"Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Carina Isabel Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2231
Resumo: No âmbito da Unidades Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, foi desenvolvido o trabalho de projeto intitulado “Modelar´te”, com um grupo de 14 crianças da faixa etária entre os três e quatro anos, de um jardim-de-infância (JI) situado numa freguesia de Viana do Castelo. Surgiu com o intuito de explorar o subdomínio das Artes Visuais focado principalmente em promover atividades diversificadas de modelagem para responder às necessidades e interesses das crianças tendo por base as observações efetuadas desde o início da PES II. Assim partindo dos interesses das crianças pela área da modelagem, o projeto procurou consequentemente justificar e consolidar a mais-valia desta técnica para o desenvolvimento motor, plástico, sensorial e pessoal das crianças. Foram traçadas questões de investigação, que nortearam o seu desenvolvimento nomeadamente: - Qual a importância em diversificar os materiais moldáveis em contexto pré-escolar? - Quais os contributos da modelagem, em barro no desenvolvimento das crianças em EPE? Com recurso à Metodologia de Trabalho de Projeto, utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados, que permitiram o levantamento diversificado de fontes, que vieram a facilitar a análise, interpretação e avaliação com pormenor, nomeadamente: a observação participante, registos fotográficos, notas de campo e questionário aos Encarregados de Educação (Enc. Educação). Podemos concluir que a implementação deste projeto, com recurso à diversidade de materiais moldáveis, proporcionou o desenvolvimento de competências motoras, expressivas e comunicativas bem como o aumento dos índices motivacionais das crianças para as atividades implementadas.
id RCAP_67b829089b2de0625e88186ecac0a1a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2231
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"Educação pré-escolarArtes visuaisModelagemBarroTécnica da impressãoPreschool educationVisual artsModelingClayStamping techniqueNo âmbito da Unidades Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, foi desenvolvido o trabalho de projeto intitulado “Modelar´te”, com um grupo de 14 crianças da faixa etária entre os três e quatro anos, de um jardim-de-infância (JI) situado numa freguesia de Viana do Castelo. Surgiu com o intuito de explorar o subdomínio das Artes Visuais focado principalmente em promover atividades diversificadas de modelagem para responder às necessidades e interesses das crianças tendo por base as observações efetuadas desde o início da PES II. Assim partindo dos interesses das crianças pela área da modelagem, o projeto procurou consequentemente justificar e consolidar a mais-valia desta técnica para o desenvolvimento motor, plástico, sensorial e pessoal das crianças. Foram traçadas questões de investigação, que nortearam o seu desenvolvimento nomeadamente: - Qual a importância em diversificar os materiais moldáveis em contexto pré-escolar? - Quais os contributos da modelagem, em barro no desenvolvimento das crianças em EPE? Com recurso à Metodologia de Trabalho de Projeto, utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados, que permitiram o levantamento diversificado de fontes, que vieram a facilitar a análise, interpretação e avaliação com pormenor, nomeadamente: a observação participante, registos fotográficos, notas de campo e questionário aos Encarregados de Educação (Enc. Educação). Podemos concluir que a implementação deste projeto, com recurso à diversidade de materiais moldáveis, proporcionou o desenvolvimento de competências motoras, expressivas e comunicativas bem como o aumento dos índices motivacionais das crianças para as atividades implementadas.Within the scope of the Curricular Units of Supervised Teaching Practice II (PES II), of the Master Course in Pre-School Education (EPE) of the School of Education of Viana do Castelo, the project work entitled "Modelar'te" , with a group of 14 children aged three and four, from a kindergarten (JI) located in a parish of Viana do Castelo. It arose with the intention of exploring the subdomain of the Visual Arts focused mainly on promoting diversified activities of modeling to respond to the needs and interests of the children based on the observations made since the beginning of the PES II. Thus, based on children's interests in the modeling area, the project sought to justify and consolidate the value of this technique for children's motor, plastic, sensory and personal development. Research questions were drawn up, which guided its development, namely: - How important is it to diversify moldable materials in a preschool context? - What are the contributions of clay modeling in pre-school education for the development of children? With the use of the Project Work Methodology, several data collection instruments were used, which allowed for the diversified collection of sources, which facilitated the analysis, interpretation and evaluation in detail, namely: participant observation, photographic records, field notes and a questionnaire to the parents. We can conclude that the implementation of this project, with the use of diversity of moldable materials, allowed the development of motor skills, expressive and communicative as well as the increase of the motivational indexes of the children for the implemented activities.2019-09-23T14:44:55Z2019-07-31T00:00:00Z2019-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2231TID:202284727porAbreu, Carina Isabel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:26Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:00.013850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"
title "Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"
spellingShingle "Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"
Abreu, Carina Isabel Pereira
Educação pré-escolar
Artes visuais
Modelagem
Barro
Técnica da impressão
Preschool education
Visual arts
Modeling
Clay
Stamping technique
title_short "Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"
title_full "Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"
title_fullStr "Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"
title_full_unstemmed "Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"
title_sort "Projeto Modelar´te: potencialidades da modelagem em educação pré-escolar"
author Abreu, Carina Isabel Pereira
author_facet Abreu, Carina Isabel Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Carina Isabel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Artes visuais
Modelagem
Barro
Técnica da impressão
Preschool education
Visual arts
Modeling
Clay
Stamping technique
topic Educação pré-escolar
Artes visuais
Modelagem
Barro
Técnica da impressão
Preschool education
Visual arts
Modeling
Clay
Stamping technique
description No âmbito da Unidades Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, foi desenvolvido o trabalho de projeto intitulado “Modelar´te”, com um grupo de 14 crianças da faixa etária entre os três e quatro anos, de um jardim-de-infância (JI) situado numa freguesia de Viana do Castelo. Surgiu com o intuito de explorar o subdomínio das Artes Visuais focado principalmente em promover atividades diversificadas de modelagem para responder às necessidades e interesses das crianças tendo por base as observações efetuadas desde o início da PES II. Assim partindo dos interesses das crianças pela área da modelagem, o projeto procurou consequentemente justificar e consolidar a mais-valia desta técnica para o desenvolvimento motor, plástico, sensorial e pessoal das crianças. Foram traçadas questões de investigação, que nortearam o seu desenvolvimento nomeadamente: - Qual a importância em diversificar os materiais moldáveis em contexto pré-escolar? - Quais os contributos da modelagem, em barro no desenvolvimento das crianças em EPE? Com recurso à Metodologia de Trabalho de Projeto, utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados, que permitiram o levantamento diversificado de fontes, que vieram a facilitar a análise, interpretação e avaliação com pormenor, nomeadamente: a observação participante, registos fotográficos, notas de campo e questionário aos Encarregados de Educação (Enc. Educação). Podemos concluir que a implementação deste projeto, com recurso à diversidade de materiais moldáveis, proporcionou o desenvolvimento de competências motoras, expressivas e comunicativas bem como o aumento dos índices motivacionais das crianças para as atividades implementadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-23T14:44:55Z
2019-07-31T00:00:00Z
2019-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2231
TID:202284727
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2231
identifier_str_mv TID:202284727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131525288034304