Interacção educativa em situação de conflito: Representações mobilizadas pelo professor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2995 |
Resumo: | Apresenta-se sinteticamente as conclusões de uma investigação realizada no campo da relação pedagógica. Identifica-se o quadro teórico de referência - teoria das representações sociais - e discute-se a pertinência e significado do estudo. A investigação centra-se na posição do professor (de alunos do 3P ciclo de escolaridade), e dirige-se a exploração das suas representações do aluno e do conflito professor-aluno, enquanto factores cognitivos esclarecedores da relação educativa. Tendo os discursos sido recolhidos junto de professores em início de carreira e meio de carreira, procede- se a análise comparativa das suas representações e analisam-se os dados i luz das suas potenciais implicações na dinâmica das representações e da relação educativa. Termina-se aludindo as representações sociais como elemento do currículo oculto da Escola e discute-se a essa luz, algumas questões decorrentes dos resultados encontrados. |
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Interacção educativa em situação de conflito: Representações mobilizadas pelo professorApresenta-se sinteticamente as conclusões de uma investigação realizada no campo da relação pedagógica. Identifica-se o quadro teórico de referência - teoria das representações sociais - e discute-se a pertinência e significado do estudo. A investigação centra-se na posição do professor (de alunos do 3P ciclo de escolaridade), e dirige-se a exploração das suas representações do aluno e do conflito professor-aluno, enquanto factores cognitivos esclarecedores da relação educativa. Tendo os discursos sido recolhidos junto de professores em início de carreira e meio de carreira, procede- se a análise comparativa das suas representações e analisam-se os dados i luz das suas potenciais implicações na dinâmica das representações e da relação educativa. Termina-se aludindo as representações sociais como elemento do currículo oculto da Escola e discute-se a essa luz, algumas questões decorrentes dos resultados encontrados.ABSTRACT: This study presents a summary of the main conclusions of research carried out in the area of teacher- -pupil relations. The theoretical framework is social role theory and both the relevance and significance of the study are questioned. The research focuses on the position of the teacher (of secondary school pupils aged 12 to 14) and explores the roles of the pupil and of teacher-pupil conflict, as cognitive factors which throw light on the educational relationship. Based on the discourses of teachers at the beginning and in the middle of their careers, a comparative analysis of their social role is made and the data is analysed in the light of its potential implications for the dynamics of social roles and of the educational relationship. The study ends with allusions to social roles as a part of the school’s hidden curriculum and a number of questions raised by the results are analysed in this light.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACarita, Ana2014-07-16T17:03:42Z1993-01-01T00:00:00Z1993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2995porAnálise Psicológica, 11, 335-3420870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:55.440387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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