Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8299 |
Resumo: | Este relatório, de natureza biográfica, tem como principal objetivo compreender como se podem estreitar as relações entre a família e o Jardim de Infância, recorrendo ao modelo curricular da metodologia de trabalho por projetos, como estratégia de ação. Por outro lado, por ser um relatório de natureza biográfica, importa referir que o mesmo se centra no relato da minha experiência profissional como educadora de infância, destacando um momento específico da minha carreira, no qual tive a possibilidade de desenvolver um projeto de ação com um grupo de crianças. O projeto de ação que dá o mote para a realização deste relatório aconteceu no ano letivo de 2010/2011, com um grupo de crianças de cinco anos e intitula-se “Os Dinossauros”. Com a realização deste relatório, procuro refletir sobre as possibilidades dinamizadoras da metodologia de trabalho por projetos, nomeadamente no envolvimento parental no Jardim de Infância. É ainda minha intenção mostrar que o envolvimento parental no Jardim de Infância pode potenciar o desenvolvimento da motivação intrínseca das crianças, aumentando assim o seu desempenho escolar. |
id |
RCAP_be2a0d18b4a7a23ce9eb098ceb0d9926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8299 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizadorEducação pré-escolarDesenvolvimento pessoalDesenvolvimento profissionalMétodos de ensinoEnvolvimento parentalAprendizagemPredisposiçãoEste relatório, de natureza biográfica, tem como principal objetivo compreender como se podem estreitar as relações entre a família e o Jardim de Infância, recorrendo ao modelo curricular da metodologia de trabalho por projetos, como estratégia de ação. Por outro lado, por ser um relatório de natureza biográfica, importa referir que o mesmo se centra no relato da minha experiência profissional como educadora de infância, destacando um momento específico da minha carreira, no qual tive a possibilidade de desenvolver um projeto de ação com um grupo de crianças. O projeto de ação que dá o mote para a realização deste relatório aconteceu no ano letivo de 2010/2011, com um grupo de crianças de cinco anos e intitula-se “Os Dinossauros”. Com a realização deste relatório, procuro refletir sobre as possibilidades dinamizadoras da metodologia de trabalho por projetos, nomeadamente no envolvimento parental no Jardim de Infância. É ainda minha intenção mostrar que o envolvimento parental no Jardim de Infância pode potenciar o desenvolvimento da motivação intrínseca das crianças, aumentando assim o seu desempenho escolar.Gonçalves, José Alberto MendonçaSapientiaCarrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas2016-05-20T11:08:11Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:28:05Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:28:05Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador |
title |
Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador |
spellingShingle |
Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador Carrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas Educação pré-escolar Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento profissional Métodos de ensino Envolvimento parental Aprendizagem Predisposição |
title_short |
Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador |
title_full |
Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador |
title_fullStr |
Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador |
title_full_unstemmed |
Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador |
title_sort |
Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador |
author |
Carrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas |
author_facet |
Carrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, José Alberto Mendonça Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento profissional Métodos de ensino Envolvimento parental Aprendizagem Predisposição |
topic |
Educação pré-escolar Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento profissional Métodos de ensino Envolvimento parental Aprendizagem Predisposição |
description |
Este relatório, de natureza biográfica, tem como principal objetivo compreender como se podem estreitar as relações entre a família e o Jardim de Infância, recorrendo ao modelo curricular da metodologia de trabalho por projetos, como estratégia de ação. Por outro lado, por ser um relatório de natureza biográfica, importa referir que o mesmo se centra no relato da minha experiência profissional como educadora de infância, destacando um momento específico da minha carreira, no qual tive a possibilidade de desenvolver um projeto de ação com um grupo de crianças. O projeto de ação que dá o mote para a realização deste relatório aconteceu no ano letivo de 2010/2011, com um grupo de crianças de cinco anos e intitula-se “Os Dinossauros”. Com a realização deste relatório, procuro refletir sobre as possibilidades dinamizadoras da metodologia de trabalho por projetos, nomeadamente no envolvimento parental no Jardim de Infância. É ainda minha intenção mostrar que o envolvimento parental no Jardim de Infância pode potenciar o desenvolvimento da motivação intrínseca das crianças, aumentando assim o seu desempenho escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-05-20T11:08:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8299 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549707670454272 |