Mar em cerâmica em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilaça, Catarina Maria da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2213
Resumo: O ser humano sente e sempre sentirá uma falta instintiva de aumentar o seu conhecimento sobre tudo o que o envolve. Assim, através da análise, investigação e reflexão de um concreto acontecimento que faz com que este se desenvolva. É importante que o corpo docente aproxime as crianças do conteúdo curricular intercalando com os seus quotidianos. Assim, através de uma análise cuidada e apurada das crianças e dos contextos que construiu um projeto de intervenção pedagógica, para os contextos de creche e de jardim de infância, com os objetivos de reorganizar o subdomínio das artes visuais, desenvolver atividades que envolvam a modelação e de dinamizar o subdomínio através de atividades de experimentação e fruição. A concretização dos objetivos traçados envolveu a participação ativa das crianças nas atividades que foram surgindo ao longo da intervenção pedagógica, bem como na reorganização do subdomínio das artes visuais e atividades plásticas através da etiquetagem e disposição dos materiais. Sustentada na abordagem da metodologia de trabalho de projeto, esta intervenção pedagógica teve em especial atenção as necessidades e interesses dos grupos de crianças envolvidos. Por meio de uma análise foi possível observar que o trabalho de projeto contribuiu para o desenvolvimento a nível psico-motor, cognitivo, comunicativo e afetivo nas diversas áreas da educação.
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