Interacção educativa em situação de conflito: Representações mobilizadas pelo professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carita, Ana
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2995
Resumo: Apresenta-se sinteticamente as conclusões de uma investigação realizada no campo da relação pedagógica. Identifica-se o quadro teórico de referência - teoria das representações sociais - e discute-se a pertinência e significado do estudo. A investigação centra-se na posição do professor (de alunos do 3P ciclo de escolaridade), e dirige-se a exploração das suas representações do aluno e do conflito professor-aluno, enquanto factores cognitivos esclarecedores da relação educativa. Tendo os discursos sido recolhidos junto de professores em início de carreira e meio de carreira, procede- se a análise comparativa das suas representações e analisam-se os dados i luz das suas potenciais implicações na dinâmica das representações e da relação educativa. Termina-se aludindo as representações sociais como elemento do currículo oculto da Escola e discute-se a essa luz, algumas questões decorrentes dos resultados encontrados.
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