgiu com a atribuição de uma turma de 9ºano que detém comportamentos indisciplinados e para a qual não existiam respostas efetivas de resolução. O ponto central da pesquisa é exatamente a procura de soluções e correção de comportamentos com recurso a um vasto conjunto de estratégias. Em relação à prática pedagógica foram realizadas variadíssimas atividades dentro da comunidade escolar que serão retratadas individualmente, tal como, a evolução e resultados da turma durante o ano letivo. Ambas as componentes, prática e teórica, deste relatório são acompanhadas de um enquadramento prévio, dividido em duas partes: a primeira possui informações relevantes diretamente relacionadas com a investigação e a segunda engloba aspetos relacionados com a prática pedagógica. O presente relatório descreverá toda a prática letiva desenvolvida durante o ano letivo 2012/2013 supervisionada pelo professor João Paulo Trigueiros, tal como todas as reflexões e aprendizagens obtidas neste percurso.This internship report is the result of an investigation called "Indiscipline - strategies (re) solution" and their application methods collected in a class with these characteristics. The report is divided into two distinct parts: the first deals is a research using only various literature sources and the second contains the description of supervised teaching practice at School Quinta das Palmeiras, in Covilhã. The research topic is directly related to the practice developed stage. This came with the award of a class of 9th grade who holds unruly behavior and for which there were no responses effective resolution. The focus of research is precisely the search for solutions and correcting behaviors using a wide range of strategies. In relation to teaching practice were conducted extensive range of activities within the school community to be portrayed individually, such as the progress and results of the class during the school year. Both components, theoretical and practical, this report is accompanied by a prior framework, divided into two parts: the first has relevant information directly related to the investigation and the second encompasses aspects related to teaching practice. This report will describe the whole teaching practice developed during the school year 2012/2013 supervised by Professor João Paulo Trigueiros as all reflections and learnings obtained in this way.Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraTrigueiros, João Paulo Forjaz PachecouBibliorumSilva, Vera Lúcia Francisco2014-02-04T11:18:14Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:23.310698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução
Prática de ensino supervisionada
title Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução
spellingShingle Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução
Silva, Vera Lúcia Francisco
Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionado
Educação visual
Educação artística
title_short Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução
title_full Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução
title_fullStr Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução
title_full_unstemmed Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução
title_sort Educação Visual, 9º ano: indisciplina - estratégias de (re)solução
author Silva, Vera Lúcia Francisco
author_facet Silva, Vera Lúcia Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
Trigueiros, João Paulo Forjaz Pacheco
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vera Lúcia Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionado
Educação visual
Educação artística
topic Artes visuais - Ensino - Estágio pedagógico
Artes visuais - Prática de ensino supervisionado
Educação visual
Educação artística
description O presente relatório de estágio é o resultado de uma investigação denominada “Indisciplina - estratégias de (re)solução” e a respetiva aplicação, dos métodos recolhidos, numa turma com estas caraterísticas. O relatório divide-se em duas partes distintas: a primeira dedica-se à investigação, com recurso a fontes bibliográficas variadas e a segunda contém a descrição da prática pedagógica supervisionada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. O tema de investigação está diretamente relacionado com a prática desenvolvida em estágio. Este surgiu com a atribuição de uma turma de 9ºano que detém comportamentos indisciplinados e para a qual não existiam respostas efetivas de resolução. O ponto central da pesquisa é exatamente a procura de soluções e correção de comportamentos com recurso a um vasto conjunto de estratégias. Em relação à prática pedagógica foram realizadas variadíssimas atividades dentro da comunidade escolar que serão retratadas individualmente, tal como, a evolução e resultados da turma durante o ano letivo. Ambas as componentes, prática e teórica, deste relatório são acompanhadas de um enquadramento prévio, dividido em duas partes: a primeira possui informações relevantes diretamente relacionadas com a investigação e a segunda engloba aspetos relacionados com a prática pedagógica. O presente relatório descreverá toda a prática letiva desenvolvida durante o ano letivo 2012/2013 supervisionada pelo professor João Paulo Trigueiros, tal como todas as reflexões e aprendizagens obtidas neste percurso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2014-02-04T11:18:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1588
url http://hdl.handle.net/10400.6/1588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136333145309184