Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8299
Resumo: Este relatório, de natureza biográfica, tem como principal objetivo compreender como se podem estreitar as relações entre a família e o Jardim de Infância, recorrendo ao modelo curricular da metodologia de trabalho por projetos, como estratégia de ação. Por outro lado, por ser um relatório de natureza biográfica, importa referir que o mesmo se centra no relato da minha experiência profissional como educadora de infância, destacando um momento específico da minha carreira, no qual tive a possibilidade de desenvolver um projeto de ação com um grupo de crianças. O projeto de ação que dá o mote para a realização deste relatório aconteceu no ano letivo de 2010/2011, com um grupo de crianças de cinco anos e intitula-se “Os Dinossauros”. Com a realização deste relatório, procuro refletir sobre as possibilidades dinamizadoras da metodologia de trabalho por projetos, nomeadamente no envolvimento parental no Jardim de Infância. É ainda minha intenção mostrar que o envolvimento parental no Jardim de Infância pode potenciar o desenvolvimento da motivação intrínseca das crianças, aumentando assim o seu desempenho escolar.
id RCAP_be2a0d18b4a7a23ce9eb098ceb0d9926
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizadorEducação pré-escolarDesenvolvimento pessoalDesenvolvimento profissionalMétodos de ensinoEnvolvimento parentalAprendizagemPredisposiçãoEste relatório, de natureza biográfica, tem como principal objetivo compreender como se podem estreitar as relações entre a família e o Jardim de Infância, recorrendo ao modelo curricular da metodologia de trabalho por projetos, como estratégia de ação. Por outro lado, por ser um relatório de natureza biográfica, importa referir que o mesmo se centra no relato da minha experiência profissional como educadora de infância, destacando um momento específico da minha carreira, no qual tive a possibilidade de desenvolver um projeto de ação com um grupo de crianças. O projeto de ação que dá o mote para a realização deste relatório aconteceu no ano letivo de 2010/2011, com um grupo de crianças de cinco anos e intitula-se “Os Dinossauros”. Com a realização deste relatório, procuro refletir sobre as possibilidades dinamizadoras da metodologia de trabalho por projetos, nomeadamente no envolvimento parental no Jardim de Infância. É ainda minha intenção mostrar que o envolvimento parental no Jardim de Infância pode potenciar o desenvolvimento da motivação intrínseca das crianças, aumentando assim o seu desempenho escolar.Gonçalves, José Alberto MendonçaSapientiaCarrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas2016-05-20T11:08:11Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:28:05Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:28:05Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador
title Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador
spellingShingle Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador
Carrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas
Educação pré-escolar
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
Métodos de ensino
Envolvimento parental
Aprendizagem
Predisposição
title_short Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador
title_full Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador
title_fullStr Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador
title_full_unstemmed Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador
title_sort Estabelecer laços entre as famílias e o jardim de infância: projecto dinamizador
author Carrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas
author_facet Carrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, José Alberto Mendonça
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrilho, Vera Alexandra Rodrigues Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
Métodos de ensino
Envolvimento parental
Aprendizagem
Predisposição
topic Educação pré-escolar
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento profissional
Métodos de ensino
Envolvimento parental
Aprendizagem
Predisposição
description Este relatório, de natureza biográfica, tem como principal objetivo compreender como se podem estreitar as relações entre a família e o Jardim de Infância, recorrendo ao modelo curricular da metodologia de trabalho por projetos, como estratégia de ação. Por outro lado, por ser um relatório de natureza biográfica, importa referir que o mesmo se centra no relato da minha experiência profissional como educadora de infância, destacando um momento específico da minha carreira, no qual tive a possibilidade de desenvolver um projeto de ação com um grupo de crianças. O projeto de ação que dá o mote para a realização deste relatório aconteceu no ano letivo de 2010/2011, com um grupo de crianças de cinco anos e intitula-se “Os Dinossauros”. Com a realização deste relatório, procuro refletir sobre as possibilidades dinamizadoras da metodologia de trabalho por projetos, nomeadamente no envolvimento parental no Jardim de Infância. É ainda minha intenção mostrar que o envolvimento parental no Jardim de Infância pode potenciar o desenvolvimento da motivação intrínseca das crianças, aumentando assim o seu desempenho escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-05-20T11:08:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8299
url http://hdl.handle.net/10400.1/8299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549707670454272