A perturbação do comportamento na adolescência e estratégias de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Daniela Filipa Coelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2536
Resumo: O tema escolhido para esta investigação, foca-se na Perturbação do Comportamento na adolescência e as estratégias de intervenção. A minha experiência a nível de estágio curricular, com esta patologia e o desconhecimento das estratégias de intervenção utilizadas, conduziu-me a este interesse por investigar mais sobre esta temática. Verifica-se que, cada vez mais tem sido relatado um aumento do diagnóstico da Perturbação do Comportamento, e como tal, surgiu a seguinte questão: quais as estratégias de intervenção que podem auxiliar na diminuição das consequências da Perturbação do Comportamento de um adolescente? A presente investigação desenvolveu-se com vista a uma melhor compreensão da Perturbação do Comportamento, na adolescência, bem como, das estratégias de intervenção a aplicar, por parte dos intervenientes, e consequentemente proporcionar reflexões de maior importância de modo a contribuírem para um processo de diminuição das manifestações da Perturbação do Comportamento no adolescente. Este estudo efetuou-se segundo a metodologia da investigação qualitativa, sendo a análise de conteúdo a técnica utilizada para a análise de dados recolhidos. Relativos à realização de duas entrevistas exploratórias e três grupos focais aplicados. A linha investigativa seguida, procurou efetuar uma revisão da literatura existente sobre a Perturbação do Comportamento, na adolescência. A diversa bibliografia consultada, permitiu identificar as principais características de comportamento, os critérios e medidas para o diagnóstico, as condicionantes biológicas, psicológica e sociais que parecem estar na origem do mesmo, bem como as principais estratégias de intervenção. Pode constatar-se que a formação a toda a comunidade educativa é indispensável, de modo a se esclarecer o conceito de Perturbação do Comportamento e os sintomas associados, para que assim, se poderem aplicar estratégias de intervenção eficazes e com vista a minorar as manifestações da Perturbação do Comportamento no adolescente. Palavras Chave: Adolescência, Estratégias de Intervenção e Perturbação do Comportamento.
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