A perturbação do comportamento na adolescência e estratégias de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2536 |
Resumo: | O tema escolhido para esta investigação, foca-se na Perturbação do Comportamento na adolescência e as estratégias de intervenção. A minha experiência a nível de estágio curricular, com esta patologia e o desconhecimento das estratégias de intervenção utilizadas, conduziu-me a este interesse por investigar mais sobre esta temática. Verifica-se que, cada vez mais tem sido relatado um aumento do diagnóstico da Perturbação do Comportamento, e como tal, surgiu a seguinte questão: quais as estratégias de intervenção que podem auxiliar na diminuição das consequências da Perturbação do Comportamento de um adolescente? A presente investigação desenvolveu-se com vista a uma melhor compreensão da Perturbação do Comportamento, na adolescência, bem como, das estratégias de intervenção a aplicar, por parte dos intervenientes, e consequentemente proporcionar reflexões de maior importância de modo a contribuírem para um processo de diminuição das manifestações da Perturbação do Comportamento no adolescente. Este estudo efetuou-se segundo a metodologia da investigação qualitativa, sendo a análise de conteúdo a técnica utilizada para a análise de dados recolhidos. Relativos à realização de duas entrevistas exploratórias e três grupos focais aplicados. A linha investigativa seguida, procurou efetuar uma revisão da literatura existente sobre a Perturbação do Comportamento, na adolescência. A diversa bibliografia consultada, permitiu identificar as principais características de comportamento, os critérios e medidas para o diagnóstico, as condicionantes biológicas, psicológica e sociais que parecem estar na origem do mesmo, bem como as principais estratégias de intervenção. Pode constatar-se que a formação a toda a comunidade educativa é indispensável, de modo a se esclarecer o conceito de Perturbação do Comportamento e os sintomas associados, para que assim, se poderem aplicar estratégias de intervenção eficazes e com vista a minorar as manifestações da Perturbação do Comportamento no adolescente. Palavras Chave: Adolescência, Estratégias de Intervenção e Perturbação do Comportamento. |
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A perturbação do comportamento na adolescência e estratégias de intervençãoAdolescência - Estratégias de IntervençãoAdolescência - Perturbação do ComportamentoO tema escolhido para esta investigação, foca-se na Perturbação do Comportamento na adolescência e as estratégias de intervenção. A minha experiência a nível de estágio curricular, com esta patologia e o desconhecimento das estratégias de intervenção utilizadas, conduziu-me a este interesse por investigar mais sobre esta temática. Verifica-se que, cada vez mais tem sido relatado um aumento do diagnóstico da Perturbação do Comportamento, e como tal, surgiu a seguinte questão: quais as estratégias de intervenção que podem auxiliar na diminuição das consequências da Perturbação do Comportamento de um adolescente? A presente investigação desenvolveu-se com vista a uma melhor compreensão da Perturbação do Comportamento, na adolescência, bem como, das estratégias de intervenção a aplicar, por parte dos intervenientes, e consequentemente proporcionar reflexões de maior importância de modo a contribuírem para um processo de diminuição das manifestações da Perturbação do Comportamento no adolescente. Este estudo efetuou-se segundo a metodologia da investigação qualitativa, sendo a análise de conteúdo a técnica utilizada para a análise de dados recolhidos. Relativos à realização de duas entrevistas exploratórias e três grupos focais aplicados. A linha investigativa seguida, procurou efetuar uma revisão da literatura existente sobre a Perturbação do Comportamento, na adolescência. A diversa bibliografia consultada, permitiu identificar as principais características de comportamento, os critérios e medidas para o diagnóstico, as condicionantes biológicas, psicológica e sociais que parecem estar na origem do mesmo, bem como as principais estratégias de intervenção. Pode constatar-se que a formação a toda a comunidade educativa é indispensável, de modo a se esclarecer o conceito de Perturbação do Comportamento e os sintomas associados, para que assim, se poderem aplicar estratégias de intervenção eficazes e com vista a minorar as manifestações da Perturbação do Comportamento no adolescente. Palavras Chave: Adolescência, Estratégias de Intervenção e Perturbação do Comportamento.The theme chosen for this research focuses on the Disruption of Behavior in adolescence and as an intervention strategy. My experience is a curricular internship, with this pathology and ignorance of the intervention strategies, led me to this interest to investigate more about this topic. Since, increasingly, an increase in the diagnosis of Behavioral Disorder has been reported surgically and then: to assess which as an intervention strategy that can help in reducing the consequences of the Behavior Disorder of an adolescent. A present invention has been developed with a view to a better understanding of Behavioral Disorder in adolescence as well as the intervention strategy by the participants and consequently the most important reflexes in order to contribute to a reduction process manifestations of Behavior Disorder in the adolescent. This study was carried out according to a methodology of the qualitative research, being an analysis of the content the technique used for an analysis of collected data. Concerning the accomplishment of two exploratory interviews and three focal groups applied. The research line followed, sought to review the existing literature on Behavioral Disorder in adolescence. The different bibliography consulted allowed us to identify the main behavioral characteristics, the criteria and measures for the diagnosis, the biological, psychological and social determinants that seem to be the origin of the same, as well as the main intervention strategies. It can be seen that training for the entire educational community is indispensable, in order to clarify the concept of Behavior Disorder and its associated symptoms, so that effective intervention strategies can be applied and the manifestations of Behavior disturbance in the adolescent. Key Words: Adolescence, Strategies for Intervention and Behavior Disorder.2017-11-22T10:43:16Z2017-11-20T00:00:00Z2017-11-202017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2536TID:201761130porMoreira, Daniela Filipa Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:08Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:19.521387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O tema escolhido para esta investigação, foca-se na Perturbação do Comportamento na adolescência e as estratégias de intervenção. A minha experiência a nível de estágio curricular, com esta patologia e o desconhecimento das estratégias de intervenção utilizadas, conduziu-me a este interesse por investigar mais sobre esta temática. Verifica-se que, cada vez mais tem sido relatado um aumento do diagnóstico da Perturbação do Comportamento, e como tal, surgiu a seguinte questão: quais as estratégias de intervenção que podem auxiliar na diminuição das consequências da Perturbação do Comportamento de um adolescente? A presente investigação desenvolveu-se com vista a uma melhor compreensão da Perturbação do Comportamento, na adolescência, bem como, das estratégias de intervenção a aplicar, por parte dos intervenientes, e consequentemente proporcionar reflexões de maior importância de modo a contribuírem para um processo de diminuição das manifestações da Perturbação do Comportamento no adolescente. Este estudo efetuou-se segundo a metodologia da investigação qualitativa, sendo a análise de conteúdo a técnica utilizada para a análise de dados recolhidos. Relativos à realização de duas entrevistas exploratórias e três grupos focais aplicados. A linha investigativa seguida, procurou efetuar uma revisão da literatura existente sobre a Perturbação do Comportamento, na adolescência. A diversa bibliografia consultada, permitiu identificar as principais características de comportamento, os critérios e medidas para o diagnóstico, as condicionantes biológicas, psicológica e sociais que parecem estar na origem do mesmo, bem como as principais estratégias de intervenção. Pode constatar-se que a formação a toda a comunidade educativa é indispensável, de modo a se esclarecer o conceito de Perturbação do Comportamento e os sintomas associados, para que assim, se poderem aplicar estratégias de intervenção eficazes e com vista a minorar as manifestações da Perturbação do Comportamento no adolescente. Palavras Chave: Adolescência, Estratégias de Intervenção e Perturbação do Comportamento. |
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